Qual é o perfil do brasileiro que viaja de ônibus? Google e ClickBus revelam
Modal foi meio de transporte favorito para a maioria (74%) dos viajantes brasileiros nos últimos 12 meses
As buscas por Turismo tiveram alta de 35% entre 2019 e 2024. Nesse contexto, o ônibus foi o meio de transporte favorito para a maioria (74%) dos viajantes brasileiros nos últimos 12 meses. É o que mostra um recente estudo do Google encomendado à Offerwise e divulgado hoje (6) em evento da ClickBus em São Paulo.
De acordo com o levantamento, as principais preferências desses viajantes foram:
- Ônibus – 74%;
- Carro próprio – 44%;
- Avião – 32%;
- Carro alugado – 21%;
- Moto – 14%;
- Navio/barco – 5%.
Buscas por viagens de ônibus superam as de aéreo
Segundo informações divulgadas pela estrategic insides lead do Google, Natalia Gruber, no primeiro semestre deste ano, no comparado com o mesmo período de 2019, as buscas por viagens terrestres tiveram mais crescimento do que as aéreas:
- Buscas por aéreo cresceram 6% no período analisado;
- Buscas por viagens de ônibus, por sua vez, tiveram alta de 34%;
- Já as buscas por aluguel de carro cresceram 44%.
Interiorização do Turismo
Outro destaque da pesquisa do Google foi a tendência de interiorização do Turismo:
- 89% de todas as viagens realizadas no Brasil são para cidades do interior;
- De 2019 até 2023, houve alta de 146% nesse tipo de viagem, ainda que viagens para capitais (+126%) e destinos de praia (+125%) tenham tido aumentos significativos também.
"Na pandemia vimos um salto no número de pessoas que saíram dos grandes centros rumo a cidades do interior. Em 2023 essa tendência continuou, tendo aceleração ainda maior, e ela segue assim", comenta Natalia Gruber.
Perfil do viajante de ônibus
- Apesar de permear todas as faixas etárias e classes sociais, segundo o estudo, as viagens de ônibus são ainda mais frequentes entre as classes C e os jovens adultos;
- Além disso, para os trajetos de até 100 quilômetros, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023;
- E mesmo para quem acaba optando por outro meio de transporte, o ônibus sempre é considerado. De acordo com a pesquisa do Google, antes de decidir por viajar de carro próprio, 81% dos entrevistados pensavam em ir de ônibus; o mesmo aconteceu com 75% dos que acabaram alugando carros e 58% dos que viajaram de avião. "Quem buscou aluguel de carro também procurou por ônibus, ou seja, o ônibus sempre faz parte da jornada, mesmo que não seja o escolhido", complementa Natalia.
Velocidade é mais relevante do que custo
- Segundo o levantamento do Google, ainda que tenha considerado ir de ônibus, o viajante acabou priorizando outro modal de transporte pelo desejo de chegar logo ao seu destino final. Ou seja, a velocidade acaba falando mais alto do que o custo;
- Na jornada de consideração, o ônibus se aproxima de outros meios terrestres, principalmente do carro próprio.
Daiane Dunka, head da Indústria de Varejo no Google Brasil, destaca: “O ônibus está se consolidando cada vez mais como uma alternativa sólida para as viagens dos brasileiros, especialmente em situações onde a velocidade do transporte aéreo não é uma prioridade”.
Quais são os principais objetivos das viagens de ônibus?
- 32% das pessoas viajam para visitar familiares;
- 27% fazem viagens curtas;
- 22% fazem viagens de férias;
- 15% fazem viagens funcionais;
- 3% viajam por outros motivos.
Viajantes de ônibus têm alto interesse em pacotes com hospedagem
- Cerca de 81% dos viajantes de ônibus manifestaram ter interesse em obter descontos em hospedagem ao comprar a passagem de ônibus no mesmo site;
- 83%, por sua vez, demonstram interesse em pacotes com condições especiais para compra de passagem de ônibus com hospedagem;
- 50% de quem escolhe ônibus pagam por hospedagem nessas viagens.
Como os brasileiros planejam viajar nos próximos 12 meses?
- 75% dos respondentes disseram que pretendem viajar de ônibus;
- 46%, por sua vez, querem viajar de avião;
- 40% viajarão com carro próprio;
- 20% viajarão com carro alugado;
- 10% irão de moto;
- 8% preferem barco/navio;
- 5% não viajarão.
O plano de viajar de avião nem sempre é realizado, abrindo espaço para opções terrestres. Isso pode ser observado no aumento da intenção de viajar de avião (46%) versus o comportamento presente (32% viajaram de avião nos últimos 12 meses)
“Com um crescimento expressivo nas buscas e na preferência dos viajantes, o ônibus se consolida como o 'coringa' do Turismo brasileiro, oferecendo uma alternativa viável, econômica e acessível. Seja para viagens de lazer, negócios ou para explorar qualquer parte do Brasil, o ônibus se mantém como uma das melhores escolhas para quem deseja viajar com conforto e segurança, sem abrir mão da flexibilidade", afirma Daiane Dunka.
Viajante de ônibus é fiel
- O estudo também revelou que cerca de metade (49%) dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio;
- Além disso, 45% dos adultos jovens viajam de ônibus pelo menos quatro vezes ao ano;
- A classe AB também demonstra uma alta frequência de viagens de ônibus, com mais de 60% utilizando o transporte para viajar no mínimo quatro vezes ao ano.
Antecedência de compra de viagens de ônibus é baixa
Mais da metade (61%) dos viajantes brasileiros declarou comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa (13%) comprando no próprio dia, destacando a comodidade de encontrar passagens disponíveis a qualquer momento como um ponto positivo. "A grande maioria compra no dia ou no dia anterior à viagem. E por que não se antecipam? Porque não veem um beneficio para fazer essa antecipação", explica Natalia. Segundo ela, o gap entre o planejamento e a compra deixa a categoria mais exposta à concorrência. "Considerando que a antecedência não é um hábito do viajante de ônibus brasileiro, o cenário pode dar espaço para outros modais entrarem na jornada", complementa.
“Por outro lado, esse comportamento reflete o quão prático e acessível é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora sem grandes complicações”, afirma Daiane Dunka, head da Indústria de Varejo no Google Brasil.
Sendo assim, o que faria com que esses viajantes antecipassem suas compras de passagem de ônibus?
- Querer marcar assento, principalmente quando vão viajar com alguém;
- Encontrar promoções imperdíveis de passagens;
- Garantir a viagem no dia e horário que quiserem, principalmente em viagens caras e disputadas (férias/feriados).
Quais são as marcas preferidas dos viajantes de ônibus?
O estudo revelou também as marcas favoritas para comprar passagens de ônibus e o resultado foi:
- ClickBus - 34%;
- CVC - 28%;
- Decolar - 24%
- Cometa - 23%
- Quero Passagem - 23%
- Buser - 21%;
- 123 Milhas - 21%;
- Guanabara - 20%
- Gontijo - 17%;
- 1001 Viação - 15%;
- Tudo Azul - 15%;
- Latam Pass - 14%;
- Smiles - 11%;
- Livelo - 11%.
Onde o brasileiro compra sua passagem de ônibus?
- Guichê da rodoviária (49%);
- Site da viação (38%);
- Site de plataformas de passagens (38%);
- Apps de plataformas de passagens (28%);
- App da viação (23%).
Quais são, para os passageiros, as principais vantagens de viajar de ônibus?
Os brasileiros que viajam de ônibus destacam a comodidade e o custo-benefício como os principais atrativos. Veja a seguir o que eles consideram vantagens:
- Não ter que dirigir (39%);
- Poder dormir durante a viagem (34%)
- Viajar com um profissional ao volante (32%);
- Além disso, o ônibus é visto como a forma mais econômica de viajar, com 29% dos entrevistados afirmando essa percepção;
- O conforto também é uma prioridade: os passageiros valorizam o bom estado dos veículos, com ar-condicionado funcionando (34%) e banheiros limpos (28%) sendo fatores determinantes para uma viagem agradável;
- Quando se trata de segurança, 53% dos entrevistados apontam a boa manutenção dos veículos como principal aspecto de confiança.
Viajante de ônibus ainda se contenta com o básico
De acordo com Daiane Dunka, quando questionados sobre o que os viajantes priorizam para escolha da marca na hora da compra, a maior parte das respostas não foge muito ao básico. Eles esperam:
- Ônibus confortável - 37%;
- Ônibus seguro - 36%;
- Disponibilidade de horários - 19%;
- Pontualidade - 18%;
- Ter wi-fi - 18%;
- Poder comprar on-line - 17%.
"Isso é o básico a ser oferecido pelas viações, as pessoas não deveriam se preocupar com os fatores acima em uma viagem de ônibus. Isso mostra que os viajantes de ônibus não têm conhecimento das possibilidades de experiência que podem ter em sua jornada. A indústria já entrega outros benefícios, como mais espaço entre assentos, experiência melhor no interior do veículo, serviço de bordo, sala vip, wi-fi e outras coisas que as pessoas não esperam da marca", comenta Daiane.
"Por isso, é preciso aumentar a consideração das pessoas sobre o modal, educando-as sobre as soluções existentes. Sabendo que existem essas experiências em viagens de ônibus, as pessoas podem ir atrás de marcas que oferecem esse benefícios".
Viagens terrestres precisam de digitalização
Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, os novos métodos de compra on-line são fundamentais para impulsionar o setor, além de ajudar a aprimorar a experiência dos passageiros na aquisição dos bilhetes. "Os dados apresentados hoje pelo Google reforçaram a força do modal", destaca.
"Por sermos uma empresa de tecnologia e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem on-line."
"A Clickbus comercializa mais de R$ 2 bilhões de passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor, uma vez que o mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia, e sempre buscando inovação por meio de tecnologia", comenta Klien.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa acima foi encomendada pelo Google à Offerwise e realizada em abril de 2024 com cerca de dois mil brasileiros de diferentes classes econômicas, por meio de questionários on-line.