Booking, ClickBus e Decolar lideram buscas de viagens on-line
Estudo da Similarweb analisou destaque de setores e serviços do Turismo em procuras na internet
No Fórum PANROTAS 2024, a SimilarWeb, plataforma de dados digitais especialista em obter insights a partir da audiência na internet, apresentou uma série de dados sobre a procura dos brasileiros por viagens e Turismo. O painel fez parte do "Momento TTH", apresentado pelo Travel Tech Hub, iniciativa criada por Alexandre Cordeiro e a PANROTAS.
Entre as descobertas, a empresa apresentou dados da audiência de serviços e setores entre OTAs e demais empresas do Turismo, incluindo os sites em que pacotes de viagens, ônibus, hotéis, aluguel de carros e voos são mais buscados.
Confira abaixo.
Pacotes de Viagens
Audiência Websites
- Hurb perde audiência de pacotes e Decolar assume a liderança;
- CVC recebeu 21% das visitas interessadas em pacotes turísticos em janeiro de 2024.
Ônibus
Audiência Websites
- ClickBus lidera o mercado de passagens com 26,54% de traffic share em janeiro de 2024;
- QueroPassagem possui o maior crescimento de traffic share, de 7% (jan/21) para 21,56% (jan/24);
- FlixBus cresce 306% e é 5º no ranking de jan/24;
- Aplicativos de Buser e ClickBus contam com os maiores volumes de usuários ativos mensais.
Hotéis
Audiência Websites
- Booking detém a liderança em visitas e aquisição de usuários em todos os canais de marketing;
Conversão Desktop
- Booking detém o maior volume de acessos e visitas convertidas no período;
- Smiles apresenta a maior taxa de conversão;
- Busca orgânica e acesso direto são os canais com as maiores taxas de conversão para o site de Smiles.
Aluguel de carros
Audiência Websites
- Kayak detém a liderança em visitas, seguido por Decolar e Skyscanner;
- Kayak supera Decolar em aquisição:
- 9 vezes mais tráfego de busca paga;
- 7 vezes mais tráfego de busca orgânica;
- 8 vezes mais tráfego de social;
- 46 vezes mais tráfego de anúncios de display.
Conversão Desktop
- Localiza detém o maior volume de acessos e visitas convertidas no período
- Smiles apresenta a maior taxa de conversão (busca orgânica e acesso direto)
Voos
Tendências de Buscas
- Influência crescente do Google Flights na audiência mundial;
- O pico de tráfego em junho e julho de 2023;
- Meses relevantes devido às férias escolares no Brasil e de verão no hemisfério norte.
Audiência Websites
- 123 Milhas detém a liderança em volume total de visitas do período;
- Decolar assumiu a liderança em agosto de 2023.
Conversão Desktop
- Latam Airlines é líder em visitas e vendas no período;
- Smiles apresenta a maior taxa de conversão;
- Gol possui o maior volume de conversão pelo canal Display.
Tendências de fluxo
- Decolagens domésticas em crescimento;
- Após um declínio no fluxo de decolagens devido à pandemia, o Brasil está retomando seu lugar de destaque no cenário de viagens aéreas;
- Em 2023, o País teve um crescimento de 8% nas decolagens em comparação com 2022.
Desempenho dos sites de aeroportos
- Em 2023, o site do GRU concentrou a maior parte do tráfego digital (+43%), seguido por RioGaleão (+5%);
- Picos de visitas dos sites dos aeroportos coincidem com as tendências de aumento de passageiros, destacando dezembro;
- Há tendência de potencialização de serviços (físicos e digitais) para atender demanda de passageiros.
Os dados foram apresentados por Arlei Bueno, senior sales manager da SimilarWeb no Brasil. Confira seus contatos abaixo.
- E-mail: arlei.bueno@similarweb.com
- Telefone: +55 11 97054 2015