Viagens flexíveis, ecológicas e bleisure são tendências em 2024
Visa revelou estudo com principais insights para o setor de viagens na América Latina
Com a tão esperada recuperação total do setor de viagens prestes a virar realidade, a Visa anunciou os resultados de seu novo relatório de pesquisa “Tendências globais de viagem para 2024”. O documento revela que, embora os consumidores estejam tomando decisões difíceis e apertando o cinto por conta da alta nos preços – a mais rápida das última décadas –, viajar ainda está entre suas prioridades.
A verdade é que, embora a maioria dos viajantes brasileiros e mexicanos pesquisados (80% e 70% respectivamente) esteja ciente da alta nos preços, a maior parte deles não se deixa abater e só 2% planejam reduzir as viagens. As pessoas também estão viajando mais do que nos últimos anos e, segundo a pesquisa, os brasileiros e os mexicanos planejam fazer três e duas viagens de lazer, respectivamente, no próximo ano.
A pesquisa mostra também que a retomada das viagens na região após a covid-19 é liderada pelos viajantes de alta renda e da geração Z, especialmente no Brasil, onde os consumidores da geração Z fizeram 22% mais viagens de lazer do que o viajante médio, movidos pelo desejo de viver aventuras, um importante diferencial na lista de motivos para viajar.
“A demanda no setor de viagens está se recuperando e não dá sinais de que irá recuar no próximo ano. E, à medida que o mundo entra em uma nova era de viagens pós-pandemia, entender as mudanças nas tendências no cenário latino-americano de viagens é crucial para os stakeholders do setor”.
Lorna Atiles, Head de Cross Border da Visa para a América Latina e o Caribe
Comportamentos do viajante
O novo relatório de pesquisa da Visa é baseado no Estudo Global de Intenções de Viagem (GTI, na sigla em inglês) 2023 e em outras pesquisas, destacando comportamentos e expectativas importantes dos consumidores:
- Mais experiências centradas em lazer: Os viajantes têm dado forte ênfase a viagens experienciais e com foco em lazer. Por exemplo, relaxar foi o principal motivo dos mexicanos para viajar (46%), seguido do desejo de explorar algo novo (34%) e viver aventuras (31%);
- Flexibilidade e personalização estão em alta: Os viajantes querem mais controle e independência e 65% dos viajantes brasileiros preferem viajar de forma total ou parcialmente independente a comprar pacotes de viagem, enquanto 58% dos viajantes mexicanos dariam preferência a um itinerário flexível ou espontâneo. Além disso, 40% dos viajantes brasileiros estão dispostos a pagar mais para terem a flexibilidade de alterar seus planos de viagem;
- Crescimento dos viajantes versados no digital: Os viajantes têm mostrado forte familiaridade com o digital. Por exemplo, as carteiras digitais estão cada vez mais inseridas na jornada dos viajantes brasileiros, sendo usadas por 71% deles no destino. O relatório destaca também que uma grande razão para a maior adoção dos pagamentos digitais é o fato de que 40% dos viajantes enfrentam algum contratempo com dinheiro. Os viajantes mexicanos são um bom exemplo disso: 22% consideram o câmbio de moeda um obstáculo ao uso do dinheiro e 20% se preocupam em encontrar um caixa eletrônico.
Tendências da indústria
A pesquisa da Visa também revela tendências importantes que devem influenciar o setor de viagens na América Latina em 2024:
- Democratização das viagens: Os viajantes nunca tiveram tantas ferramentas e recursos à disposição para planejar suas viagens. O planejamento das viagens está cada vez mais digital e os avanços contínuos em IA generativa agregam novas funcionalidades de planejamento e economia ao kit de ferramentas dos viajantes. Por exemplo, 62% dos adultos da geração Z disseram usar a tecnologia para economizar nas viagens. As decisões desses consumidores afetam suas próprias viagens e também as férias em família.
- Combinar viagens de negócios e lazer: Muitos profissionais estão trabalhando remotamente, com jornadas mais flexíveis e, consequentemente, cada vez mais, os viajantes têm combinado viagens e trabalho. Muitas pessoas que viajam a trabalho estão adicionando alguns dias a mais no destino para visitar os pontos turísticos. E pessoas que viajam a lazer conseguem passar mais dias no local trabalhando remotamente. Isso está abrindo novas oportunidades de como, quando e por quanto tempo viajar.
- Destinos inspirados pela mídia: as estrelas das redes sociais, do cinema, da TV e da música viraram influenciadores que inspiram a escolha do próximo destino dos viajantes. Isso é especialmente relevante entre os consumidores de alto poder aquisitivo e mais jovens que são fortemente expostos e se inspiram cada vez mais nas viagens que veem nas redes sociais. A pesquisa mostra que 22% dos brasileiros escolhem experiências de viagem destacadas por influenciadores, enquanto 60% dos viajantes da geração Z têm um forte desejo de viajar pelo mundo4.
- Viajantes com consciência ambiental: Consumidores vêm optando cada vez mais por viagens ecológicas. A maioria dos mexicanos pesquisados (85%) optará por viagens ecológicas se elas estiverem disponíveis por um preço igual ou menor do que as opções alternativas, enquanto 71% dos brasileiros estão bastante interessados em opções ecológicas. Viajantes mexicanos e brasileiros associam as viagens sustentáveis a acomodações com medidas de sustentabilidade (30% e 31%), evitar o uso de plástico descartável ao viajar (25% e 30%) e optar por meios de transporte de boa eficiência energética (25% e 26%).