Destinos do Nordeste e Sudeste têm alta no carnaval
Destinos como Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte registraram alta
O setor de comércio e serviços foi um dos mais beneficiados com o carnaval de 2018, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Nos principais destinos turísticos, os números tiveram alta em relação ao ano anterior.
NORDESTE
No Ceará, o balanço final superou as previsões iniciais de R$ 380 milhões da Prefeitura de Fortaleza e a hotelaria fechou com taxa de ocupação em 93%, ante 81% ano passado. O índice superou a expectativa de 85%, de acordo com o presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros.
Já no Estado da Bahia, a prefeitura disse que no setor de alimentação, os bares situados no circuito turístico, que inclui o trecho entre Stella Maris e Pelourinho, tiveram aumento entre 30% a 40% no faturamento de janeiro até o carnaval deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
SUDESTE
Em relação ao Rio de Janeiro, os bares e restaurantes do centro histórico e da Lapa tiveram um incremento de 40% no fluxo turístico, segundo a Riotur. A capital recebeu cerca de 1.026 milhão de turistas, que foram responsáveis por gerar uma renda de, aproximadamente, R$ 3 bilhões. A cidade de São Paulo recebeu 8 milhões de foliões, maior público já registrado para o evento, de acordo com a prefeitura. Além do desfile tradicional no Anhembi, 510 blocos foram responsáveis pelo fluxo.
Em Belo Horizonte, 40 bares e restaurantes participaram do projeto Carnaval Gastrô, da Abrasel em Minas Gerais em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Belotur. A ação teve como objetivo promover um prato ou petisco que tivesse a identidade do feriado. “O aumento de vendas nas casas, que abriram no ano passado, em comparação a este ano, foi 20% maior”, explica o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues.
NORDESTE
No Ceará, o balanço final superou as previsões iniciais de R$ 380 milhões da Prefeitura de Fortaleza e a hotelaria fechou com taxa de ocupação em 93%, ante 81% ano passado. O índice superou a expectativa de 85%, de acordo com o presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros.
Já no Estado da Bahia, a prefeitura disse que no setor de alimentação, os bares situados no circuito turístico, que inclui o trecho entre Stella Maris e Pelourinho, tiveram aumento entre 30% a 40% no faturamento de janeiro até o carnaval deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
SUDESTE
Em relação ao Rio de Janeiro, os bares e restaurantes do centro histórico e da Lapa tiveram um incremento de 40% no fluxo turístico, segundo a Riotur. A capital recebeu cerca de 1.026 milhão de turistas, que foram responsáveis por gerar uma renda de, aproximadamente, R$ 3 bilhões. A cidade de São Paulo recebeu 8 milhões de foliões, maior público já registrado para o evento, de acordo com a prefeitura. Além do desfile tradicional no Anhembi, 510 blocos foram responsáveis pelo fluxo.
Em Belo Horizonte, 40 bares e restaurantes participaram do projeto Carnaval Gastrô, da Abrasel em Minas Gerais em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Belotur. A ação teve como objetivo promover um prato ou petisco que tivesse a identidade do feriado. “O aumento de vendas nas casas, que abriram no ano passado, em comparação a este ano, foi 20% maior”, explica o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues.
*Fonte: Abrasel