Victor Fernandes   |   31/05/2022 14:55
Atualizada em 31/05/2022 14:59

Faturamento de franquias de Turismo tem maior crescimento em 12 meses

No período acumulado de 12 meses, destacam-se Hotelaria e Turismo com faturamento 51,5% maior

Divulgação
No período acumulado de 12 meses, destacam-se Hotelaria e Turismo com faturamento 51,5% maior
No período acumulado de 12 meses, destacam-se Hotelaria e Turismo com faturamento 51,5% maior
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março deste ano, realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, demonstra que o setor permanece em ritmo de recuperação, atento aos desafios de um ambiente macroeconômico com inflação e juros em alta. O estudo apontou que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no primeiro trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões.

Na comparação com o 1T20, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%. Já quanto à receita das franquias no período acumulado de 12 meses, o crescimento foi ainda maior, com uma variação de 13,9% e um faturamento que avançou de R$ 165,530 bilhões para R$ 188,568 bilhões – um patamar equivalente ao período pré-pandemia. Este é o quarto trimestre seguido de alta do setor.

Ao analisarmos o desempenho dos segmentos no período acumulado de 12 meses, destacam-se Hotelaria e Turismo, em primeiro lugar, com faturamento 51,5% maior; Entretenimento e Lazer vem em segundo lugar, com 31% - ambos os segmentos demonstraram forte recuperação após a reabertura do comércio; Moda, em terceiro, com 21,0%; Alimentação – Comércio e Distribuição vem a seguir, com 14,5% de crescimento; Casa e Construção, com 13,9% e Alimentação – Foodservice, com 12,8%.

O balanço da ABF referente ao primeiro trimestre de 2022 indicou crescimento da receita em todos os 12 segmentos elencados pela entidade. Os que registraram melhor desempenho no faturamento do período foram Moda, com um crescimento de 13,5%, beneficiado pela retomado do trabalho e eventos presenciais e da consequente maior movimentação em shopping centers e outros locais de grande circulação de pessoas; Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 13,4%, e Casa e Construção, com 9,3% - estes dois mantendo o bom desempenho registrado mesmo durante a fase mais crítica da pandemia -, seguidos por Alimentação – Foodservice, com 9,1%, e Alimentação – Comércio e Distribuição, com 7%, também beneficiados com o arrefecimento das medidas de distanciamento social e a digitalização dos negócios.

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “completamos quatro trimestres consecutivos de crescimento, o que consolida uma curva robusta de recuperação. Além da melhora do quadro econômico geral, a gradual retomada das atividades presenciais tem se refletido de forma positiva no setor, principalmente nas atividades mais associadas aos pontos físicos de venda e experiências, mas as vendas digitais continuam a apresentar bom desempenho também, mostrando que as lições da pandemia com a digitalização de canais e processos se mantém. Creio que estamos caminhando para um ambiente de negócios cada vez mais híbrido, com uma forte interligação entre on e offline, o que pode abrir novos caminhos para o setor”.

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