Karina Cedeño   |   09/09/2022 15:43
Atualizada em 11/09/2022 19:05

EUA: vistos têm sido negados com mais frequência, diz especialista

Para especialista, esperar um cenário mais positivo para solicitar o visto pode ser a melhor alternativa


Divulgação
Mesmo com todos os requisitos preenchidos, a possibilidade de ter a solicitação negada é uma realidade
Mesmo com todos os requisitos preenchidos, a possibilidade de ter a solicitação negada é uma realidade
Vistos para os Estados Unidos, sejam eles para estudantes, turistas ou trabalhadores, têm sido negados com mais frequência nos últimos meses, de acordo com a sócia e advogada americana da Lee Toledo PLLC, Kris Lee, que tem mais de 30 anos de prática jurídica.

Mesmo com todos os requisitos preenchidos, a possibilidade de ter a solicitação negada é uma realidade, segundo Kris. “É uma deliberação exclusiva do agente da imigração e, em algumas situações, eles interpretam que o solicitante não tem vínculos que os façam retornar ao Brasil, levantando a suspeita de que esse imigrante possa tentar permanecer nos Estados Unidos mesmo após o período de expiração do visto. Essa é uma das principais preocupações dos agentes consulares e algo que eles sempre levam em consideração durante a entrevista”, revela a advogada.

Diante dessa situação, o auxílio de um especialista é a melhor solução, aponta a advogada. “Caso a negativa aconteça por suspeita de um possível overstay, sugiro que o solicitante converse com um advogado especialista em imigração, pois ele vai tentar entender por que o visto foi negado e agir a partir dessas informações”, alerta a especialista.

Divulgação
Kris Lee
Kris Lee
Embora não existam números que confirmem a informação, a sócia da Lee Toledo PLLC acredita que o número de negativas realmente cresceu nos últimos meses. “Presenciei casos de pessoas que preenchiam todos os requisitos para a aprovação, como imposto de renda em dia, patrimônio relativamente acima da média, empresa estabilizada no Brasil e, mesmo assim, tiveram suas solicitações negadas. É uma deliberação dos agentes consulares e não sabemos o porquê desse aumento nas negativas”, lamenta.

Para Kris Lee, esperar um cenário mais positivo para solicitar o visto pode ser a melhor alternativa nesse momento. “Eu recomendo que as pessoas só solicitem o visto quando realmente tiverem estrutura para fazer a aplicação pois, se o visto for negado, isso ficará registrado, dificultando a aprovação de um novo pedido no futuro”, comenta.

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO
Receber uma negativa na solicitação do visto para os Estados Unidos certamente é um balde de água fria e dificulta a vida de brasileiros que têm a intenção de realizar uma viagem ao país. Porém, é importante lembrar que essa situação não impossibilita o solicitante de receber a autorização de entrada em outros destinos.

“Muitas pessoas realmente querem sair do Brasil devido à instabilidade econômica que o País enfrenta. E os EUA, na maioria dos casos, são a principal escolha de destino dos brasileiros em busca de trabalho. No entanto, no caso de uma negativa, existem outros países que precisam de mão de obra e esses trabalhadores podem ser bem-vindos. É válido olhar o panorama de maneira positiva”, pontua Kris.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados