Shows e eventos esportivos motivarão 20% dos viajantes brasileiros em 2024
Levantamento da Booking.com foi feito com cerca de 32 mil entrevistados
Um a cada cinco brasileiros que irão viajar este ano tem como destino festivais de música ou eventos esportivos. É o que mostra uma recente pesquisa da Booking.com, que aponta que 14% dos viajantes brasileiros pretendem assistir a um show ou festival de música, 10% viajarão motivados por um evento cultural e 9% se deslocarão atrás de eventos esportivos.
O levantamento feito com cerca de 32 mil entrevistados também revela que um dos fatores de decisão para a escolha do local de viagem é a oferta de festivais e shows musicais, segundo 24% dos entrevistados, enquanto eventos esportivos são a preocupação de 13% dos viajantes consultados.
Um dos exemplos mais emblemáticos do Turismo cultural movido por grandes shows de música foi o recente anúncio de show da Madonna, que irá se apresentar de graça no Rio de Janeiro. Após a confirmação da apresentação, a cidade viu sua ocupação hoteleira lotar, bem como um considerável aumento no número de passagens para a capital fluminense no período do show.
Festivais de música
Há vários motivos pelos quais os brasileiros viajarão para um festival ou show de música em 2024. De acordo com a pesquisa, a principal motivação é a paixão que essas pessoas nutrem pelo artista ou pela banda (63%). Em seguida, o fato de o festival ou show não ocorrer perto de onde vivem (54%), e o objetivo de se conectarem com amigos ou parentes que moram em outras cidades (36%). Há também 30% que disseram que querem se conectar com outros fãs em um novo destino, e o mesmo número irá apenas aproveitar a ocasião para viajar.
Eventos esportivos
Já entre os brasileiros que devem viajar para assistir a alguma competição esportiva, a preferência é participar de eventos nacionais (80%). Campeonatos locais ou regionais (61%) e os grandes eventos globais (44%), como os de futebol ou corrida de carros, também estão na mira desses viajantes. As motivações para fazerem esse tipo de viagem variam, incluindo a paixão que sentem por um time ou esporte (72%), o fato de o evento não acontecer perto de onde vivem (46%), conhecer outros fãs em um novo destino (45%) e se conectar com amigos e familiares que vivem em outra cidade (41%).