Pesquisa inédita: experiência é o aspecto mais importante da viagem para 90% dos turistas
A TRVL Lab, em parceria com o Sebrae, lançou uma nova pesquisa no Palco do Fórum PANROTAS 2025

No Palco do Fórum PANROTAS 2025, a TRVL Lab, em parceria com o Sebrae, lançou uma nova pesquisa sobre Turismo de experiência. O estudo foi realizado com 902 brasileiros de todas as regiões do País. O grande destaque da pesquisa é que para 86% dos viajantes, as experiências são o aspecto mais importante em uma viagem.
"A gente quis entender como as experiências influenciam a decisão da viagem, para compreender o consumidor e saber como agir no Sebrae, trabalhando com o pequeno consumidor"
Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae Nacional
Dentre as experiências mais procuradas, estão:
- Passeio a pé pela cidade (62%)
- Passeio guiado de qualquer tipo (55%)
- Atrações naturais (46%)
- Pontos turísticos e monumentos (42%)
Os principais objetivos em procurar as experiências em uma viagem são:
- Vivenciar momentos de relaxamento (67%)
- Ver as maravilhas naturais (64%)
- Vivenciar uma aventura (58%)
Canais e a tomada de decisão

Sobre o canal de compra preferido para adquirir as experiências em uma viagem, destaca-se:
- Sites/apps de agências de viagens online
- 22% Whatsapp com o fornecedor de experiência
"O Whatsapp é um canal que funciona com muita fluidez porque o fornecedor de experiência pode ser um empreendimento muito familiar. Temos diferenças muito grandes na estrutura da entrega de experiência, e o Whatsapp acaba funcionando bem nestes casos"
Carolina Sass de Haro, co-fundadora e sócia diretora da Mapie e TRVL Lab
Além disso, Carolina explicou que a pesquisa aponta uma multicanalidade do consumidor. "Ele vai acessar o que for mais fácil para ele, e muitas compras são realizadas online", destacou.
- Sobre a escolha do canal, 58% escolhem pela facilidade de usar, 54% pela confiança no canal e 42% pela boa experiência anterior.
- Já sobre a tomada de decisão, 60,86% levam em conta a capacidade de reservar online, 41,95% a disponibilidade de descrição da atividade, e 40,92% a disponibilidade de fotos e vídeos profissionais.
Neste sentido, Carol destacou o componente visual da entrega como um fator muito importante na tomada de decisão.
Sustentabilidade

Carolina reforçou que ainda há uma distância entre o discurso e a prática, mas o discurso já se conecta com a sustentabilidade, conforme apontou a pesquisa:
- 66,67% dos entrevistados se sentem responsáveis com o uso dos espaços e cuidam do lixo que produzem
- 56% buscam conhecer as culturas e os hábitos do local que visitam
- 55% dos entrevistados se preocupam com a sustentabilidade ambiental do destino
Patrocinadores Fórum PANROTAS 2025
O Fórum PANROTAS 2025 conta com a aliança institucional da CNC SESC SENAC, apoio institucional da Embratur, Setur Alagoas e o patrocínio de AbavSP | Aviesp, Abreu, Accor, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, BeFly, BWH Hotels, BTG Pactual, Civitatis, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line, Disneyland Resort Califórnia, Walt Disney World Resort Flórida, Enjoy, Experience Kissimmee, EZLink, FundturMS, Gol AirFrance KLM, Grupo Bancorbrás, Grupo BRT, Grupo Cataratas, Grupo R1, Grupo Wish, GTA, HotelDO, Iberia British, Intercity, Kaluah, Latam Delta, Maringá Turismo, Mondiale, Movida, Omnibees, Orinter, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, SEMTUR Maceió, SunCoastUSA, Tes Cenografia, Tyller, Viaje Paraná e Visite São Paulo CVB.