Com festas de Réveillon, Brasil se aproxima de recorde histórico de turistas estrangeiros
País lidera ranking de aterrissagens internacionais na América do Sul entre 26 de dezembro e 1º de janeiro
O aumento no número de turistas internacionais em destinos brasileiros na virada de 2024 para 2025 deve impulsionar e garantir a quebra do recorde de visitantes do Exterior no Brasil, nos 12 meses deste ano. Para se ter uma ideia, o País lidera o ranking de aterrissagens internacionais na América do Sul entre 26 de dezembro e 1º de janeiro de 2025, com um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em segundo lugar, vem a Colômbia, com acréscimo de 17% e, em terceiro, a Argentina. Os dados constam em levantamento da Gerência de Inteligência da Embratur com informações da FowardKeys.
Até novembro deste ano, o Brasil recebeu 5,967 milhões de visitantes internacionais, 12,9% a mais do que o do mesmo período do ano passado e superior ao total de 2023, quando o País registrou a entrada de 5,908 milhões de visitantes. Para superar a marca histórica de 6.621.376 visitantes, de 2018, o Brasil terá que contabilizar um crescimento de 5,3% em relação aos 621.171 turistas registrados em dezembro do ano passado.
Com base nas aterrissagens internacionais previstas para o período de Réveillon (26 de dezembro a 1º de janeiro de 2025):
- O número de voos que virão do Chile cresce 142%, e o de argentinos, 103%;
- Já entre os portugueses, o aumento será de 39%, de 29% entre os franceses, 28% entre os espanhóis e 25% entre os alemães;
- O número de ingleses sobe 17% no intervalo em comparação com o período anterior, e o de estadunidenses, 11%.
Rio de Janeiro é Estado mais procurado para o Réveillon
- Por destinos, o Rio de Janeiro é o Estado mais procurado para o Réveillon, com crescimento de 55% em aterrissagens internacionais no período;
- Em segundo lugar, São Paulo receberá, entre o dia seguinte ao Natal e o primeiro dia de 2025, 18% a mais de chegadas, seguido por:
- Santa Catarina, que concentra o maior aumento percentual, de 219%;
- Bahia e Ceará, com aumentos respectivos de 64% e 58%;
- E Pernambuco e Rio Grande do Norte, com crescimentos de 54% e 36%.
Ações de promoção internacional da Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o Brasil teve um bom ano na chegada de turistas internacionais, com um crescimento que deixou o período de recuperação pós-pandemia de covid-19 para trás. “Só pra gente ter uma noção, de janeiro a novembro, já tínhamos ultrapassado o total de turistas estrangeiros recebidos no Brasil durante todo o ano de 2023. Com um mês de antecedência, nós chegamos a 5,967 milhões de visitantes internacionais, superando em 12,9% os 5,908 milhões recebidos no acumulado de 12 meses do ano passado”, destaca.
“Isso mostra que as ações de promoção internacional da Embratur estão surtindo efeito, e comprova que nossa estratégia focada em segmentação nos mercados internacionais tem dado muito resultado, como no Chile, Paraguai, França e Portugal. Temos realizado projetos inovadores para acelerar, cada vez mais, a expansão do setor turístico brasileiro. e esses dados que vimos, com 142% a mais de chilenos no Brasil na semana da virada, por exemplo, representa mais dinheiro na nossa economia, e mais desenvolvimento, emprego e renda para a população. Então, há muito para comemorar”, acrescenta Freixo.
Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI)
O Governo Federal, por meio dos ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPor), junto com a Embratur, irão lançar, em janeiro de 2025, a nova edição do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que convida companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil. Com um investimento total de R$ 63,6 milhões, a previsão é gerar ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano e atender a mais regiões, aumentando o fluxo turístico do país. A próxima rodada terá foco na região Nordeste.