Compras mobile sobem 60% e já passam dos US$ 40 bi no Brasil
Compras mobile já representam um quarto (25%) de todas as compras on-line
O mercado de compras on-line por meio de smartphones segue em forte ascensão no Brasil. Uma pesquisa do Paypal divulgada hoje revela que, no ano de 2017, um total de R$ 41,8 bilhões foram comercializados via compras mobile - alta de 60,7% contra os R$ 26 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior.
O salto foi consideravelmente maior que o aumento do numero total de compras on-line em qualquer plataforma - desktop, smartphones ou tablets. No mesmo período, o e-commerce gerou R$ 166,2 bilhões em vendas no Brasil, 21% a mais que os R$ 137,4 bilhões de 2016.
Ao fazer a conta, chega-se a conclusão de que pouco mais de um quarto (25,1%) de todos os gastos em compras on-line no Brasil já são feitos via smartphone.
Do total do gasto on-line no período de 12 meses, 62% foram em sites brasileiros, tanto por sites quanto por aplicativos; o restante divide-se entre marketplaces (16%), sites estrangeiros (13%) e via redes sociais (9%).
E NO TURISMO?
Vale lembrar que um recente estudo da Criteo, divulgado em agosto, apontou que os dispositivos móveis já são responsáveis por 60% das vendas de viagens; deles, 33% são via sotes mobile, e 27% em aplicativos - confira mais detalhes neste link.
MAIS DE UM SMARTPHONE POR PESSOA
O crescimento das compras via smartphones em 2017 é amparado pelo aumento similar do número deles no País. Em 2017, 47,7 milhões de aparelhos foram vendidos, de acordo com o IDC. Isso fez com que, em abril deste ano, o Brasil superasse a marca de um smartphone por habitante - segundo levantamento da FGV, 220 milhões de celulares do tipo estão ativos hoje no Brasil, mais que a população nacional, hoje em torno de 208 milhões, segundo dado mais recente do IBGE.
Se considerar ainda que cerca de 92% da população prefere navegar pelas redes sociais e fazer compras on-line pelo celular, e pronto: tem-se um ambiente propício para a ascensão meteórica nas compras mobile, confirmadas pelo estudo da Paypal.