Análise: da quebra da Soletur à ebulição da CVC, 20 anos depois
Duas décadas de transformação: no editorial da Revista PANROTAS desta semana
"Operadoras, consolidadoras, novos players... o mercado de Turismo é outro desde 2001, quando a Soletur fechou, quando os agentes de viagens começaram a receber comissão menor das aéreas, quando a internet, depois da bolha do ano 2000, mostrou a que veio e deu armas para fornecedores de todas as indústrias mudarem seus negócios, quando ainda existia Varig, Vasp e Transbrasil, quando ainda não havia redes sociais... São apenas 20 anos, mas parece um século atrás", diz um trecho do editorial da Revista PANROTAS 1.458, que circula nesta semana.
O editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, viaja por duas décadas, desde 2001, com o fechamento da internacionalizada e (à época) inovadora Soletur, cujo fundador faleceu recentemente, a 2021, com... esta atual crise que há quase um ano nos obrigou a transformar hábitos e repensar modelos negócios. A maior empresa de Turismo do Brasil, por exemplo, está consideravelmente repaginada. E é basicamente sobre esta transformação, de uma CVC Corp sem os líderes antigos e com mudança na distribuição de marcas, que a análise do editorial é apoiada.
Leia o texto Marcas do Turismo nesta edição da Revista PANROTAS: