Filip Calixto   |   14/07/2022 14:50
Atualizada em 14/07/2022 15:05

Sustentabilidade cresce no interesse dos viajantes latino-americanos

40% dos pesquisados afirmam que o Turismo sustentável ganhou importância depois do início da pandemia


VBacarin/iStock
Pesquisa da iStock aponta que 4 em cada 10 turistas latino-americanos acreditam que o turismo sustentável é mais importante depois da pandemia
Pesquisa da iStock aponta que 4 em cada 10 turistas latino-americanos acreditam que o turismo sustentável é mais importante depois da pandemia
Plataforma especializada em comércio eletrônico de imagens, vídeos e ilustrações, a iStock organizou uma pesquisa para entender a relevância da sustentabilidade no cenário atual das viagens pelo mundo. A conclusão do levantamento é de que, entre os viajantes latino-americanos, 40% dos pesquisados afirmam que o Turismo sustentável passou a ser mais importante depois do início da pandemia do coronavírus, em 2020.

O resultado do estudo, segundo a iStock, serve como alerta para destinos de toda a América Latina, que precisam divulgar melhor suas ações sustentáveis e seus destinos ecologicamente corretos.

"A América Latina está na vanguarda do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável na indústria de viagens, principalmente porque a região é rica em atrações naturais que precisam de proteção", disse a diretora de Insights Criativos da Getty Images, Tristen Norman.

“Nossa pesquisa revelou que 67% acreditam que é importante que as marcas de viagens demonstrem seu compromisso com o meio ambiente e outras causas sociais. Além disso, as empresas de viagens e agências de Turismo tendem a se concentrar na manutenção da biodiversidade para visitantes internacionais, mas espera-se que continuem a tomar medidas para proteger os ecossistemas e apoiar as economias locais", acrescentou.

"É imperativo que essas empresas reconheçam que os latino-americanos são os primeiros interessados em proteger suas comunidades, viajando localmente e esperando e até exigindo alternativas sustentáveis para suas próprias regiões”, afirmou ainda Tristen.

O VisualGPS mostrou que mais de 10% estão procurando ativamente experiências eco-friendly e formas de viajar que reduzam ativamente seu consumo de energia e impacto no meio ambiente, portanto, as empresas de viagens devem representar o ecoturismo não apenas por meio de atividades recreativas, mas também com visuais de sustentabilidade, acomodações como hotéis ecologicamente corretos, glamping e outras experiências que colocam os viajantes em ambientes naturais, usando mecanismos de economia de energia ou qualquer outra atividade que ajude os viajantes a reduzir sua pegada de carbono.

As experiências ao ar livre também estão associadas às viagens ecológicas e estão entre as atividades mais valorizadas pelos latino-americanos, com mais de 30% dizendo que preferem viajar para lugares isolados.

Os especialistas visuais da iStock dizem que destacar as belas paisagens da América Latina e colocar os próprios latino-americanos no centro das imagens de ecoturismo pode ajudar a inspirar os viajantes a explorar seus arredores e viajar de forma mais sustentável.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados