Pedro Menezes   |   31/03/2025 14:18
Atualizada em 31/03/2025 15:29

Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens, rebate declarações de Aroldo Schultz; veja comunicado

Segundo CEO da TZ Viagens, declarações de Schultz não têm qualquer respaldo jurídico ou documental


Divulgação
Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens<br/>
Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens

A TZ Viagens, por meio de seu CEO e fundador Paulo Manuel, veio a público prestar esclarecimentos a respeito de alegações de Aroldo Schultz, presidente do Grupo Schultz, durante a convenção de vendas promovida pela empresa entre os dias 28 e 30 de março, em Curitiba.

Na ocasião, Aroldo Schultz deu a sua versão sobre o rompimento das empresas, o que envolve uma disputa com direito a acusações graves. Em meio a este embate, a notícia é de que a TZ Viagens informou aos seus associados que todas as empresas do Grupo Schultz não são mais fornecedores homologados pela TZ Viagens.

"As declarações proferidas pelo Sr. Aroldo Schultz geraram interpretações distorcidas e infundadas sobre a constituição da empresa, sua estrutura societária e atos de gestão"

Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens

Comunicado na íntegra da TZ Viagens

A TZ Viagens, por meio de seu CEO e fundador Paulo Manuel, vem a público prestar esclarecimentos a respeito de alegações veiculadas na mídia e em eventos do setor, especialmente durante a convenção promovida pelo Grupo Schultz, entre os dias 28 e 30 de março, em Curitiba. As declarações proferidas pelo Sr. Aroldo Schultz geraram interpretações distorcidas e infundadas sobre a constituição da empresa, sua estrutura societária e atos de gestão.

Origem e liderança da rede TZ Viagens

A criação da TZ Viagens como rede de franquias é fruto de uma iniciativa estruturada e liderada por Paulo Manuel, idealizador do modelo de negócio e responsável direto pelo desenvolvimento e expansão da marca. O Sr. Aroldo Schultz participou como sócio de capital, sem envolvimento na concepção ou operação da estrutura de franquia.

Desde 2022, Paulo Manuel figura como sócio majoritário da franqueadora, conforme registrado em quatro alterações contratuais sucessivas, todas devidamente homologadas perante as Juntas Comerciais de São Paulo e Paraná. A regularidade jurídica é absoluta e documentada.

Sobre as alegações e ações judiciais em curso

As declarações do Sr. Aroldo Schultz, sugerindo irregularidades tributárias ou societárias, não têm qualquer respaldo jurídico ou documental. A TZ Viagens sempre esteve, durante todo o período que Paulo Manuel se encontra como sócio majoritário, enquadrada no regime Lucro Presumido, e todas as obrigações fiscais e societárias foram cumpridas de forma rigorosa.

Mais grave, há registro de subtração indevida de R$ 1.300.000,00 do caixa da franqueadora para conta pessoal do Sr. Aroldo Schultz, sem qualquer respaldo contratual, configurando não apenas uma grave violação aos princípios da legalidade, boa-fé e ética empresarial, mas também um ato lesivo ao patrimônio da empresa e aos interesses dos franqueados. A gravidade da conduta foi reconhecida judicialmente, com o bloqueio dos bens do Sr. Aroldo em processo em curso no estado de São Paulo. Além disso, a Justiça do Paraná já ratificou a ilegalidade da subtração tanto em primeira quanto em segunda instância, reforçando a consistência das decisões e a materialidade dos indícios de má gestão e apropriação indevida de recursos.

Paulo enviou uma imagem que comprova que a TZ Viagens LTDA está no regime tributário de lucro presumido
Paulo enviou uma imagem que comprova que a TZ Viagens LTDA está no regime tributário de lucro presumido

Apesar dos bloqueios judiciais, em recente manifestação ao juízo, Aroldo insiste em não restituir os valores ao caixa da empresa, requerendo que os recursos transferidos ilegalmente para sua conta bancária pessoal apenas permaneçam depositados em juízo. Tal postura revela não apenas uma grave confusão entre pessoa física e jurídica, como também um evidente desprezo pela estrutura legal da empresa e sua função social. Essa postura indica uma tentativa de manter a empresa refém e desprovida de recursos essenciais, uma conduta que coloca seus interesses pessoais acima do interesse coletivo e da saúde financeira da organização.

Esclarecimentos adicionais

  • São falsas as declarações do Sr. Aroldo no sentido de que teria informado a empresa TZ Viagens sobre as dificuldades financeiras da empresa ViagensPromo. Não há qualquer registro formal, comunicação documental ou evidência que comprove a alegada ciência ou anuência da franqueadora, sendo, portanto, infundadas e destituídas de veracidade;
  • A gestão da TZ Viagens segue pautada pela transparência, profissionalismo e foco na governança responsável;
  • O Sr. Aroldo, ao longo de sua participação societária, demonstrou desinteresse reiterado no desenvolvimento da rede, agindo em prol de interesses comerciais paralelos de suas demais empresas;
  • O modelo multimarcas, responsável por fortalecer a TZ Viagens como a maior rede de agência de Viagens em franquias multimarcas do turismo brasileiro, sempre foi motivo de grande desconforto e incômodo por parte do Sr. Aroldo, que reiteradamente manifestava insatisfação por entender que as franquias deveriam envidar maiores esforços e conferir valorização superior às empresas Schulz em suas atividades comerciais.

Diante do cenário, Paulo Manuel adotou todas as medidas legais cabíveis para assegurar a integridade da franqueadora e proteger sua rede de mais de 290 agências, com projeção de ultrapassar 350 unidades até o final de 2025.

Reconhecimento e Compromisso com a Rede

A TZ Viagens mantém firme seu propósito de apoio ao empreendedorismo assistido, e acaba de receber:

  • Selo de Excelência em Franchising 2025, concedido pela ABF;
  • Prêmio TOP MSC, pelo desempenho na comercialização de seguros de viagem.

Palavra final

“Reafirmamos nosso compromisso com a verdade, com a ética e com a excelência na condução dos negócios. A TZ Viagens continuará sua trajetória sólida, baseada em valores, foco no cliente e responsabilidade com cada franqueado, no maior projeto de empreendedorismo assistido do franchising multimarcas do turismo brasileiro”, declara Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens.

A franqueadora se coloca à disposição da imprensa, dos parceiros e do público para esclarecimentos adicionais, inclusive com a disponibilização de documentos comprobatórios, sempre que necessário.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados