66,4% dos brasileiros acham arriscado frequentar grandes eventos
A maioria destes acha arriscado ir para shows e só vai voltar a frequentar quando terminar a pandemia
Entre os dias 27 e 28 de dezembro, o Instituto Reclame Aqui realizou uma pesquisa virtual com cerca de 15 mil pessoas sobre a percepção dos brasileiros sobre os grandes eventos. 76,6% dos respondentes afirmaram que ainda não voltaram a frequentar shows e outros tipos de eventos. A grande maioria destes ainda acha arriscado ir para shows e só vai voltar a frequentar quando terminar a pandemia (66,4%). Já 22,5% disseram que ainda não surgiu nenhum evento que os interessasse.
Entre os 23,3% que já voltaram a frequentar grandes eventos, 63,6% foram em espaços abertos, ao ar livre, enquanto 36,4% frequentaram em casas de shows fechadas. Em relação aos protocolos sanitários nos locais, 30,2% afirmaram que havia uso obrigatório de máscara e 24,1% disseram que havia exigência de comprovante de vacina. Por conta das medidas, 54,2% afirmaram que se sentiram seguros e nem lembraram que havia mais pandemia.
Por outro lado, 45,8% ainda não se sentiram seguros e ficaram desconfortáveis no show/evento ao qual foram. Para estes, o problema foi que, eventualmente, as pessoas acabaram se aglomerando muito (49,8% dos respondentes). Já outros disseram que as pessoas não respeitaram a obrigatoriedade do uso de máscara (29,5%).
A pesquisa também quis saber sobre planos para ir em shows no futuro. 82,3%, por exemplo, dizem que não vão resgatar ingressos de shows cancelados ou adiados em 2020 e 2021. Já 17,7% vão fazer esse resgate. Sobre novos shows e eventos anunciados, 80,6% afirmam que não pretendem ir a nenhum. Destes, 57,1% dizem que só retornarão a eventos após o fim da pandemia e 24,1% disseram que não foi anunciado nenhum show de interesse.
Para os 19,4% que pretendem ir a novos eventos anunciados, 25,9% dizem que vão ao show de uma banda da qual gostam e 14,3% vão a festas de Revéillon. Grandes festivais não tiveram tanta adesão: 9,4% afirmaram que vão ao Rock in Rio e 4,3% vão ao Lollapalooza.