Da Redação   |   15/07/2022 16:25
Atualizada em 18/07/2022 09:32

Sindepat comemora 19 anos de atuação; leia o artigo

Os presidentes do Sindepat realizaram um panorama da atuação da entidade e o que há por vir


Divulgação/Sindepat
Carolina Negri e Murilo Pascoal, do Sindepat
Carolina Negri e Murilo Pascoal, do Sindepat
O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) completará 19 de anos de atuação neste domingo (17). Desde sua fundação, o objetivo da entidade é ser uma referência de parques e atrações turísticas, além de proporcionar mais competitividade aos players do nosso país e promover, por meio do Sindepat Summit, trocas de experiências e apresentação de novidades do mercado.

A presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri, e o presidente do Conselho do Sindepat, Murilo Pascoal, fizeram um panorama sobre todas as ações implementadas pela entidade nesses anos e o que ainda há para ser posto em prática. Confira na íntegra:

*Sindepat completa 19 anos

Neste domingo, dia 17, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, o Sindepat, completa 19 anos com sua missão e propósitos mais claros do que nunca: ser a entidade referência de parques e atrações turísticas que trabalha há quase duas décadas pelo estabelecimento de bases sólidas para o contínuo e saudável crescimento de nosso setor no Brasil.

Temos muito a comemorar e, a principal prova disso, está no pujante desenvolvimento do setor que, no último semestre, ganhou um novo parque aquático, no interior de São Paulo, um novo parque temático em Pomerode, no interior de Santa Catarina, e uma série de atrações pelo País afora, como novos bondinhos turísticos, passarelas de vidro, rodas-gigantes e museus dedicados ao entretenimento e à diversão. Em paralelo, observamos um movimento nacional de valorização do nosso patrimônio natural, com diversas concessões de parques naturais ocorrendo nas três esferas governamentais, o que permite que conservação e visitação caminhem em total sinergia, respeito e responsabilidade.

Como associação, comemoramos a chegada de cada novo player como uma conquista do trabalho iniciado há 19 anos por um grupo de empresários que, muito antes dos debates em torno da criação de ecossistemas no mundo dos negócios, entendeu que a cooperação era a melhor forma de crescer – que “o sucesso de um, é o sucesso de todos”, nas palavras de nosso presidente-fundador, Marcelo Gutglas.

Não por acaso, o Sindepat comemora 19 anos no mesmo ano em que o Ministério do Turismo do Brasil chega à mesma idade. Foi em 2003, com a criação do MTur, que um pequeno e decidido grupo de empresários, liderado por Alain Baldacci, atual CEO do Wet'n Wild São Paulo, e formado por ícones como Beto Carrero, Mauricio de Sousa e o próprio Marcelo Gutglas foram a Brasília apresentar o setor ao primeiro ministro exclusivamente de Turismo que o Brasil tinha.

Conhecida como a “Caravana Histórica”, essa visita a Brasília tinha o propósito de mostrar aos executivos do recém-criado Ministério do Turismo e aos parlamentares do Congresso Nacional a importância econômica do setor. Mais do que isso, os empresários chegavam com a proposta de categorizar as diversas atividades dentro do universo de entretenimento, fixando alíquotas do Imposto Sobre Serviços (ISS) de acordo com o ramo de atuação de cada empresa. À época, havia proposta do novo governo de alíquota de 10% no ISS do setor, algo que inviabilizaria a operação dos empreendimentos estabelecidos e impediria a chegada de novos parques e atrações. A garantia da criação de uma alíquota entre 2% e 5% para o setor, por parte do Governo Federal, foi fundamental para a viabilização do setor.

Nestes 19 anos, muitas foram as conquistas. Das mais recentes, como a inclusão do setor no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e Turismo (PERSE), que nos permitiu ganhar fôlego para atravessar a pandemia de Covid-19, à histórica conquista da isenção do Imposto de Importação de equipamentos no âmbito Mercosul, em outubro de 2019, dando mais condições de competitividade aos players brasileiros, pois além deste imposto não onerar os parques e complexos turísticos no mundo, o mesmo não fazia sentido por aqui, uma vez que não temos fabricação nacional destes equipamentos. Criamos também o principal evento do setor, o Sindepat Summit, realizado anualmente com o firme propósito de trocar experiências, melhores práticas e apresentar as novidades de fornecedores internacionais e brasileiros a nosso mercado, sempre destacando a relevância dos parques e atrações no Turismo do Brasil.

Trabalhamos em um setor cuja prestação de serviço é gerar emoção e alegria nas pessoas. Na crise, ampliamos e fortalecemos nossos vínculos de solidariedade, que já existiam antes dela. Em abril, realizamos a 11ª edição do Dia Nacional da Alegria, data em que nossos parques abrem suas portas gratuitamente para milhares de crianças em condição de vulnerabilidade social. Em dezembro próximo, teremos a 12ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações, quando nossos associados recebem pessoas com deficiências para um dia de muita diversão, trazendo à tona o fundamental debate sobre acessibilidade e inclusão.

Somos totalmente conscientes de que há muito trabalho a ser feito para que o Brasil desenvolva de modo estruturado seu Turismo doméstico e ocupe o protagonismo que merece no cenário internacional de Turismo. Nossos parques e atrações têm papel fundamental nisso, como âncoras do desenvolvimento turístico e podem ser um dos principais fatores para o tão sonhado crescimento do número de visitantes internacionais no Brasil. Nesses 19 anos, o Sindepat cresceu junto com o setor. E é isso que esperamos para todos os próximos aniversários.


*Escrito por Carolina Negri e Murilo Pascoal

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados