Do Turismo urbano ao rural: as tendências de viagens para 2025, segundo a IMG
Viagens solo, viagens a negócios e viagens multigeracionais estão entre as tendências de 2025
A IMG (International Medical Group) divulgou os resultados de sua Pesquisa Anual de Perspectivas de Viagem, que reuniu mais de 1,5 mil respostas de clientes sobre seus planos de viagem para 2025.
A pesquisa revela que 96% dos entrevistados planejam viajar internacionalmente em 2025, sendo que 51% desses planejam fazer três ou mais viagens internacionais ao longo do ano. Quando questionados sobre planos de viagens dentro dos Estados Unidos neste ano, 85% dos entrevistados afirmaram ter pelo menos uma viagem doméstica planejada, enquanto 52% planejam viajar pelo país três ou mais vezes.
Com a grande maioria dos entrevistados planejando múltiplas viagens internacionais e domésticas, 29% pretendam gastar mais dinheiro com viagens em 2025 do que no ano anterior.
Veja outros destaques da pesquisa abaixo:
Viagens populares
Quando perguntados sobre os tipos de viagens que planejam fazer em 2025, as respostas mais populares foram:
- Turismo urbano (visitar uma grande cidade ou país) – 53% dos entrevistados
- Visitar familiares em outro país – 51% dos entrevistados
- Férias na praia – 42% dos entrevistados
- Turismo rural (explorar o interior, experiências na natureza) – 40% dos entrevistados
Outros tipos de viagem populares para 2025 incluem aventura/esportes (trilhas, esqui, golfe, etc.), férias em resorts, eventos de interesse especial e cruzeiros.
Tendências em alta
- As viagens solo continuam sendo uma forte tendência em 2025, com 48% dos entrevistados planejando fazer uma viagem sozinhos ao longo do ano. Segundo os resultados da pesquisa, os dois tipos de viagem mais populares entre viajantes solo são visitar familiares em outro país (57%) e turismo urbano (54%).
- As viagens a negócios também estão em ascensão. Em 2025, 57% de todos os entrevistados planejam viajar a trabalho, um aumento de 7% em relação a 2024. Entre esses viajantes, 59% disseram que provavelmente adicionarão um período de férias antes ou depois de pelo menos uma de suas viagens a negócios, um conceito conhecido como "bleisure travel" (mistura de negócios e lazer).
- As viagens multigeracionais também continuarão populares em 2025. Os resultados mostram que 34% das famílias têm uma viagem planejada, seja doméstica ou internacional, com múltiplas gerações (filhos, pais e avós, por exemplo).
Principais preocupações dos viajantes
Ano após ano, os resultados da pesquisa mostram que ficar doente ou sofrer um acidente durante a viagem continua sendo a principal preocupação dos viajantes, seguida pelo medo de cancelamento ou interrupção da viagem. Os entrevistados classificaram suas maiores preocupações para 2025 da seguinte forma:
- Ficar doente ou sofrer um acidente no destino
- Precisar cancelar a viagem antes da partida
- Problemas para chegar ou sair do destino
- Necessidade de interromper a viagem durante a estadia
Destinos mais procurados
Os destinos mais populares que os entrevistados planejam visitar em 2025 incluem:
- Canadá
- Itália
- México
- Japão
- França (de volta à lista pela primeira vez desde 2022).