Quais foram as boas notícias do Turismo em 2023? Veja algumas
Superamos a pandemia, investimos em produtos e capacitação...há muito o que comemorar
Ok, ok, ok. Para não parecer que só reclamamos, lançamos a lista dos 11 “não entendi” de 2023, mas aqui estão 13 ótimas notícias, para mostrar que o Turismo é sim a indústria do presente e do futuro, e que entramos 2024 com muita esperança. A lista faz parte de nossa Retrospectiva PANROTAS 2023. Confira clicando aqui ou leia no final deste artigo.
As boas notícias de 2023:
1 – Crescimento, crescimento, crescimento. Muito por causa dos altos preços, mas também por conta do desejo do viajante de voltar a viajar e de forma diferente. Os voos domésticos, no geral, retomaram (e já alcançamos 100 milhões de passageiros aéreos em novembro). A malha internacional está se recompondo. O corporativo quase chega aos 100% em relação a 2019 (em alguns casos, como nos dados Abracorp, já recuperaram). 2024 será um ano de colheita, acreditamos.
2 – Os grandes eventos do Turismo que se superaram este ano. Do Fórum PANROTAS à Abav Expo, do Festuris à WTM e ILTM Latin America, o olho no olho não foi substituído. E os eventos estão cada vez melhores, sejam eles regionais, ou nacionais. Para 2024, haverá novos eventos e estamos ansiosos para ver como se comportam.
3 – Uma nova Embratur. Sim, houve baixas no caminho, mas o time formado por Marcelo Freixo nos enche de esperança e alegria. Falta orçamento. Falta um Brasil presente nos quatro cantos do mundo. Mas com a liderança de Freixo podemos chegar lá.
4 – O Turismo tá on. Novas empresas, como a Smiles Viagens, os investimentos em novos voos, especialmente Latam e Azul, a chegada da Mondee ao Brasil (via Orinter e Interep), a volta da nova velha CVC, o ecossistema BeFly chega aos R$ 10 bilhões em vendas, 100 lojas da Azul Viagens... Quem investiu no Turismo e mirou nas oportunidades termina 2023 com um sorriso aberto para 2024.
5 – A volta das caras amigas do setor na nova velha CVC. Como disse Gustavo Paulusà PANROTAS: “a gente sabia o que tinha de ser feito.” Família Paulus de volta, executivos de renome no mercado... Back to the basic and beyond.
6 – Os prêmios mundiais recebidos pelas empresas brasileiras – da pontualidade da Latam e Azul aos hotéis da Belmond e o Rosewood nas listas de melhores do mundo. Também nossos destinos, como o Rio de Janeiro, e restaurantes, como a Casa do Porco, brilharam em listas globais. Da série, orgulho de ser brasileiro. Recursos naturais, hospitalidade, operações aéreas... Yes, we can.
7 – As lideranças em defesa do agenciamento de viagens em Brasília e no mercado em geral. Destaque para Magda Nassar, que deixou a presidência da Abav Nacional, e Marco Ferraz, o diplomata do Turismo brasileiro. Precisamos que essa força, essa articulação não sumam. Está na hora de uma entidade única em defesa do Turismo. Não é mesmo?
8 – O investimento em educação, capacitação e formação feito pelos players de luxo Latitudes, Matueté, Primetour e Teresa Perez. Que ideia excelente: investir em pessoas, que são o diferencial do segmento de luxo e do Turismo em geral. Que a iniciativa inspire outros setores.
9 – O reconhecimento dos profissionais de Turismo em iniciativas como os Melhores do Turismo e os 100+ Poderosos do Turismo, da PANROTAS, ou em premiações da AbavSP/Aviesp, os Top 10 dos fornecedores (como Luck Receptivo, Brocker, Azul Viagens, aéreas, operadoras, hotéis...), e o Prêmio Nacional de Turismo, do MTur. Reconheça seus pares, seus times, seus concorrentes. Se o Turismo vai bem, todos vamos bem. #SomosTodosTurismo.
10 – A volta de Milton Zuanazzi ao Ministério do Turismo. Uma cara conhecida, incansável, que vai tirar do papel vários projetos em 2024, como fez com o embrião do novo Salão do Turismo. O ministro Celso Sabino já começou acertando na volta de Zuanazzi.
11 – Steve Wozniak, co-fundador da Apple, na abertura da Abav Expo. Quem imaginaria um evento do Turismo com um palestrante tão renomado. E um auditório cheio no Rio de Janeiro. Uma aula de vida. E negócios. Parece simples, da forma como ele contou a sua história, mas sabemos que não. E isso nos inspirou enormemente.
12 – Um trem de alto padrão ligando alguns dos destinos favoritos do brasileiro na Flórida. Bem-vindo, Brightline. Nunca uma ligação ferroviária foi tão aguardada e o Brasil podia e deveria se inspirar e criar produtos como o Brightline.
13 – A volta dos voos para a África do Sul, com Latam e SAA. Esperadíssimos pelo trade, os voos para a África do Sul colocam o destino novamente ao alcance dos brasileiros com ligações diretas.
E para você? Quais foram as boas notícias de 2023? Sabemos que há muitas outras. Comentem aqui com as suas preferidas.
LEIA ABAIXO A RETROSPECTIVA PANROTAS 2023