Beatrice Teizen   |   18/04/2025 09:30

Moedas latino-americanas ganham destaque no feriado da Páscoa; veja ranking

Travelex aponta que Peso Argentino foi moeda com maior variação de volume nas transações de câmbio

Getty Images/Javier Ghersi
Peso Argentino aparece em primeiro lugar no ranking da Travelex Confidence
Peso Argentino aparece em primeiro lugar no ranking da Travelex Confidence

Este feriado prolongado — de 18 a 21 de abril, entre a Sexta-feira Santa e o Dia de Tiradentes — vem aquecendo as viagens curtas ao Exterior. Com quatro dias consecutivos de folga, boa parte dos viajantes brasileiros buscam destinos sul-americanos pela proximidade, custo-benefício e diversidade de atrações.

Segundo levantamento realizado pela Travelex Confidence, na comparação entre os feriados de Páscoas de 2024 e 2025, o Peso Argentino (ARS) foi a moeda com maior variação de volume nas transações de câmbio, com alta de 56,1%. Na sequência, o Novo Sol Peruano (PEN) registrou crescimento de 29,8%. O ranking das moedas latino-americanas com aumento de demanda no período se completa com o Peso Chileno (CLP) e o Peso Colombiano (COP), que também apresentaram desempenho positivo, de 8,9% e 4,5% respectivamente.

Entretanto, a comparação com o mês anterior mostra uma mudança de comportamento: enquanto o interesse pelo Peso Argentino desacelera (-20,4%), a procura pelo Novo Sol Peruano avança de forma significativa, com aumento de 91% — um dado relevante, considerando que a moeda peruana tradicionalmente aparece em segundo plano nas buscas de câmbio.

Esse movimento pode indicar uma tendência para o período, com Peru e Chile se destacando como os destinos mais atrativos da América do Sul para o feriado prolongado da Páscoa.

“Para quem está planejando uma viagem internacional, o ideal é se antecipar na compra da moeda estrangeira, evitando surpresas com a flutuação do câmbio próximo à data do embarque. Também é importante optar pela moeda local do país de destino, já que o uso do dólar em locais onde ele não é a moeda oficial pode gerar custos extras com a conversão dupla", explica o diretor do grupo, Jorge Arbex.

Confira o levantamento completo na tabela abaixo, com a variação do volume operado (R$) das moedas latino-americanas, considerando a Páscoa de 2024 X 2025 e a variação de Abr-Mar de 2025 25 X Mar-Fev de 2025:

MoedaVariação (2024 X 2025)Variação (Abr-Mar'25 X Mar-Fev'25)
Peso Argentino (ARS)56,1%-20,4%
Novo Sol Peruano (PEN)29,8%91%
Peso Chileno (CLP)8,9%2,5%
Peso Colombiano (COP)4,5%-5,8%
Peso Mexicano (MXN)-6,8%-10,9%
Peso Uruguaio (UYU)-27,4%-18,4%

Fonte: Travelex Confidence

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados