Pesquisas por viagens a países flexíveis em documentação aumentam
Destinos como alguns países do Mercosul, que não exigem nem visto, nem passaporte, são visados
O sonho de viajar para outro país esta cada vez mais se tornando uma realidade. Entretanto, a parte burocrática, como a obtenção de algumas documentações, pode se tornar um problema. Dessa forma, muitos viajantes buscam alternativas, como países que não exigem passaportes.
A pesquisa por esses destinos cresceu significativamente nos últimos anos, conforme relatado por um levantamento da agência de SEO Conversion. Para compreender o aumento dessas buscas, a Conversion utilizou dados da ferramenta de SEO Ahrefs, analisando as buscas feitas pelos brasileiros sobre o assunto no mês de junho.
Atualmente, os brasileiros conseguem entrar em cerca de 170 países sem precisar de passaporte ou de um visto prévio, como é exigido em viagens aos Estados Unidos, por exemplo. Entre os destinos que os brasileiros podem visitar sem visto estão França, Espanha, Turquia, Itália, Reino Unido, Alemanha, Grécia e Áustria, alguns dos mais procurados do mundo. No entanto, dois dos maiores destinos de brasileiros no Exterior, os Estados Unidos e o México também exigem vistos. Vale dizer que o visto americano é válido para entrada no México.
Países vizinhos na América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela são ainda mais fáceis de ser acessados, pois não precisam nem de passaporte. Basta apresentar RG atualizado. Cuidado com a CNH, que não é aceita na maioria dos casos. Nesses países, é possível tornar a viagem mais especial e econômica ao alugar um carro para fazer o trajeto, já que é legal perante a lei.
Viajar para esses destinos pode ser bastante vantajoso para quem não possui a documentação completa. Além de serem lugares bonitos e com muitas opções de atividades para todos os bolsos e gostos, o processo de obtenção de um passaporte pode ser demorado e caro.
Esse número de países pode crescer ainda mais nos próximos anos. Lugares como o México, por exemplo, já começaram a sinalizar que querem suspender esta burocracia e esta obrigatoriedade com a documentação nos próximos anos. O Japão também já sinalizou algo parecido, o que tornará tudo mais fácil. Diante dessas tendências, os números de pesquisas sobre o assunto deve crescer ainda mais, diante das novidades.
Atualização: O Portal PANROTAS errou ao afirmar que países como África do Sul e Bahamas não exigem passaporte. A informação foi retirada do texto. Os países da Europa mencionados também não cobram visto e exigem passaporte.