IA, redes sociais, família... veja o perfil do viajante da Geração Z
Pesquisa revela tendências de viagem para viajantes brasileiros nascidos entre meados de 1990 e 2010
A geração Z, popularmente conhecida como “Gen Z", é o grupo dos nascidos entre meados de 1990 até aproximadamente 2010. Atualmente, já é um público significativo de viajantes, moldando as tendências do Turismo global desde a preferência por experiências autênticas até o uso criativo da tecnologia. Pesquisa da Booking.com aponta para o comportamento deste grupo em viagens, incluindo o uso de tecnologia, companhia favorita, destinos buscados e até suas motivações para viajar.
Redes Sociais
Nascidos na Era da Internet, essa geração cresceu em um mundo altamente digitalizado, onde a tecnologia e as mídias sociais desempenham papéis centrais em suas vidas. Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que 61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar, seguidos dos bons e velhos conselhos de familiares e amigos (51%).
![61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/217311/01e173abf94b3902ea297a4293db5b3binstagram/0,11,1280,764/670,400,0.52/0/default.jpg)
Streaming e Inteligência Artificial
Além disso, 60% desses viajantes gostariam que as hospedagens lhe oferecessem gratuitamente Smart TV e serviços de streaming, mostrando como a Geração Z está sempre conectada e valoriza a flexibilidade e a conveniência, mesmo durante as viagens. E metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens.
![Metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/233168/af2718fc63412e3e7f361dfabfa63706iapixabay/0,41,960,573/670,400,0.65/0/default.jpg)
Viagens em família
Em relação à companhia, 61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família, 50% com parceiro(a) e 46% com os pais. O fato de que uma porcentagem significativa planeja viajar com membros da família demonstra o forte valor que essa geração atribui às conexões pessoais e familiares.
![61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/247038/b5a396b4512fb5852ad99626ca44817bkevindelvecchio273275unsplash/151,182,893,533/670,400,0.56/0/default.jpg)
Praia e Natureza
A pesquisa também revelou que 58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia e 35% planejam uma viagem para a natureza, aproveitando o momento para visitar parques, lagoas, e observar o céu. A preferência por viagens à praia e perto da natureza reflete o desejo da Geração Z por momentos de relaxamento, aventura e a preocupação crescente dessa geração com o meio ambiente e o bem-estar, buscando escapar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.
![58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/386158/28f751fab25319c8a86fcd910b622f84raphaelnogueirajmybetgdikyunsplash/0,216,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpg)
Sabor e Cultura local
A descoberta de novas experiência relacionadas a sabores e culturas também é forte traço dessa geração: 47% dos viajantes da Geração Z provavelmente terão uma experiência gastronômica (por exemplo, fazer uma aula de culinária, um tour gastronômico ou jantar em um restaurante específico, etc.) e 4 em cada 10 (41%) viajantes brasileiros dessa faixa etária tem como motivação para viajar experimentar diferentes estilos de vida e culturas.
![47% dos viajantes da Geração Z provavelmente terão uma experiência gastronômica](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/248167/6d80ca9342f3eb7ef6f6997b69b38651comida2/0,0,960,573/670,400,0.38/0/default.jpg)
Metodologia
Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.