Miguel Falabella encerra Fórum PANROTAS com reflexões sobre a vida
O ator fez o público se emocionar em meio a risadas e reflexões comportamentais

Para ele, memórias nos ajudam a viver com mais sabedoria e, se acompanhadas de emoção, ajudam a tornar a vida mais fácil. “Ultimamente estou me apresentando com a palavra felicidade. Talvez, não a felicidade, mas a busca por felicidade. A busca pela felicidade é o bem mais distribuído que há no planeta. Felicidade tem tudo a ver com filosofia, o amor pela sabedoria e por conhecer, e o amor por entender quem você é, que espaço você ocupa no planeta e o que você pretende fazer”, disse.
O ator, roteirista e apresentador trouxe recordações da carreira, dizendo que após 38 anos foi demitido da última emissora na qual trabalhou e depois precisou se reinventar. A inspiração para essa nova jornada se deu no seu avô, que viveu durante as guerras do século 1920 e, ainda sim, dizia que valeu a pena passar por tudo que houve. Segundo Falabella, seu avô foi um homem que se reinventou a vida inteira e ele seguiu o exemplo. Assim, o ator inventou a receita do “bem viver”, criando dez ingredientes para viver a vida com mais leveza e sabedoria.
“O primeiro se baseia na poesia, que anda tão esquecida hoje em dia. Uma vida sem metáforas, é uma vida sem significados. Com as metáforas, a vida é mais produtiva e interessante, até economicamente melhor. É fundamental ter um olhar poético para as pessoas e a vida”, afirmou o ator.
O segundo ingrediente da receita de Falabella é a comunicabilidade, na qual se olha para o outro com empatia, fazendo o exercício de se colocar no lugar da outra pessoa. Ele exemplifica com uma situação pessoal, na qual dirige espetáculos que envolvem mais de 100 pessoas e se faz necessário falar a língua de cada um especificamente, sem ser tirânico.
Já o terceiro fator consiste na disciplina e ainda pontua que a disciplina é libertária. “Eu devo esse aprendizado a Claudia Raia, porque ela sempre foi muito disciplinada, talvez, pelo fato de ela ser bailarina. Então, ela me ensinou que a disciplina é maravilhosa, facilitadora e libertária”, disse.
Além disso, no quarto ingrediente, a adaptabilidade se faz protagonista na lista do ator. “Hoje em dia a adaptabilidade não pode faltar, porque o mundo muda com muita rapidez e temos de nos adaptar às novas situações que surgem", analisou Miguel.
Entre o restante dos ingredientes, como praticidade, agendamento interno, originalidade, pertencimento, persistência e generosidade, Falabella fez o público se emocionar em meio a risadas, além de provocar reflexões comportamentais sobre a relação entre sonhos e vida, no âmbito social e profissional.
O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.