Sebrae-RJ divulga perfil de turistas da Barra da Tijuca e Costa Verde
O Sebrae/RJ, em parceria com o RioCeptur realizou uma pesquisa inédita para conhecer o perfil do turista da Barra da Tijuca e da região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, durante a alta temporada 2017/2018.
O Sebrae-RJ, em parceria com o Rio Ceptur (Centro de Estudos do Rio Convention & Visitors Bureau), realizou uma pesquisa inédita para conhecer o perfil do turista da Barra da Tijuca e da região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, durante a alta temporada 2017/2018. Os dados auxiliarão os comerciantes a entenderem os hábitos e necessidades de seus clientes, melhorando a atratividade desses negócios.
BARRA DA TIJUCA
De acordo com os dados divulgados no estudo, a região é o principal destino do turista de congressos, eventos e negócios do Rio de Janeiro. Dentre os 400 entrevistados do mês de janeiro, somente 20% estavam no local pelo lazer e 1% visitava familiares. Os principais meios de hospedagem são hotéis e pousadas (89%), seguidos de casa de amigos (6%), casa alugada (3%) e camping (2%).
O levantamento mostrou também que 56% dos visitantes eram do sexo masculino e 44% do sexo feminino, a maioria na faixa etária dos 31 a 35 anos. A maioria dos indivíduos (83%) já estiveram no destino anteriormente, e a permanência média costuma ser de seis dias ou mais. Entre os principais mercados emissores do Brasil para a região está São Paulo e internacionalmente está a Argentina.
Para a coordenadora de Turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho, o estudo demonstra o importante papel da entidade no apoio a realização de projetos e ações que possam trazer maior atratividade e competitividade para os pequenos negócios da região.
COSTA VERDE
O Sebrae-RJ também entrevistou mais de 1.250 visitantes em Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande. Os estrangeiros representam aproximadamente 19% da demanda internacional em Paraty e na Ilha Grande e 8,65% em Angra dos Reis, sendo a Argentina o principal mercado emissor para a região.
BARRA DA TIJUCA
De acordo com os dados divulgados no estudo, a região é o principal destino do turista de congressos, eventos e negócios do Rio de Janeiro. Dentre os 400 entrevistados do mês de janeiro, somente 20% estavam no local pelo lazer e 1% visitava familiares. Os principais meios de hospedagem são hotéis e pousadas (89%), seguidos de casa de amigos (6%), casa alugada (3%) e camping (2%).
O levantamento mostrou também que 56% dos visitantes eram do sexo masculino e 44% do sexo feminino, a maioria na faixa etária dos 31 a 35 anos. A maioria dos indivíduos (83%) já estiveram no destino anteriormente, e a permanência média costuma ser de seis dias ou mais. Entre os principais mercados emissores do Brasil para a região está São Paulo e internacionalmente está a Argentina.
Para a coordenadora de Turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho, o estudo demonstra o importante papel da entidade no apoio a realização de projetos e ações que possam trazer maior atratividade e competitividade para os pequenos negócios da região.
COSTA VERDE
O Sebrae-RJ também entrevistou mais de 1.250 visitantes em Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande. Os estrangeiros representam aproximadamente 19% da demanda internacional em Paraty e na Ilha Grande e 8,65% em Angra dos Reis, sendo a Argentina o principal mercado emissor para a região.