Fintechs decolam e impulsionam viagens no Brasil; Veja principais marcas
Pesquisas do Google e entrevista encomendada pela empresa à Offerwise mostram relevância da fidelidade
Passados os piores momento da pandemia, de isolamento social, fechamento de fronteiras e medidas restritivas, o desejo represado de sair de casa e desbravar destinos, sobretudo os espaços abertos, foi um dos maiores motivadores para o consumidor investir em viagens. Entretanto, para além deste componente emocional, existe algo também altamente relevante que fez, faz continuará fazendo os brasileiros caírem no mundo do Turismo: a explosão das fintechs.
Milhões e milhões de brasileiros aderiram ao portfólio das fintechs no País. Isso instalou um comportamento que, apesar de já existente, se tornou massivo na indústria de viagens: o padrão da recompensa. No pós-pandemia, a busca por milhas no Google cresceu 100% na comparação com o período anterior à crise sanitária. Já as buscas por cashback decolaram em 477%.
Quem mostra isso é o próprio Google Brasil, que realizou, na semana passada o evento Think Travel, no qual exibiu dados sobre Turismo e consumo.
"Quando entrevistamos as pessoas que começaram a viajar no pós-pandemia ou passaram a viajar com mais frequência no período, entendemos que 38% delas estão utilizando programas de recompensa para financiar ao menos parte dessa viagem, enquanto 12% estão conseguindo financiá-la totalmente. Estamos falando de milhagem no geral, seja lá qual for a fonte", aponta a líder de Insights para o Segmento de Viagens no Google Brasil, Aline Prado.
"Ainda que isso esteja engatinhando e concentrado em pontos possíveis, esse raciocínio já é o suficiente para mudar as portas de acesso da indústria. Isto é, aquilo que significa possibilidade, viabilidade de as pessoas entrarem no jogo", completa.
Na mesma apresentação, Aline mostrou, em rápida análise, a relação com as marcas de fidelidade e as buscas por viagens (confira na imagem a seguir). O Esfera, do Santander, é o programa com a maior probabilidade de quem entra no Google buscando por viagens em programas de recompensa (81%) Logo na sequência, o Latam Pass (75% de probabilidade) e o Smiles, da Gol (69%). Mais abaixo, seguem TudoAzul e Livelo (ambos com 36%) e, por fim, o Dotz (11%).
Aline também mostra que 38% dos programas de recompensa do Brasil são ligados a companhias aéreas. Aqui quem domina são os bancos e finanças, com 75% do share. Telecom tem 31% e, postos de combustíveis, 20%. Isso mostra, na visão da especialista, que as marcas originárias em Turismo ainda têm espaço para crescer.
Entre as marcas que têm o Turismo (aviação) como essência, a líder de utilização no Brasil é a Smiles, seguida por TudoAzul e Latam Pass, respectivamente (confira na imagem do topo da notícia).
O estudo encomendado pelo Google à Offerwise entrevistou 1 mil brasileiros com idade a partir de 18 anos, que são viajantes habituais ou pretendem viajar neste ano. Além disso, a análise apresentada também recebeu o complemento de insights coletados a partir das pesquisas feitas por brasileiros Busca do Google no Brasil.