Alinhada com sua aérea, Azul Viagens avança em expansão internacional
Foco da operadora é a experiência do cliente, além de voos dedicados e novos destinos na Europa

CURAÇAO - A Azul Viagens tem ampliado suas apostas no mercado internacional ao explorar destinos e oferecer experiências diferenciadas aos clientes. Segundo o gerente de Produtos Internacionais da Azul Linhas Aéreas, Phelipe Toledo, essa estratégia exige um olhar específico para os desafios e oportunidades que o segmento internacional apresenta.
"A Azul já tem uma marca desenvolvida no mercado nacional, mas é uma estratégia bem diferente do internacional em vários aspectos: no modelo de trabalhar, em relação a produtos, um momento de mercado, um desafio de comunicação, precificação, estratégia, etc", explica.

O case de Curaçao para Azul Viagens
Dentro desse planejamento, Curaçao surge como um destino estratégico para a operadora da Azul Linhas Aéreas, tanto que a companhia escolheu o local para realizar o evento Agente Tá On – Por Esse Céu Azul de Prêmios, iniciativa que premia os agentes campeões de vendas com uma viagem, sucedida de uma cerimônia de premiação no local.
"A proposta do Agente Tá On vai além de oferecer voos diretos, envolvendo também a capacitação da estrutura turística local. A gente ajuda a desenvolver mercado, profissionalizar a estrutura, capacitar receptivo, hotel. Uma coisa acaba impactando positivamente na outra"
Phelipe Toledo, gerente de Produtos Internacionais da Azul Linhas Aéreas
Fort Lauderdale na mesma rota de Curaçao

A companhia, que já opera o trecho entre Belo Horizonte e Willemstad, recentemente passou a realizar voos diretos entre Fort Lauderdale e Curaçao. Para Toledo, esse acréscimo fortalece a proposta de experiência diferenciada que a Azul Viagens tem buscado proporcionar aos clientes.
"Quando a pessoa tem possibilidade de conhecer dois lugares numa única viagem, ou de ir para um lugar e ter uma rede de atendimento, de receptivo, de passeio, com muita variedade do que fazer e como conhecer melhor, isso também torna a experiência de conhecer um lugar novo, de viajar, muito mais interessante e esse é um dos pilares que a gente tem trabalhado."
Azul Viagens estratégica para Azul Linhas Aéreas
Outro ponto fundamental nessa expansão é o modelo de voos dedicados. Ricardo Bezerra, gerente Comercial da Azul Viagens, destaca o papel da operadora nesse processo: "a Azul usa a Azul Viagens como um instrumento para descobrir novas rotas e novos mercados", afirma o executivo.
Diferente de um fretamento convencional, os voos dedicados são regulares e estão disponíveis para compra direta, mas a operadora garante bloqueios com tarifas diferenciadas para agentes de viagens que vendem pacotes completos, incluindo hospedagem e outros serviços terrestres. Esse modelo permite testar a demanda de determinados trajetos antes de transformá-los em rotas regulares, como ocorreu com voos do interior do Brasil para capitais do Nordeste.
A internacionalização também inclui novas rotas para a Europa. Em 2025, a Azul prevê ampliar sua atuação em destinos como Porto e Madri, com um olhar atento para o fluxo de passageiros entre o Brasil e o continente europeu.
"O próprio comercial das Azul Linhas Aéreas vai fazer o trabalho também da Azul Viagens lá na Europa. Então a gente começa a oferecer também os produtos da Azul Viagens para agências de viagens em Portugal. Primeiro lugar vai ser em Portugal. E aí com certeza esse voo de Porto para Recife, assim como, em seguida, Madrid e Recife, a gente consegue aproveitar esses voos para também fomentar a venda da Azul Viagens"
Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens
Nova gerente de Operações e Qualidade
A Azul Viagens também investe na melhoria do atendimento e da experiência do cliente. A chegada de Alessandra Castro, nova gerente de Operações e Qualidade, reforça esse compromisso. Com mais de 20 anos de experiência no setor aéreo, ela assume a missão de otimizar o pós-venda e o suporte ao agente de viagens. "Hoje o trabalho dela é muito forte pensando como que eu melhoro a operação e como eu dou o melhor atendimento para o agente de viagem", conclui Bezerra.
*Texto de Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS, que viaja a convite da Azul Viagens e com proteção Intermac.