Argentinos lideram lista de turistas internacionais no Brasil no 1T23
Em segundo lugar entre destinos emissores ficaram EUA, com 184,3 mil, e, em 3º, o Paraguai, com 151,5 mil
De acordo com levantamento divulgado ontem (25) pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), as cidades brasileiras receberam 2,3 milhões de turistas estrangeiros nos três primeiros meses do ano. Desse total, 1 milhão veio da Argentina, mostrando a importância deste mercado emissor.
O Rio Grande do Sul, nesse contexto, aparece como o Estado brasileiro mais procurado, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Essa lista mostra mais uma vez a influência dos argentinos no Turismo nacional, já que o Rio Grande do Sul é a principal porta de entrada para os visitantes argentinos que optam por viagens rodoviárias.
Em segundo lugar entre os destinos emissores ficaram os Estados Unidos, com 184,3 mil, e o terceiro foi o Paraguai, com 151,5 mil.
Segundo a Embratur, a marca alcançado no trimestre é superior a do mesmo período de 2020, último ano antes da eclosão da pandemia de covid-19, quando o País recebeu 1,9 milhão de visitantes de outros países. O desempenho também é superior ao do primeiro trimestre de 2019, quando houve 2,2 milhões de turistas internacionais.
Outra boa notícia para o Turismo e a economia brasileira é o gasto dos turistas estrangeiros no Brasil em janeiro e fevereiro. Os 1,5 milhão de visitantes do bimestre injetaram na economia do País o equivalente a R$ 5,8 bilhões.
"O Turismo é estratégico para nossa economia, porque o dinheiro que os estrangeiros gastam consumindo aqui beneficia diretamente os trabalhadores e empresários brasileiros. Um estudo da FGV mostra que a cada R$ 1 que a gente investe na promoção internacional do Turismo, R$ 20 retornam para a nossa economia. Estamos falando de um investimento de alto rendimento. Esses números positivos são resultado da nova percepção do mundo sobre o Brasil. A comunidade internacional entendeu que o Brasil da democracia, da diversidade e da sustentabilidade está de volta, de braços abertos", afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A meta, segundo a Embratur, é crescer 31% este ano sobre os números de 2022, quando o Brasil recebeu 3,6 milhões de visitantes estrangeiros. Além disso, para quebrar a barreira dos 6 milhões de turistas vindos de fora, de acordo com a diretora de Marketing da agência, Jaqueline Gil, são três as principais frentes para serem trabalhadas: conectividade, qualidade e comunicação com o consumidor.
O Rio Grande do Sul, nesse contexto, aparece como o Estado brasileiro mais procurado, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Essa lista mostra mais uma vez a influência dos argentinos no Turismo nacional, já que o Rio Grande do Sul é a principal porta de entrada para os visitantes argentinos que optam por viagens rodoviárias.
Em segundo lugar entre os destinos emissores ficaram os Estados Unidos, com 184,3 mil, e o terceiro foi o Paraguai, com 151,5 mil.
RANKING | PAÍS EMISSOR | NÚMERO DE VISITANTES |
1 | Argentina | 1 milhão |
2 | Estados Unidos | 184, 3 mil |
3 | Paraguai | 151,5 mil |
Segundo a Embratur, a marca alcançado no trimestre é superior a do mesmo período de 2020, último ano antes da eclosão da pandemia de covid-19, quando o País recebeu 1,9 milhão de visitantes de outros países. O desempenho também é superior ao do primeiro trimestre de 2019, quando houve 2,2 milhões de turistas internacionais.
PERÍODO | TOTAL DE VISITANTES |
1º trimestre de 2019 | 2,2 milhões |
1º trimestre de 2020 | 1,9 milhão |
1º trimestre de 2023 | 2,3 milhões |
Outra boa notícia para o Turismo e a economia brasileira é o gasto dos turistas estrangeiros no Brasil em janeiro e fevereiro. Os 1,5 milhão de visitantes do bimestre injetaram na economia do País o equivalente a R$ 5,8 bilhões.
"O Turismo é estratégico para nossa economia, porque o dinheiro que os estrangeiros gastam consumindo aqui beneficia diretamente os trabalhadores e empresários brasileiros. Um estudo da FGV mostra que a cada R$ 1 que a gente investe na promoção internacional do Turismo, R$ 20 retornam para a nossa economia. Estamos falando de um investimento de alto rendimento. Esses números positivos são resultado da nova percepção do mundo sobre o Brasil. A comunidade internacional entendeu que o Brasil da democracia, da diversidade e da sustentabilidade está de volta, de braços abertos", afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A meta, segundo a Embratur, é crescer 31% este ano sobre os números de 2022, quando o Brasil recebeu 3,6 milhões de visitantes estrangeiros. Além disso, para quebrar a barreira dos 6 milhões de turistas vindos de fora, de acordo com a diretora de Marketing da agência, Jaqueline Gil, são três as principais frentes para serem trabalhadas: conectividade, qualidade e comunicação com o consumidor.