A virada de século e do Turismo brasileiro: 1990
A década que antecedeu a última mudança de século foi um período de virada na história do Brasil e do mundo. E isso valeu também para o Turismo
A década que antecedeu a última mudança de século foi um período de virada na história do Brasil e do mundo. E isso valeu também para o Turismo. Paralelamente ao fim simbólico da Guerra Fria e à queda do Muro de Berlim, que ampliavam os horizontes dos viajantes pelo mundo, a realidade brasileira mostrava a preocupação com a economia nacional e o retorno das gestões presidenciais eleitas democraticamente. No cenário do Turismo, a chegada de companhias internacionais e a derrocada de outras que haviam sido criadas por aqui abriram uma sequência de anos com mudanças nos rumos desse mercado.
Já no início da década, o panorama da aviação quase que monopolizou o noticiário. A American Airlines voltou a operar por aqui, onde está até hoje, e, no final de 1991, a PanAm decretou falência. Concomitantemente, Transbrasil e Vasp voltaram à gestão privada num contexto de aumento de concorrência, queda de preços e guerra tarifária. Céu de brigadeiro mesmo, apenas para a Tam que utilizou o período, sobretudo o começo da década, para reforçar sua imagem de zelo pelo bom serviço prestado voando de Fokker 100.
As alianças enriqueceram a trama da época estabelecendo um novo tipo de concorrência com ares de globalização. Em 1997 chegou a Star Alliance e em 1999 o nome Oneworld começou a aparecer.
No mesmo período, outra mudança, dessa vez feita em terra e mais silenciosa, chegou para revolucionar o mercado de viagens. Lançada para o público consumidor em 1994 e com planos à venda 1996, pela Embratel, a internet viveu sua era 1 no Brasil nos anos 1990. E, já no final da década, virou ferramenta forte na mão das agências de viagens com o turismonet.com.br criado pela PANROTAS com parceria da Universo Online e Voxel Informática. De maneira prática, a página, que em 2000 passou a ser o site da PANROTAS, que hoje é um portal, procurava canalizar para os agentes os leads para o fechamento de negócios.
Aviação e internet foram, entretanto, alguns dos temas mais relevantes de uma década marcada por mudanças. Outros detalhes desse período estão na Revista PANROTAS 1399, em versão digital a seguir.
Já no início da década, o panorama da aviação quase que monopolizou o noticiário. A American Airlines voltou a operar por aqui, onde está até hoje, e, no final de 1991, a PanAm decretou falência. Concomitantemente, Transbrasil e Vasp voltaram à gestão privada num contexto de aumento de concorrência, queda de preços e guerra tarifária. Céu de brigadeiro mesmo, apenas para a Tam que utilizou o período, sobretudo o começo da década, para reforçar sua imagem de zelo pelo bom serviço prestado voando de Fokker 100.
As alianças enriqueceram a trama da época estabelecendo um novo tipo de concorrência com ares de globalização. Em 1997 chegou a Star Alliance e em 1999 o nome Oneworld começou a aparecer.
No mesmo período, outra mudança, dessa vez feita em terra e mais silenciosa, chegou para revolucionar o mercado de viagens. Lançada para o público consumidor em 1994 e com planos à venda 1996, pela Embratel, a internet viveu sua era 1 no Brasil nos anos 1990. E, já no final da década, virou ferramenta forte na mão das agências de viagens com o turismonet.com.br criado pela PANROTAS com parceria da Universo Online e Voxel Informática. De maneira prática, a página, que em 2000 passou a ser o site da PANROTAS, que hoje é um portal, procurava canalizar para os agentes os leads para o fechamento de negócios.
Aviação e internet foram, entretanto, alguns dos temas mais relevantes de uma década marcada por mudanças. Outros detalhes desse período estão na Revista PANROTAS 1399, em versão digital a seguir.