Karina Cedeño   |   13/11/2024 16:56

A 'era do all-inclusive' chegou: veja as preferências dos viajantes em 2025

Estudo da Expedia mostra que preferências dos viajantes vêm mudando (e muito) para 2025 e além

Divulgação/iStock
63% dos viajantes contam que provavelmente visitarão um destino fora do comum em sua próxima viagem
63% dos viajantes contam que provavelmente visitarão um destino fora do comum em sua próxima viagem

O que os viajantes querem em 2025? A resposta a essa pergunta pode ser encontrada em uma pesquisa inédita do Expedia, realizada com 25 mil pessoas de 19 países. Intitulado Unpack’25, o estudo revela insights sobre as tendências de viagens para o próximo ano e mudanças significativas no comportamento dos viajantes ao redor do mundo.

Mas afinal, o que esses viajantes querem? Confira abaixo as principais tendências para o próximo ano:

Destinos fora do comum

Para 2025, os viajantes não apenas visitarão destinos turísticos testados e aprovados, como também incluirão pequenos desvios em seus roteiros. Na busca por destinos menos concorridos e menos conhecidos, 63% das pessoas contam que provavelmente visitarão um destino fora do comum em sua próxima viagem.

As pesquisas realizadas de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024 mostraram interesse crescente em:

  • Reims, França (desvio de Paris);
  • Brescia, Itália (desvio de Milão);
  • Cozumel, México (desvio de Cancun);
  • Santa Barbara, Califórnia, EUA (desvio de Los Angeles);
  • Waikato, Nova Zelândia (desvio de Auckland);
  • Girona, Espanha (desvio de Barcelona);
  • Fukuoka, Japão (desvio de Tóquio);
  • Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (desvio de Dubai);
  • Krabi, Tailândia (desvio de Phuket);
  • Canmore, Alberta, Canadá (desvio de Calgary)
Patronat de Turisme Costa Brava Pirineu de Girona
Girona, na Espanha, é um dos destinos fora do comum desejados pelos viajantes em 2025
Girona, na Espanha, é um dos destinos fora do comum desejados pelos viajantes em 2025

Destinos imperdíveis

O TikTok influenciou os viajantes a fazerem viagens em busca de produtos especiais que podem ser desejados (e compartilhados). Seja por uma barra de chocolate viral de Dubai, uma manteiga da França, produtos para a pele da Coreia ou doces japoneses, os turistas estão reservando espaço extra em suas malas para esses “tesouros exclusivos” e, até mesmo, criando viagens inteiras para adquirir produtos diferenciados.

  • Segundo a pesquisa, quando saem de férias, 39% dos viajantes visitam mercearias ou supermercados e 44% compram produtos locais que não podem obter em casa.

GenZ e a Era do All-Inclusive

  • Os resorts all-inclusive são muito mais do que um desejo de famílias em busca de diversão ao sol à beira da piscina. De acordo com o Unpack’25, a Geração Z é a que mais procura estadas desse formato para aliviar o estresse;
  • Um terço dos viajantes da Geração Z afirma que sua percepção dos hotéis com all-inclusive mudou para melhor e 42% disseram que seria seu tipo de hotel preferido;
  • Os três principais motivos pelos quais a Geração Z está adotando a Era do All-Inclusive são: o mínimo de estresse (41%), a facilidade de reserva (39%) e a sensação de luxo ao se hospedar em hotéis all-inclusive (38%).

A “Alegria de Perder” (JOMO)

Em vez de correr para visitar todos os pontos turísticos, tirar fotos em cada esquina e lotar o roteiro com atividades, os turistas estão buscando algo diferente: desconexão e relaxamento. A crescente popularidade do JOMO ou “Joy of Missing Out” (Alegria de Perder), é o oposto de FOMO (Fear of Missing Out, ou Medo de Perder) e reflete uma mudança real nas prioridades dos viajantes.

  • Segundo a pesquisa, dois terços (62%) dos viajantes afirmam que esses tipos de viagens reduzem o estresse e a ansiedade, e quase a metade diz que elas aumentam o tempo de qualidade com os entes queridos.
Adobe Stock
Turistas estão buscando desconexão e relaxamento
Turistas estão buscando desconexão e relaxamento

Os 10 fenômenos e visuais mais procurados

Muitos viajantes reservaram casas de férias particulares para ver o eclipse solar total em 2024, provando que as pessoas viajarão grandes distâncias para ver fenômenos naturais.

Os dados da pesquisa revelaram que a aurora boreal (61%) é o principal fenômeno que os viajantes querem ver, seguido por fenômenos geológicos (30%) como vulcões, gêiseres e fontes termais.

80% dos turistas dizem que é importante se hospedar em um local que ofereça uma vista privilegiada para as paisagens naturais, portanto, não é surpresa que as casas de férias particulares em destinos isolados ou rurais sejam ideais para quem busca por esses fenômenos. Saiba quais os destinos que os viajantes vão querer primeiro lugar fila em 2025:

  • Parque Internacional do Céu Escuro - Parque Nacional Arches, Utah;
  • Temporada sincronizada de vaga-lumes - Great Smoky Mountains, Gatlinburg, TN;
  • Desfile de pinguins - Phillip Island, perto de Melbourne, Austrália;
  • Plâncton bioluminescente - Vero Beach, Flórida;
  • Migração dos estorninhos “Black Sun” - Parque Nacional do Mar de Wadden, Dinamarca;
  • Balé de grous japoneses - Hokkaido, Japão;
  • As marés mais altas do mundo, caminhada no fundo do oceano - Bay of Fundy, Canadá;
  • Murmurações de estorninhos - Somerset, Reino Unido;
  • Vulcões, campos de lava e praias de areia preta - Reykjavík, Islândia;
  • Aurora boreal - região da Lapônia, Finlândia
Wikicommons
Aurora boreal é o principal fenômeno que os viajantes querem ver
Aurora boreal é o principal fenômeno que os viajantes querem ver

Set-jetting: Influência cinematográfica nas escolhas de destino para 2025

Outra tendência observada pela pesquisa do Expedia Group é o “set-jetting” (trocadilho com a expressão 'jet-set', que designa os ricos que viajam frequentemente de jato), com dois terços dos viajantes tendo pesquisado ou reservado uma viagem para um destino após vê-lo em séries de televisão ou filmes populares.

Isso representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Pelo segundo ano, a Expedia, a Hotels.com e a Vrbo compilaram o Set-Jetting Forecast para revelar quais os destinos inspirados no entretenimento que os viajantes irão visitar em 2025. Os locais inspirados por “Emily in Paris” e “White Lotus” não são os únicos destaques do Set-Jetting, como comprovam os dados de pesquisa da Expedia após estes lançamentos.

Confira, abaixo, outros destaques das telas que inspiram os viajantes a conhecerem novos destinos:

  • Dubai, inspirado em “The Real Housewives of Dubai”;
  • Peru, inspirado em “Paddington in Peru” (Paddington no Peru);
  • Montana e Wyoming, inspirados em “Yellowstone”;
  • Nova York, inspirada em “And Just Like That...” (E assim mesmo...);
  • Cidade do Cabo, inspirada em “One Piece”;
  • Escócia, inspirada em “The Traitors” (Os Traidores)

Viagens com um clique

Metade dos consumidores afirma que já quis reservar uma viagem que viu em seus feeds, mas citou o tempo e a complexidade como as principais barreiras.

Para saber mais sobre as tendências de viagem no Unpack '25™, clique aqui.

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