Desempenho em Minas Gerais agrada CEO da CVC e máster franqueado comenta resultados
Claudio Vila Nova assumiu a base com 80 lojas e hoje conta com mais de 100; veja na entrevista
A CVC Viagens se transformou desde a chegada de Fábio Godinho como CEO da CVC Corp, em junho de 2023. "A operadora e franqueadora está absolutamente sólida e ágil, com um time competente, reestruturado e novamente com orgulho de vestir a camisa amarela". Essa é a avaliação de um dos principais máster franqueados da companhia, o responsável por Minas Gerais e Brasília, Claudio Vila Nova.
- Vila Nova tem quase 30 anos de CVC em seu currículo. Há 17 é master franqueado no Distrito Federal, onde a empresa tem 32 lojas. Desde maio de 2023, assumiu a base mineira, à época com 80 lojas, hoje com mais de 100. A expectativa é de um 2025 com aumento importante no número de franquias e agentes de viagens multimarcas vendendo CVC.
- "O brilho nos olhos dos colaboradores está de volta. O sorriso no rosto, a garra e o pique que a CVC sempre surtiu com seu DNA. Não à toa, recordes de venda voltaram a ser apresentados. E vamos por mais, pois agora o terreno está pavimentado para pisarmos fundo", afirma o executivo.
- Indicado por Godinho como um gestor regional de destaque em 2024, Cláudio Vila Nova revela os principais atributos para a ascensão dos resultados. "Aumentei a equipe de apoio. Hoje tenho mais de 30 pessoas altamente qualificadas para dar suporte aos agentes, e sigo em busca de mais profissionais para atendimento", aponta.
Assentos exclusivos CVC em Minas
- Vila Nova ressalta a amplitude de produtos alcançada pela CVC em Minas Gerais. "O que faz a roda girar é nossa oferta de fretamentos e bloqueios. Temos mais de 50 mil assentos exclusivos até julho de 2026 só no Estado, e com certeza aumentaremos esse volume", aponta o executivo, ponderando ainda sobre o aumento do portfólio internacional.
Destinos mais vendidos em Minas
- "Claro que o mineiro gosta de praia e sol, mas o mercado de Brasília nos mostra o quanto o investimento em capacitação dos agentes de viagens e vendedores em destinos do Exterior surte efeito. Assim, crescemos na venda de internacional em Minas", aponta Vila Nova.
- Cruzeiros nos Emirados Árabes, Caribe e Europa estão entre os mais vendidos. Europa também teve bons resultados e terá ainda mais, na previsão do executivo, com o lançamento do produto inédito Mineiros na Europa, um produto CVC de circuitos exclusivos para os mineiros no Velho Continente.
Estratégia fígital
- Segundo Vila Nova, o interior de Minas Gerais, o Estado com maior número de municípios do Brasil, teve contribuição fundamental na ascensão da CVC em 2024. A diretora de Franquias e Vendas da CVC Viagens, Vivi Pio, acrescenta que isto se deve à estratégia fígital da empresa (combinação de físico e digital).
- "Por meio dessa estratégia, alcançamos municípios onde nunca pensávamos antes em abrir loja. As lojas se tornam um hub de atendimento para várias cidades vizinhas. O foco de atuação se amplia muito e as lojas conseguem vender muito mais, se tornam verdadeiros polos de venda de viagens", pondera a executiva.
- Segundo Vivi Pio, já tem região em que 50% das vendas das lojas se devem ao chamariz fígital, isto é, do cliente captado on-line. Não coincidentemente, a loja CVC de Sarzedo, no interior de Minas Gerais, é nacionalmente a mais impactada pelo fígital: 73% de suas vendas passam pela internet. "E a CVC não cobra taxa de marketing dos franqueados, assim como não cobra taxa de franquia", afirma a diretora.
"Em tempos de desconfiança"
- Vila Nova ainda ressalta o diferencial que a CVC consegue apresentar em "tempos de desconfiança vividos no mercado de Turismo, como o atual".
- "O consumidor mineiro já é naturalmente desconfiado, e o mercado de Turismo vive momentos instáveis em relação a imagem e confiança das empresas. Fazer parte de um grupo de 52 anos, a única empresa de Turismo brasileira de capital aberto, uma marca que transparece confiança, é outro diferencial. Damos suporte e atendimento 24 horas ao cliente. Isso sem contar a minha maneira de trabalhar, que é sempre próxima, a exemplo da 'turnê do Vila Nova', minhas visitas presenciais, que está sempre acontecendo", conta o máster franqueado.
Potencial de conversão
- Uma das principais metas da CVC até 2027 é a conversão de agências de viagens multimarcas em franquias amarelinhas. Ao lado do novo diretor de Novos Canais de Vendas da CVC, Renato Alves, Vivi Pio e Vila Nova comentam que esse potencial no mercado mineiro é bem alto.
- "A vida do agente de viagens não é fácil. Ele tem a concorrência da venda direta, das OTAs, entre vários outros obstáculos. Tornando-se um franqueado CVC, eles terão as vantagens de estar com uma grande operadora, com assistência jurídica, suporte tecnológico, atendimento diferenciado, versatilidade de formato das lojas e várias outras vantagens", afirmam Vivi Pio e Vila Nova.
- Renato Alves completa dizendo que a CVC já tem mapeados os municípios em que teremos franquias, seja por meio de conversão ou não. "Como forma de lealdade aos nossos principais clientes, oferecemos aos principais agentes de viagens regionais a opção deles se converterem para uma franquia. Temos métrica que mostram um aumento de até 40% na venda em casos de conversão. O sistema da CVC resolve a vida desse agente, deixa a ele o tempo de fazer o que mais sabe, a consultoria", afirma.
- Quem também participou da conversa com o Portal PANROTAS foi Rogério Mendes, diretor do Canal Multimarcas da CVC, que revela que a operadora praticamente dobrou as vendas das agências de viagens multimarcas em Minas gerais em 2024 na comparação com o ano anterior. Segundo ele, a tomar como base janeiro de 2025, este ano vem por recordes ainda maiores neste sentido.