Rodrigo Vieira   |   10/10/2024 18:02
Atualizada em 10/10/2024 18:04

Fitch publica rating da CVC como Perspectiva Estável; veja análise

Avaliação da agência avalia companhia com forte posição de mercado, elevada capilaridade e boa reputação

PANROTAS / Emerson Souza
CVC Corp Tower
CVC Corp Tower

A agência Fitch Ratings qualificou a CVC Corp como "Estável" em Rating Nacional de Longo Prazo BBB(bra). Segundo a agência, a companhia de Turismo tem forte posição de mercado, elevada capilaridade e reputação positiva em suas marcas no segmento de agências de viagens no Brasil e na Argentina, segmento este que, por sua vez, vive intensa concorrência com empresas on-line (OTAs), baixas barreiras de entrada e alta volatilidade de demanda, decorrente de condições de mercado e macroeconômicas.

A análise da Fitch Ratings incorpora a expectativa de forte crescimento das margens e da geração de caixa operacional, suportado por condições de mercado mais favoráveis e por ajustes no modelo de negócio que favorecem a rentabilidade e a administração do capital de giro.

"A análise da Fitch também considera índices de alavancagem financeira moderados e a melhora do perfil financeiro da CVC após o alongamento da dívida existente. No entanto, a limitada flexibilidade financeira da empresa e o consumo de parcela importante da geração de caixa pelos juros, dado o ainda elevado custo da dívida, são fatores que restringem a classificação. A forte demanda de capital de giro inerente ao setor no Brasil e a expectativa de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos nos próximos dois anos também foram contemplados no rating", aponta a análise da Fitch Ratings.

Confira mais itens da avaliação da agência:

Principais fundamentos do Rating

Adequado Perfil de Negócios: A CVC se destaca como a maior agência de turismo no Brasil, com cerca de 1,3 mil lojas franqueadas em todo o território nacional, e na Argentina, país que representa em torno de 20% das reservas (30% antes da desvalorização cambial). Por meio de dez marcas, a empresa atende aos segmentos de lazer, corporativo, empresas aéreas, hotéis e intercâmbio. A CVC possui moderado risco de inadimplência, tendo em vista sua operação de crédito própria, cuja carteira era de BRL280 milhões ao final de junho de 2024 (BRL315 milhões ao final de 2023).

  • Fortalecimento da Rentabilidade: A Fitch projeta forte crescimento do EBITDAR e da rentabilidade da CVC, à medida que a demanda aumenta, as iniciativas de redução de custos se materializam e a companhia adequa o seu modelo de negócios. Isto, no entanto, será parcialmente atenuado pelo desempenho mais fraco na Argentina, devido à desvalorização da moeda local e à antecipação de compras no final do último ano, bem como por um ambiente macroeconômico mais adverso. A agência considerou EBITDAR próximo a BRL440 milhões em 2024 e a BRL510 milhões em 2025, com margens de cerca de 29% e 31%, respectivamente, frente aos BRL13,8% reportados em 2023. Pelas projeções da Fitch, a taxa de comissão (take rate) consolidada no período ficará na faixa de 10,5% a 11,0% de 2024 a 2027 (frente a 9,4% em 2023), beneficiada por melhores condições comerciais, pela redução nas vendas para milheiros e pela maior participação de produtos exclusivamente operados pela CVC.
  • Capital de Giro Pressiona Fluxo de Caixa: A CVC vem buscando reduzir a queima de caixa por meio do aumento da venda de produtos exclusivos, de ciclo financeiro mais curto, e da contenção nos investimentos, que ficarão próximos a BRL90 milhões por ano no triênio 2024-2026. A Fitch considerou uma melhora nas necessidades de capital de giro da empresa nos próximos anos, mas ainda insuficiente para posicionar o fluxo de caixa das operações (CFFO) em um patamar positivo em 2024. A agência espera CFFO negativo equivalente a 7,0% da receita líquida em 2024, com recuperação para patamares positivos a partir de 2025. O FCF esperado é de cerca de BRL200 milhões negativos em 2024 e de BRL30 milhões negativos em 2025, que deve ser financiado por meio de antecipações de recebíveis. Os desembolsos com juros continuam elevados e devem consumir cerca de 70% do EBITDAR em 2024 e 40% em 2025.
  • Redução Gradual da Alavancagem: O gradual incremento do EBITDAR e a expectativa de aumento controlado no endividamento para financiar os FCFs negativos devem posicionar a alavancagem líquida da CVC em patamares moderados, na faixa de 3,0 vezes a 3,5 vezes em 2024 a 2025 (2,5 vezes a 3,0 vezes com ajustes de captive finance), pelos critérios da Fitch. Estes indicadores representam forte redução frente ao índice dívida líquida ajustada/EBITDAR de 6,4 vezes registrado em 2023. Ao final de junho de 2024, a dívida ajustada era de BRL1,6 bilhão e compreendia BRL705 milhões em debêntures, BRL700 milhões em antecipações de recebíveis, BRL94 milhões em obrigações com aquisições e BRL141 milhões com obrigações de aluguel. A agência exclui cerca de BRL140 milhões da dívida, por estar associada à atividade financeira.
  • Setor Desafiador, Mas em Recuperação: O setor de turismo brasileiro e mundial deve continuar se beneficiando do maior fluxo de viajantes a lazer e a negócios, refletindo a contínua recuperação das atividades após a pandemia de coronavírus. Pelas premissas da Fitch, o fluxo de viajantes deve atingir, em 2024, patamares ligeiramente superiores aos registrados em 2019, o que tem possibilitado a recuperação na geração de caixa e na rentabilidade das empresas do setor. Por outro lado, uma melhora mais consistente ainda é limitada pelas pressões na renda da população brasileira, bem como por taxas de juros elevadas, menor disponibilidade de crédito e eventos geopolíticos no exterior. A indústria de turismo é cíclica, fragmentada e se caracteriza por intensa competição com empresas nacionais e estrangeiras.

Veja o comunicado da CVC Corp:

Santo André, 10 de outubro de 2024 – A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (CVC Corp) anuncia um marco significativo em sua trajetória de crescimento e eficiência. A agência global Fitch Ratings atribuiu à CVC Corp a classificação de risco de crédito “BBB(bra)” para suas Debêntures da 4ª e 5ª emissão, elevando a companhia ao patamar de grau de investimento (“investment grade”). Este feito, aguardado com grande expectativa, é um reflexo direto das melhorias operacionais implementadas e da robustez da estrutura de capital da empresa.

A Fitch Ratings destaca em seu comunicado que “o rating da CVC reflete sua elevada capilaridade e a reputação da marca no segmento de agências de viagens no Brasil e na Argentina”. A análise da agência também reforça a expectativa de “forte crescimento das margens e da geração de caixa operacional”, que será suportada por condições de mercado mais favoráveis e por ajustes estratégicos no modelo de negócio. Esses avanços não apenas favorecem a rentabilidade, mas também aprimoram a administração do capital de giro da companhia.

Este reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo que culminou em uma estrutura de caixa mais sólida e em índices de alavancagem financeira moderados. Além disso, a CVC Corp tem demonstrado sucesso no alongamento de sua dívida existente e na redução das taxas de juros, o que reforça ainda mais a confiança de investidores e parceiros.

Como parte do processo de reperfilamento, a elevação do rating permite que, caso aprovada em assembleia geral de debenturistas em 16 de outubro de 2024, os juros remuneratórios das Debêntures sejam automaticamente reduzidos para “CDI + 4,50%”. Esta medida não só representa uma otimização de custos financeiros, mas também evidencia o compromisso da CVC Corp em proporcionar valor aos seus stakeholders.

Mais uma vez, a CVC Corp reafirma seu compromisso com a transparência e a excelência em suas operações, continuando a investir em inovações e melhorias que garantam um crescimento sustentável e, sobretudo, na satisfação de seus clientes.

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