Viagens longas, exclusividade e bem-estar são tendências, diz MTur
Análise faz parte da 5ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo produzida pela pasta
Para ajudar o Turismo brasileiro a construir alternativas que se adequem ao desejo dos viajantes, o Ministério do Turismo (MTur) lançou a 5ª edição da revista eletrônica "Tendências do Turismo". Entre as tendências, estão viagens longas, exclusividade, personalização, luxo, sustentabilidade e bem-estar.
"Para o turista, conhecer as tendências significa saber escolher a melhor experiência para não desperdiçar tempo e dinheiro. Para o setor, esses indicadores são primordiais para desenvolver experiências turísticas cada vez mais seguras, sustentáveis e encantadoras".
Celso Sabino, ministro do Turismo
Confira abaixo mais detalhes sobre as tendências identificadas pela revista do MTur.
Sem Pressa de Voltar
O conceito Slow Travel, que é um termo em inglês para definir uma viagem mais longa, sem pressa de voltar e com menos obrigações, aparece entre os novos comportamentos do viajante, ganhando força após os períodos de restrição impostos pela pandemia da covid-19.
Segundo a revista "Tendências do Turismo" do MTur, esta macrotendência tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente aquele público que se sente mais sobrecarregado no dia a dia. São tipos de viagem que se destinam às pessoas com mais flexibilidade de trabalho, adeptas do trabalho remoto, com disponibilidade de recurso financeiro ou que pretendem viajar em família.
Consciência Ambiental
Quando se fala em experiências cada vez mais sustentáveis, os destinos brasileiros largam na frente e os turistas buscam, cada vez mais, esse tipo de oferta. Neste caso, a urgência climática propulsionou este tipo de Turismo no mundo.
Experiências Personalizadas
Tornar a viagem um momento único também é uma macrotendência apontada pela revista. A visita em locais onde pouca gente pode ir, com passeios individualizados em ambientes fora das rotas comuns, tem ganhado força nos últimos tempos. Para a CEO da BLTA, Simone Scorsato, existe uma tendência de ultra personalização dos serviços de Turismo. “Consiste em entender o perfil daquele viajante, antes mesmo que ele chegue ao hotel, ou ao destino, e criar experiências personalizadas diante das expectativas daquele consumidor”, detalha Simone.
Estão na lista dessa macrotendência a ultra personalização de serviços; atrativos icônicos com atividades exclusivas em lugares extraordinários, como observação do sol, das estrelas, do mapa galáctico; viagens de barco com roteiros personalizados; eventos de gastronomia com jantares customizados e em lugares diferentes, como no pé da montanha, perto da cachoeira. “Além disso, tem os safaris, com a possibilidade de observação da fauna e flora; as experiências ligadas ao bem-estar, que incluem sessões de Ioga; prática de esportes, além do turismo cultural realizado em pequenos grupos ou de forma individual”, observa a especialista.
Saúde e Bem-Estar
Cada vez mais os hotéis, resorts e destinos estão oferecendo opções que envolvem a saúde do turista. “Acho que é papel do mercado desenhar uma oferta que inclua essas necessidades e não o contrário. O turista vai continuar querendo ir para Amazônia, mas que tal se ele puder começar o dia com uma prática de yoga ou meditação depois de um suco detox feito com ingredientes locais? Ou até uma massagem relaxante pós dia de praia e atividades? Encerrar o dia com um piquenique no pôr do sol? É importante que tudo isso esteja no cardápio ofertado. Não podemos nos limitar ao feijão com arroz”, pontuou Marianne Costa, turismóloga e CEO do Grupo Vivejar.
Turismo de Luxo
Uma tendência permanente observada pela revista é conciliar as viagens com opções de experiências de luxo. Porém, longe de ser ligado à ostentação e glamour, mas com um conceito de exclusividade, como reforça a turismóloga Marianne Costa.
“Precisamos repensar o que é luxo. Para muitos significa ostentação, mas as tendências nos mostram que no Turismo é muito mais sobre exclusividade, atenção aos detalhes e sobre se sentir cuidado. É isso que o turista deseja no fim das contas, se sentir especial. Isso pode ser feito sem grande investimento de dinheiro, mas sim de cuidado e atenção aos detalhes, desde o momento da chegada no destino”, explicou a turismóloga.
A sugestão da especialista é focar em detalhes de receptivo, como por exemplo, colocar uma mensagem no quarto com presentes de boas vindas. “Minha dica é sempre provocar os cinco sentidos e isso não significa grandes investimentos”, completa.