Do que os viajantes mais sentem falta nos hotéis? Leia agora
A pesquisa da Hotels.com revela aumento em número de reservas espontâneas após ano perdido para viagens
Um novo estudo global realizado pela Hotels.com revela que 87% das pessoas pretendem ser mais impulsivas do que nunca após as viagens canceladas, o tédio e o vazio que deram o tom de 2020. No Brasil, essa porcentagem sobe para quase 92%. O relatório The 2021 Upgrade mostrou como essa nova ânsia por espontaneidade terá um efeito cascata nos setores de hotelaria e viagens, à medida que os viajantes estão dizendo cada vez mais "sim" para as coisas.
Em escala global, 31% dos entrevistados estão apelidando 2020 de "o ano perdido" para viagens, levando mais de um terço (32%) a declarar que largaria tudo para viajar em 2021. Os dados de reservas da Hoteis.com confirmam essa tendência, com quase metade das reservas em junho de 2020 (quando as regras do lockdown suavizaram pela primeira vez) sendo feitas apenas três dias antes do dia da hospedagem.
Entre os brasileiros, 36% dos entrevistados revelaram que diriam "sim" para mais viagens de última hora e metade (50%) disse que investiria sem problemas em uma viagem de longa distância por apenas alguns dias, enquanto quase 30% afirmaram que não fariam plano nenhum para a viagem apenas para que a experiência possa ser a mais espontânea possível quando chegarem ao destino. Já outros 23% estão prontos para reservarem um hotel cinco estrelas para suas viagens em 2021.
"2020 foi o ano de ficar em casa, cancelar viagens e cometer gafes nas chamadas do Zoom. Uma coisa com a qual todos podemos concordar é que a monotonia do ano deu a todos o desejo de 'aproveitar a estada' quando fizermos as viagens que perdemos em 2020. Vimos que, quando as restrições de viagem diminuíram para muitos em julho e agosto de 2020, mais da metade das reservas foram feitas três dias ou menos antes da hospedagem, em comparação com 40% em 2019. As pessoas estão prontas para exercitar seus lados mais espontâneos, largando tudo no último minuto para relaxar em uma espreguiçadeira com uma taça de mimosa à beira da piscina e finalmente aproveitar aquele tempo com o qual estavam sonhando", disse a gerente sênior global de Comunicações da Hotels.com, Emma Tagg.
NOVAS EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS
Segundo a pesquisa, um quarto dos entrevistados disseram que a coisa que mais sentem falta nas viagens é poder ficar em um hotel incrível. Os brasileiros também desejam o #HotelLife, já que sentem falta de relaxar em um roupão felpudo (18%), da paz e tranquilidade (47%), do buffet de café da manhã (33%), do restaurante e bar do hotel (23%), pedir serviço de quarto (11%), ir à piscina (30%), do spa (20%) e da cama de hotel (16%). Quando questionados sobre quais novas experiências eles diriam "sim", os brasileiros disseram que se esbaldariam em um tratamento de spa (41%), em um restaurante de hotel uber-lux (27%) ou com um coquetel chique no bar (30%).Os viajantes também devem encontrar maneiras de "aproveitar a estada" o máximo que puderem, com 28% deles afirmando que reservariam espontaneamente um hotel chique para uma estada no fim de semana e 23% dizendo que aproveitariam uma estada no meio da semana para se hospedar em um bom hotel de sua cidade.
Os amantes de hotéis do mundo inteiro estão prontos para se comprometer com a espontaneidade, com 18% afirmando que largariam tudo para partir no mesmo dia se tivessem a oportunidade. A pesquisa também revelou o quanto as pessoas estão realmente dispostas a fazer o que tiver que ser feito para aproveitar suas férias e se hospedar em um hotel em 2021: os viajantes mais ansiosos afirmaram que abririam mão de álcool (32%), sexo (18%), redes sociais (24%) e até de comer arroz com feijão (19%) por um mês para poder fugir e ter a experiência de ficar em um bom hotel novamente.