Beatriz Contelli   |   27/02/2025 15:23
Atualizada em 27/02/2025 15:25

Como os consultores de viagens estão ajudando os viajantes brasileiros?

Expedia revela que esses profissionais são essenciais principalmente na escolha de hotéis, voos e passeios


Divulgação
Economia de tempo é o principal motivo pelo qual os brasileiros recorrem a consultores de viagens (62%)
Economia de tempo é o principal motivo pelo qual os brasileiros recorrem a consultores de viagens (62%)

O Grupo Expedia lançou o relatório Decoding the travel advisor client, que revela por que os viajantes brasileiros estão recorrendo aos consultores de viagens. O estudo apresenta tendências dos viajantes e estratégias para os consultores reterem clientes e impulsionarem o crescimento dos negócios.

As principais conclusões do relatório revelam:

  • Economia de tempo é o principal motivo pelo qual os brasileiros recorrem a consultores de viagens (62%);
  • A seleção de preços desempenha o maior papel na seleção de consultores para os brasileiros;
  • Os brasileiros dependem de consultores para mais do que reservas, com demanda acima da média por passeios e atividades, aluguel de carros e aluguel por temporada;
  • Mais da metade (67%) dos viajantes brasileiros mudaram de consultor de viagens nos últimos 5 anos (contra 62% em média);
Expedia

A pesquisa da Expedia também demonstra que as gerações mais jovens não só viajam mais, como também fazem viagens mais curtas. Nos últimos 12 meses, 20% dos viajantes da geração Z fizeram cinco ou mais viagens.

Para 66% das pessoas da geração Z e 61% dos millennials, a última viagem reservada com um consultor durou menos do que 1 semana. Já para 65% dos baby boomers, as viagens feitas com ajuda desses profissionais duraram mais do que 1 semana. Viajantes do México, da Índia, do Brasil e dos EUA também tendem a recorrer a consultores para reservar viagens mais curtas.

Para evitar que os viajantes troquem de consultores, a pesquisa sugere que os profissionais mantenham a comunicação aberta depois da viagem. A indicação é que os consultores peçam aos clientes que enviem comentários para saber em quais aspectos você cumpre as expectativas e o que precisa melhorar.

Expedia

O Decoding the travel advisor client afirma que é mais provável que viajantes entrem em contato com um consultor no início do processo de planejamento da viagem, mas a maioria pesquisa o destino antes de qualquer conversa. No entanto, 37% entram em contato com consultores de viagens logo no início, oferecendo a oportunidade para consultores sugerirem itinerários e influenciarem as decisões de destino mais cedo.

Seja quando for a contratação do consultor para o planejamento da viagem, os tipos de serviço e itens que as pessoas costumam pedir para esses profissionais reservarem variam muito:

Expedia

Dicas para consultores:

  1. Para se destacar na consultoria de viagens, entenda o que viajantes valorizam, como se comportam e o que buscam nas suas experiências.
  2. Uma maneira de proporcionar férias sem estresse aos seus clientes é recomendar opções com tudo incluído, que estão se popularizando cada vez mais, sobretudo entre viajantes mais jovens.
  3. Crie recomendações de atividades e passeios, selecionando opções para as necessidades específicas e o estilo de viagem dessas pessoas.
  4. Você também pode se destacar da concorrência atualizando a sua presença on-line para destacar a sua experiência e especialização.
  5. Ao apresentar opções de viagem aos seus clientes, seja transparente quanto à pesquisa que você fez, explicando a oferta e mencionando os preços que você encontrou em outros lugares.
  6. Crie um sistema automatizado para entrar em contato com quem estiver há 6 meses ou mais sem reservar com você.

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