Brasil é 2º pior país para mulheres que viajam sozinhas, diz estudo
Ranking da MoneyTransfers.com elencou o índice de criminalidade e de segurança de vários países do mundo
Um estudo feito pela empresa de transferência de dinheiro MoneyTransfers.com elencou os melhores e os piores países no mundo para mulheres que viajam sozinhas. O Brasil ganhou destaque no levantamento – mas de forma negativa – e aparece como o segundo pior país do mundo para essas viajantes.
“O Brasil é um país repleto de vida selvagem diversificada e tem a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Embora do lado de fora possa parecer um belo lugar para se visitar, na verdade não é adequado para mulheres que viajam sozinhas. Tem um baixo número de passeios e atividades, apenas 17 por 100 mil pessoas e 0,18 hostels por 100 mil pessoas. No entanto, o seu maior prejuízo pode ser a sua elevada pontuação de criminalidade de 66,1, a terceira pior do mundo”, destaca o estudo.
Confira, a seguir, o ranking dos dez piores países para mulheres que viajam sozinhas:
- África do Sul
- Brasil
- Peru,
- Chile,
- Argentina,
- República Dominicana
- Malásia,
- Colômbia,
- México
- Indonésia
Melhores países para mulheres que viajam sozinhas
Na lista de melhores países para mulheres viajantes solo, estão a Croácia, a Nova Zelândia e Portugal, que se destacam por sua baixa criminalidade e belas paisagens naturais, além de grande oferta de hostels.
Confira abaixo o ranking dos dez melhores países para mulheres que viajam sozinhas:
- Croácia
- Nova Zelândia
- Portugal
- Suécia
- Japão
- Holanda
- Noruega
- Espanha
- Austrália
- Finlândia
Segurança: um fator primordial para mulheres viajantes
Embora quem viaja sozinho levem em consideração o custo de hospedagem, as opções de passeios e a facilidade de encontrar outros viajantes, a segurança é um item primordial para as mulheres.
Uma pesquisa realizada pelo Solo Female Travellers Club descobriu que 65% das mulheres que viajam sozinhas se preocupam mais com a segurança do que com qualquer outra coisa. O mesmo estudo descobriu que 69% das mulheres que nunca viajaram sozinhas apenas optam por não fazê-lo devido à sua preocupação com a segurança. E mesmo acontece com o estudo da Journey Woman, que descobriu que quase 86% das mulheres se sentiram um pouco ameaçadas ou desconfortáveis quando viajavam sozinhas.
"Locais com uma elevada taxa de criminalidade, como a África do Sul, o Peru e o Brasil em nosso estudo, são suficientes para afastar uma mulher de visitar estes locais, por mais bonitos ou culturalmente diversos que sejam", destaca o levantamento, que também elencou os custos de transporte e hospedagem em vários países do mundo.
Como foi feito o estudo
Para elencar os melhores países para mulheres que viajam sozinhas, a MoneyTransfers.com analisou dados sobre o custo médio do bilhete de transporte só de ida, o número de atividades em grupo e passeios por 100 mil pessoas, o preço médio dos hotéis, o número de hostels por 100 mil pessoas, a pontuação do índice de criminalidade e do índice de segurança, a temperatura média anual e a classificação do Índice de Igualdade de Género (GEI). Os dados foram coletados em agosto de 2023.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.