Rodrigo Vieira   |   13/03/2025 12:13
Atualizada em 13/03/2025 12:29

Em crise, ViagensPromo dá opção de cancelamento de parcelas futuras aos agentes de viagens

Comunicados da operadora e do grupo Unav oferecem os caminhos para agentes impactados


A ViagensPromo emitiu um comunicado oficial ao mercado, por meio do qual reconhece uma instabilidade no fluxo operacional e financeiro e aponta os caminhos para que os agentes de viagens, fornecedores e viajantes resolvam suas situações. Segundo a operadora, que assina o comunicado com o escritório de advocacia Ablaw, uma força-tarefa está em curso para resolver as questões mais urgentes.

Dezenas de agentes de viagens entram em contato com a PANROTAS nos últimos dias apontando dificuldades de contato com a operadora e preocupação com reservas futuras. Passado o carnaval, aumentaram, nesta semana, as queixas sobre reservas em curso, como por exemplo viajantes barrados no balcão do hotel devido a reservas sem efetuação de pagamento. Muitos agentes tendo de arcar com o pagamento, para que seus hóspedes ingressassem nos hotéis. E com a esperança de um reembolso futuro pela operadora.

Grupo formado por mais de 1,3 mil agências de viagens e um dos principais parceiros da ViagensPromo, a Unav, por meio de sua diretoria, se encontrou com Renato Kido na sede da operadora e admitiu que a empresa não dispõe de recursos financeiros para honrar reservas com embarques futuros que ainda não foram quitados. Segundo o grupo dirigido pela CEO Ines Melo, não há confirmação sobre o pagamento dos fretamentos deste final de semana e nem dos próximos. Também não há previsão para reembolsos e comissões vencidas.

No mesmo comunicado, a Unav aponta que a ViagensPromo oferece duas opções às agências de viagens:

  • solicitar o cancelamento das parcelas futuras, com estorno conforme o meio de pagamento,
  • ou aguardar a recuperação financeira.
  • Não há previsão para reembolsos ou pagamento de comissões vencidas. A empresa segue em busca de soluções e atualizará o mercado caso haja avanços.

A PANROTAS tenta contato com a ViagensPromo mas por ora não obteve outra resposta que não fosse o comunicado oficial. Esse espaço está aberto para a manifestação de todas as partes.

A CVC Corp emitiu há pouco um comunicado colocando seus canais à disposição para ajudar os agentes de viagens com problemas de embarque de seus passageiros. Diversas redes hoteleiras também estão enviando comunicados ao mercado dizendo que cancelaram qualquer relação comercial com a VP.

Leia o comunicado da Unav

"Dia 12 de março, Ines [Melo, CEO da Unav] e Duda [Slud, diretor da Unav] estiveram na sede da ViagensPromo em reunião com Renato Kido [CEO da operadora] para entender melhor a atual situação da empresa.

Kido nos informou que a ViagensPromo enfrenta desafios financeiros e, no momento, não dispõe de recursos para honrar as reservas com embarques futuros que ainda não foram quitados. No entanto, ele e sua equipe estão em reuniões diárias com instituições financeiras na busca por uma solução que permita reverter esse cenário.

Diante dessa situação, gostaríamos de compartilhar as opções que a VP disponibilizou para as agências:

  1. Solicitação de cancelamento das parcelas futuras – Caso os pagamentos tenham sido feitos via cartão de crédito ou boleto bancário, é possível solicitar o cancelamento das parcelas ainda não vencidas. O estorno seguirá os prazos do meio de pagamento utilizado e será feito diretamente ao pagador. Até o momento, não há previsão para o reembolso de valores já pagos.
  2. Aguardar a recuperação financeira da empresa – Optando por essa alternativa, a agência mantém a expectativa de que a VP consiga regularizar seus compromissos.
  • Para aqueles que decidirem pelo cancelamento das parcelas futuras, recomendamos um cuidado especial na verificação dos serviços de cada reserva antes de fazer a solicitação. Se, por exemplo, a parte aérea já estiver emitida, pode ser mais interessante manter o aéreo e buscar alternativas para a parte terrestre.
  • O pedido de cancelamento deve ser enviado para posvenda@viagenspromo.com, sempre informando o(s) número(s) do(s) ID(s) e o CNPJ da agência. Ao redigir os e-mails, pedimos atenção para evitar equívocos, como a confusão entre cancelamento de viagem ou serviço e cancelamento de pagamento.
  • No caso de circuitos, é possível solicitar o cancelamento do pagamento de parcelas futuras e a transferência da reserva para a operadora de sua preferência.
  • Atenção: Até o momento, não há confirmação sobre o pagamento dos fretamentos deste final de semana e nem dos próximos. Também não há previsão para reembolsos e comissões vencidas.

Sabemos que esse momento exige atenção e cautela, e estamos acompanhando de perto a situação. A ViagensPromo nos informou que essa condição pode mudar a qualquer momento, caso uma linha de financiamento seja aprovada. Se houver qualquer novidade, informaremos vocês imediatamente."

Leia o comunicado da ViagensPromo

"Ao longo de sua trajetória no setor de Turismo, a ViagensPromo construiu uma reputação sólida, pautada pela excelência, comprometimento e segurança na prestação de serviços. A credibilidade da empresa foi consolidada por meio da transparência, da eficiência operacional e do respeito incondicional a cada cliente e parceiro que confia em sua atuação.

Diante deste cenário desafiador, a ViagensPromo vem por meio deste comunicado reafirmar seu compromisso inabalável em garantir que cada demanda seja tratada com a seriedade e a urgência que a situação exige, assegurando suporte ágil e eficaz a todos os impactados.

Para mitigar as consequências causadas pela instabilidade no fluxo operacional e financeiro, a ViagensPromo reuniu empresas especializadas em reestruturação. A prioridade da equipe neste momento é catalogar e individualizar cada caso, garantindo um atendimento direcionado e priorizando as situações mais urgentes em ordem cronológica.

O CEO da empresa, Renato Kido, está conduzindo pessoalmente esta operação, garantindo que todas as medidas necessárias sejam implementadas com máxima eficiência. A empresa reafirma seu compromisso com a responsabilidade assumida e seguirá atuando de forma incansável até que a normalidade seja plenamente restabelecida.

Oportunamente, a empresa disponibiliza um canal exclusivo da Ouvidoria ViagensPromo para centralizar as solicitações e garantir um atendimento mais ágil e eficiente. Para registrar sua demanda, entre em contato pelo WhatsApp 11 5194-3155, e a equipe responderá o mais rápido possível.

Atenciosamente,

RENATO KIDO

CEO ViagensPromo

EQUIPE ABLAW ADVOCACIA

Núcleo de Resolução Estratégica"

E o FIDC?

Em outubro do ano passado, a FaturePag prometeu o lançamento de um FIDC – Fundo de Investimento de Direitos Creditórios dedicado ao setor de Turismo. A fintech, que tem a ViagensPromo como parceira na indústria, assegurou que o fundo seria lançado em até 60 dias: início de dezembro. Ou seja, como confirmado pelos líderes da FaturePag e da ViagensPromo, um montante estaria disponível para viabilizar os planos de crescimento da operadora.

O CEO da FaturePag, Alan Barros, há cerca três semanas ao Portal PANROTAS, alegou que o prazo não foi cumprido devido à conjuntura econômica global, mas garantiu que o mercado teria, dali a alguns dias, "uma surpresa boa", que o FIDC ainda está em pé e sendo estruturado. O executivo ainda afirmou que só soube da crise da ViagensPromo pela imprensa que se afirmou perplexo com a "falta de união do Turismo".

Na ocasião, ele prometeu o FIDC para março. Alan Barros está sendo procurado pelo Portal PANROTAS nesta semana, e tão logo a reportagem obtenha resposta, atualizará esta notícia.

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