Brasil é país que mais cresce em buscas por viagens na web; veja dados
Veja também quais são as empresas com maior número de visitantes em seus sites, segundo SimilarWeb
Em apresentação no segundo dia de Fórum PANROTAS 2024, a SimilarWeb, plataforma de dados digitais especialista em obter insights a partir da audiência na internet, apresentou uma série de dados sobre a procura dos brasileiros por viagens e Turismo. O painel fez parte do "Momento TTH", apresentado pelo Travel Tech Hub, iniciativa criada por Alexandre Cordeiro e a PANROTAS.
Em um dos principais deles, a empresa mostrou que o Brasil teve o maior crescimento nessas buscas entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024. O País é o sétimo colocado no ranking dos que mais pesquisam – a lista é liderada pelos Estados Unidos. Veja o ranking:
Já em relação a janeiro de 2023, as buscas no Brasil diminuíram 10% em relação ao mesmo mês do ano passado. Porém, isso acontece porque as buscas na internet, como um todo, caíram à medida que muitas pessoas deixaram de usar esse meio para pesquisar viagens, e passaram a usar mais os aplicativos.
"Quando começou a pandemia, muitas pessoas foram 'forçadas' a se digitalizar. As empresas também foram motivadas a se aprofundar na tecnologia, e os aplicativos ganharam mais espaço", explicou o senior sales manager da SimilarWeb, Arlei Bueno.
Destaques positivos e negativos
Segundo Bueno, os segmentos do Turismo que tiveram maior crescimento recente nas buscas são:
- Atrações turísticas;
- Aluguel de carros;
- Transporte terrestre.
Já as principais dificuldades do setor nas buscas digitais são as seguintes:
- Baixa lealdade: Consumidores não se apegam a nenhuma marca;
- Alta consolidação dos líderes: maioria das empresas tem dificuldade em se destacar;
- Alto custo de aquisição: mercado precisa investir muito para aparecer nos resultados.
Hoje, 70% dos acessos aos sites de viagens e Turismo são por acesso direto (digitar o endereço no navegador sem passar pelos serviços de busca) e busca orgânica (clique em resultados não patrocinados). Já os links patrocinados são quase 17% do total:
Sites mais visitados
Booking, TripAdvisor, Latam Airlines e Airbnb, são, respectivamente, as quatro empresas mais visitadas do Turismo no Brasil. Aparecem na lista em seguida empresas como 123 Milhas, que enfrenta uma série de problemas na Justiça; metabuscadores de viagens terrestre, como Clickbus; e as duas outras grandes companhias aéreas brasileiras (Gol e Azul), bastante próximas.
Veja a lista do top 10:
Mas, considerando os 20 sites mais visitados, a SimilarWeb destaca que apenas sete tiveram crescimento de visitantes únicos entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024: Voe Azul, Decolar, Localiza, ClickBus, Voe Gol, Quero Passagem e Airbnb.
Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS
O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Metrô de São Paulo, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.