Da Redação   |   28/10/2022 09:52
Atualizada em 28/10/2022 09:56

Artigo: Mundial é no Catar mas pode gerar oportunidades no Brasil

Gerente de Hospitalidade da Totvs, Cláudio Cordeiro fala sobre otimizar a Copa do Mundo em hotéis


Divulgação
Claudio Cordeiro é diretor de Hospitalidade da Totvs
Claudio Cordeiro é diretor de Hospitalidade da Totvs
Diretor da vertical de Hospitalidade da Totvs, Cláudio Cordeiro sugere um debate sobre as oportunidades geradas pela realização da Copa do Mundo, mesmo que a sede do torneio esteja a mais de 12 mil quilômetros de distância do Brasil. Para o executivo, que já executou funções estratégicas em hotéis brasileiros, os meios de hospedagem podem aproveitar o evento esportivo como um atrativo e gerador de receitas.

Para saber como, leia o artigo na íntegra a seguir:

A Copa é no Catar, mas também movimenta e traz oportunidades para o setor hoteleiro aqui no Brasil

O Catar está a quase 12 mil quilômetros de distância do Brasil, mas se engana quem pensa que a Copa do Mundo não trará impactos e, sobretudo, oportunidades para o setor de turismo e hospitalidade por aqui. Este ano, acompanhar os jogos da seleção brasileira in loco será algo ainda mais exclusivo do que já costuma ser em eventos globais deste porte: os custos somados de passagens, estadia (em casa alugada) e ingressos apenas para a primeira fase da competição não saem por menos do que R$ 25 mil por pessoa -- e podem facilmente ultrapassar os R$ 100 mil!

Por isso, enquanto os olhos do mundo estão voltados para o pequeno e rico país do Oriente Médio, os hoteleiros precisam planejar e executar ações para oferecer experiências inovadoras aos torcedores brasileiros, que querem festejar, mas não terão condições de viajar para o país-sede do mundial. E, desta vez, temos ainda mais pontos a nosso favor!

Em 2022, de maneira inédita, a Copa do Mundo será disputada no final do ano, entre os meses de novembro e dezembro, o que torna as possibilidades ainda maiores. Tanto por coincidir, em parte, com o período de férias escolares, que costuma ser bastante atrativo e movimentado para o setor; quanto pela Black Friday, que acontecerá apenas um dia antes da estreia da seleção brasileira, tornando-se uma data muito propícia para potencializar iniciativas e campanhas de vendas.

Um ponto positivo para aprimorar as ações especiais é o fato de que o segmento como um todo já vive uma forte recuperação. Segundo dados da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o setor faturou R$94 bilhões no primeiro semestre de 2022, volume 33,5% maior do que no mesmo período do ano passado. Este é um bom termômetro de que o momento é positivo para investimentos.

Mas, na prática, como aproveitar um evento em outro continente para impulsionar os negócios aqui no Brasil? Um dos pontos altos da Copa do Mundo é a reunião de famílias e amigos para acompanhar os jogos. Esta é uma grande oportunidade para trazer essas pessoas para assistir aos jogos em seu estabelecimento, isso porque os já tradicionais períodos de folga para assistir as partidas do Brasil ganham ainda mais flexibilidade com o crescimento do trabalho remoto, como vemos em 2022.

A maneira mais tradicional para atrair clientes durante o mundial é aproveitar a estrutura dos bares e restaurantes dos hotéis e pousadas para oferecer a oportunidade de acompanhar os jogos da seleção em uma experiência ainda mais interessante. No entanto, outros espaços, como salas de eventos e áreas de lazer também podem ser adaptadas para trazer o clima de Copa do Mundo tanto para os hóspedes, quanto para pacotes externos individuais e em grupo.

Outra oportunidade a ser explorada são os combos para um determinado número de dias ou fins de semana, aliando todo o lazer e diversão que o hotel oferece em conjunto com a transmissão dos jogos. Para isso, vale ficar atento ao calendário de jogos do Brasil -- e de outras seleções admiradas no mundial -- para pensar em atrativos, com gastronomia temática, decoração, festas, por exemplo.

Neste sentido, tecnologia e inteligência de dados podem ser importantes aliados para que o setor de hospitalidade aproveite ao máximo as oportunidades trazidas pelo mundial. Desde as soluções que ajudam a oferecer pacotes e ofertas em conjunto, no momento em que as reservas são feitas; passando por ferramentas de CRM, que traçam o perfil dos clientes e apontam possíveis hóspedes ou convidados para acompanhar os jogos no hotel; até ferramentas de marketing digital, que ativam e direcionam campanhas adequadas para cada grupo de potenciais clientes, atraindo o público-alvo e garantindo o máximo de aproveitamento da ocupação do hotel.

O uso de um pacote completo de tecnologia que inclui sistema de gestão, automação de vendas, relacionamento com consumidor, e-commerce e marketing hoteleiro permite toda a inteligência para identificar outras ativações para a Copa. Um exemplo de iniciativa que pode ser um bom atrativo em dias de jogos do Brasil é o late check out promocional, isso porque os três jogos da nossa seleção na primeira fase acontecem no período da tarde, e é bem positivo oferecer ao hóspede a possibilidade de ficar um pouco mais no hotel e já acompanhar o jogo.

Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser feito, mas na hora de colocar as ações em prática, é essencial ter em mãos tudo o que a tecnologia mais avançada para hospitalidade pode oferecer. Planejar as ações faz parte do aquecimento e colocar as ações de marketing em ação já é bola rolando. O que não se pode fazer é deixar tudo para os 45 do segundo tempo e correr o risco de perder oportunidades valiosas.

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