Diretor da BWT Operadora aponta e analisa Tendências do Turismo para 2024
Gabriel Cordeiro fala do comportamento do consumidor que as agências e operadoras têm de atender
Diretor geral e sócio da BWT Operadora, o executivo Gabriel Cordeiro inicia 2024 com uma reflexão sobre as tendências do setor.
Sustentabilidade, crescimento sem resquícios de um mundo pandêmico e busca por autenticidade são alguns destaques do artigo de Cordeiro.
“A busca por experiências autênticas e sustentáveis, o protagonismo feminino nas decisões de viagem e a influência marcante das redes sociais são indícios claros das transformações em curso”, diz ele em trecho de suas reflexões.
Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Operadora
Confira a íntegra abaixo:
“Balanço e Perspectivas: reflexões para o Turismo em 2024
*Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Operadora
O ano de 2023 deixou definitivamente no passado os resquícios de um planeta em pandemia. O setor de Turismo, um dos que mais sofreram pelas restrições sanitárias, se recuperou e cresceu, resultado de uma demanda reprimida e de um mercado que se transformou.
Dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) estimam que essa indústria tenha fechado 2023 com um movimento de US$ 9,5 trilhões e 24 milhões de empregos gerados no mundo.
No Brasil, os números também comprovam o aquecimento do setor. A movimentação de passageiros nos aeroportos, por exemplo, superou, pela primeira vez em quatro anos, a marca de 100 milhões. De acordo com um recente relatório da Anac, com análise de janeiro a novembro de 2023, foram 83,5 milhões de passageiros domésticos e 19,1 milhões internacionais, totalizando 102,6 milhões de pessoas transportadas. Crescimento de 5,1% em relação ao fluxo total do ano de 2022.
Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o faturamento do Turismo na alta temporada 2023/2024 (novembro a fevereiro) deve chegar a R$ 155,87 bilhões. Um aumento de 5,6% comparado com ao mesmo período 2022/2023, quando o número chegou a R$ 147,56 bi, e o melhor número desde 2011.
Neste cenário otimista, algumas tendências despontam:
- a busca por destinos mais autênticos, personalizados e sustentáveis demonstra as mudanças no modo como viajamos.
- a ênfase na imersão cultural e em interações genuínas aponta para um mercado no qual o viajante busca não apenas destinos, mas narrativas significativas e experiências completas.
A última pesquisa do Instituto Qualibest revelou que as mulheres são maioria, quando o assunto é viajar. 61% delas pretendem conhecer um lugar novo nos próximos 12 meses. E a geração X, dos nascidos entre 1965 e 1981, é a faixa etária com mais intenções de investir em experiências fora de casa.
E quando o assunto é dinheiro, mesmo com as flutuações cambiais, instabilidade econômica, alta de preços e outros fatores econômicos locais e mundiais, o brasileiro está entre os povos que mais viajam. A pesquisa da Visa, “Tendências globais de vagem para 2024” revelou que apenas 2% dos entrevistados no Brasil pretendem reduzir as viagens no próximo ano.
Essa pesquisa, divulgada no final de novembro de 2023, traz também algumas tendências importantes, que não podem ser ignoradas pelos profissionais e empresas que atuam no setor. Uma delas é o poder das redes sociais em influenciar a decisão de compra. 22% dos brasileiros admitiram que optam por experiências de viagem recomendadas por influenciadores.
A consciência ambiental é outro fator importante para o consumidor: 71% dos entrevistados pelo levantamento da Visa afirmaram ter interesse em alternativas ecológicas e 31% se importam com hospedagens sustentáveis na hora de comprar um pacote de turismo.
Em resumo, o panorama de 2024 para o Turismo sinaliza um crescimento expressivo, dando continuidade aos números globais e nacionais de 2023. O setor tem-se mostrado resiliente diante das mudanças no comportamento do consumidor e das condições econômicas. O aumento no movimento dos aeroportos, o vigoroso desempenho da rede hoteleira e a significativa movimentação financeira corroboram a retomada robusta do Turismo.
No entanto, à medida em que celebramos essas conquistas, é crucial observar as tendências emergentes que moldarão o futuro do setor.
A busca por experiências autênticas e sustentáveis, o protagonismo feminino nas decisões de viagem e a influência marcante das redes sociais são indícios claros das transformações em curso.
Em 2024, a indústria do Turismo deve permanecer atenta a essas dinâmicas, buscando constantemente inovação e adaptação para atender às expectativas crescentes de um público cada vez mais consciente e exigente.”