Leonardo Ramos   |   07/05/2018 13:04

Países com e-visa emitem 49% mais vistos ao Brasil em abril

Austrália, Canadá, EUA e Japão apresentam alta na emissão do documento

A implementação do visto eletrônico para visitantes dos países selecionados ao Brasil continuou rendendo bons frutos em abril, após alcançar aumentos que chegaram a 87% (turistas estadunidenses) em março. Neste mês, a alta dos quatro países inclusos no sistema de e-visa (Austrália, Canadá, EUA e Japão) foi, em média, de 49%.

O destaque vai para os canadenses, com alta de 74,55% no número de emissões de visto: foram 1,4 mil, contra 837 no mesmo período do ano passado, pelo sistema tradicional. Foi o único mercado dos quatro, porém, que aumentou a taxa de alta em relação a março, quando havia sido de 47%.

Os Estados Unidos tiveram um aumento de 44,17% de emissões em abril de 2018 contra o mesmo mês do ano passado - foram 12,3 mil vistos eletrônicos, contra 8,5 mil em abril de 2017. Em março, a alta percentual foi quase o dobro, de 87%.

Seguem ainda a Austrália, com 1,4 mil e-visas, 52,23% a mais do que os 919 vistos emitidos em abril de 2017; e o Japão, onde o percentual de aumento no último mês foi de 25,04%, com 1,9 mil, contra 1,5 mil no período comparativo. No mês de março o aumento havia sido de 80% entre australianos, e 37% entre japoneses.

“Esses números reafirmam o nosso compromisso com as medidas que facilitam a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Quanto menos burocracia, mais visitantes viajarão para conhecer nossos atrativos, gerando divisas para o Brasil e empregos no País”, comemorou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz. Ele foi um dos articuladores para que o processo de análise e concessão de vistos para o Brasil fosse simplificado.

E-VISA X VISTOS TRADICIONAIS
Mesmo com a facilitação do e-visa, alguns viajantes dos quatro países ainda optam pelo visto tradicional, embora o percentual representado por eles seja pequeno em relação ao eletrônico - apenas japoneses optam mais pelo meio comum.

Em abril, o sistema eletrônico alcançou 96,74% dos vistos emitidos para os australianos; 79% dos canadenses; 74,56% dos estadunidenses e 40,08% dos japoneses.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.