Laura Enchioglo   |   24/09/2024 12:20
Atualizada em 24/09/2024 14:50

Como melhor vender Caribe? Veja dicas de grandes operadoras

Especialistas brasileiros estiveram em Aruba na última semana para o Global Travel Conference


PANROTAS / Laura Enchioglo
Delegação brasileira em Aruba: Bianca Zoccoler (Orinter), Vivian Amaral (CVC Corp), Thais Machado (Frt Operadora), Bruno Delfini (BWT Operadora), Jéssica Pereira (BestBuy Travel), Carlos Barbosa (Aruba Tourism Authority), Luiza Leopoldo (Smiles Viagens), Letícia Paganini (Gol) e Felipe Cuadrado (Abreu)
Delegação brasileira em Aruba: Bianca Zoccoler (Orinter), Vivian Amaral (CVC Corp), Thais Machado (Frt Operadora), Bruno Delfini (BWT Operadora), Jéssica Pereira (BestBuy Travel), Carlos Barbosa (Aruba Tourism Authority), Luiza Leopoldo (Smiles Viagens), Letícia Paganini (Gol) e Felipe Cuadrado (Abreu)

Após a Global Travel Conference, que aconteceu na última semana em Aruba, operadores da Abreu, BestBuy Travel, BWT Operadora, CVC Corp, Frt Operadora, Orinter e Smiles Viagens destacaram o share de Caribe e deram dicas aos agentes de viagens para venderem melhor a região.

E é claro que também comentaram sobre o novo voo da Gol para Aruba, saindo de São Paulo (Guarulhos) com três frequências semanais a partir de 18 de dezembro. Com a nova operação, a meta da Aruba Tourism Authority é crescer 40% em número de brasileiros no destino em 2025.

Mesmo assim, viajantes advindos do Brasil já estão em ritmo de crescimento, mesmo sem o lançamento oficial da nova rota: o número de brasileiros em Aruba aumentou 26% até agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2023.

Deste modo, a Global Travel Conference foi uma forma de mostrar Aruba aos operadores, que saíram da ilha com novidades, principalmente sobre a oferta hoteleira, com destaque para os dois novos resorts que devem abrir em dezembro de 2024 e meados de 2025: JOIA Aruba by Iberostar e Secrets Baby Beach, respectivamente. O grupo que participou da conferência pôde visitar as obras de ambos os empreendimentos.

"O mais importante é que os operadores puderam conhecer a ilha, entender o que ela é e tem para oferecer, com todas suas maravilhas e peculiaridades, além é claro da areia branca e do mar azul. O evento foi espetacular, as reuniões de negócios entre operadores e fornecedores fluíram muito bem e o mercado vai receber diversas novidades, que os operadores devem compartilhar com seus agentes de viagens", disse o representante da Aruba Tourism Authority no Brasil, Carlos Barbosa.

PANROTAS / Laura Enchioglo
Carlos Barbosa, da Aruba Tourism Authority
Carlos Barbosa, da Aruba Tourism Authority

Confira os depoimentos das operadoras participantes abaixo:

Felipe Cuadrado, da Abreu

PANROTAS / Laura Enchioglo
Felipe Cuadrado, da Abreu, em rodada de negócios em Aruba (também na foto: Brisly Flanegin e Tabitha Fecunda, do Divi & Tamarijn Aruba)
Felipe Cuadrado, da Abreu, em rodada de negócios em Aruba (também na foto: Brisly Flanegin e Tabitha Fecunda, do Divi & Tamarijn Aruba)

O Caribe se consolida como um dos principais destinos turísticos na Abreu, e Aruba é um destaque entre os cinco destinos mais vendidos em 2024. É o que explicou Felipe Cuadrado, diretor de Produtos da operadora. "Essa popularidade se deve à sua diversidade de experiências, que vão desde resorts de luxo até opções ideais para famílias. O Caribe oferece uma variedade de voos e pacotes, facilitando para as agências de viagens em atender a diferentes perfis de viajantes. Com suas praias deslumbrantes, rica cultura e inúmeras atividades, é um destino perfeito tanto para quem busca relaxamento quanto para os aventureiros. Essa flexibilidade em itinerários e a ampla gama de acomodações tornam o Caribe uma escolha atraente e acessível para todos", apontou.

Atualmente, o produto Caribe representa 14% do share nas vendas anuais da Abreu.

  • Dica para agentes de viagens: "Aproveitar as conexões aéreas, especialmente com o novo voo direto da Gol para Aruba, é uma excelente estratégia para impulsionar as vendas. Participar das capacitações sobre os destinos e hotéis é fundamental, pois essas atualizações ajudam a oferecer informações precisas e atrativas aos clientes. Além disso, ativar clientes com visto americano para facilitar vendas de Cancun pode ser uma ótima abordagem, ampliando as opções de viagens. Não se esqueça de verificar as promoções disponíveis na plataforma da Abreu, que sempre trazem oportunidades interessantes para maximizar as ofertas. Essas ações não apenas ampliam o portfólio de vendas, mas também melhoram a experiência do cliente, tornando a agência mais competitiva no mercado", comentou Cuadrado.


Jéssica Pereira, da BestBuy Travel

PANROTAS / Laura Enchioglo
Jéssica Pereira, da BestBuy Travel, em rodada de negócios com Daryssa Croes e Carolina Voullieme, do Aruba Marriott Resort & Stellaris Casino, em Aruba\n\n
Jéssica Pereira, da BestBuy Travel, em rodada de negócios com Daryssa Croes e Carolina Voullieme, do Aruba Marriott Resort & Stellaris Casino, em Aruba\n\n

"Aruba é um destino que está em alta no momento. O esforço do governo local para cravar o país como a mais opção turística na região caribenha tem contribuído para essa expansão”, disse Jéssica.

Segundo ela, o destino oferece ao turista estrutura completa, com opções gastronômicas variadas, centros de compras e muita cultura representada de diversas formas.

“A BestBuy Travel tem acompanhado todo esse desenvolvimento e firmado contratos diretos com hotéis e DMCs locais, o que reforça nossa aposta de que em breve Aruba estará no mapa de destinos mais procurados no Caribe”, disse.

  • Dica para agentes de viagens: "Para vender Caribe, uma dica preciosa é entender cada destino, qual a peculiaridade de cada lugar.", comentou.


Bruno Delfini (e Gabriel Cordeiro), da BWT Operadora

PANROTAS / Laura Enchioglo
Em rodada de negócios em Aruba: Bruno Delfini, da BWT Operadora, com Jeanine Gilchrist e Joanne Dirksz, do Hilton Aruba Caribbean Resort and Casino\n\n
Em rodada de negócios em Aruba: Bruno Delfini, da BWT Operadora, com Jeanine Gilchrist e Joanne Dirksz, do Hilton Aruba Caribbean Resort and Casino\n\n

O Caribe tem uma importância estratégica para a BWT Operadora. "É uma região que trabalhamos constantemente, tanto na promoção quanto na oferta de pacotes para os agentes de viagens. Aruba tem uma ótima infraestrutura turística, é muito procurada por famílias, casais e grupos de amigos, e oferece uma gama de atividades que tornam a experiência do cliente diferenciada. É um destino destaque em nosso portfólio por conta da sua versatilidade e apelo ao longo do ano todo", comentou Gabriel Cordeiro ao Portal PANROTAS.

O Caribe, como um todo, responde por uma parcela significativa das vendas internacionais da BWT Operadora, representando cerca de 20% do total. Aruba, dentro desse cenário, tem um papel importante, especialmente pela crescente demanda dos últimos anos, segundo Cordeiro.

  • Dica para os agentes de viagens: "Minha dica é sempre incluir experiências adicionais nos pacotes para o Caribe e Aruba. Isso não só aumenta o tíquete médio de venda, mas também garante uma experiência mais completa para o cliente. Em Aruba, por exemplo, há uma série de passeios incríveis, como explorar a ilha em veículos 4x4, o passeio de submarino e, claro, visitas a praias espetaculares como Baby Beach, uma das mais bonitas da região. Isso reforça a importância de uma estada de pelo menos sete noites, permitindo que o viajante explore todas as nuances do destino e aproveite ao máximo o que Aruba tem a oferecer. Quanto mais experiências envolvidas, maior a satisfação do cliente e o valor agregado para o agente", comentou Bruno Delfini.


Vivian Amaral, da CVC Corp

PANROTAS / Laura Enchioglo
Vivian Amaral, da CVC Corp, em Aruba
Vivian Amaral, da CVC Corp, em Aruba

Segundo Vivian, Aruba e os destinos do Caribe são estratégicos para a CVC Corp. Para ela, com a abertura da nova rota saindo de São Paulo para a ilha, o destino se torna mais acessível ao cliente, atraindo cada vez mais os passageiros que buscam conveniência, facilitando o planejamento e simplificando a viagem. "O destino também ganha como novidade o incentivo a compra antecipada, e a divulgação do novo voo gerará um buzz positivo, estimulando os clientes que ainda não conhecem Aruba. Além do voo novo, outros dois hotéis de grandes redes chegam à Aruba, dando ainda mais notoriedade", comentou.

Dentro da CVC Corp, o destino como oportunidade, vem com o share 1% sobre as vendas de Caribe como um todo.

  • Dica para agentes de viagens:
    • Conhecimento do destino e destaque os voos diretos e novas aberturas: Esteja bem informado sobre as atrações, cultura e clima de Aruba. Conhecimento gera confiança, e pode também enfatizar a conveniência dos novos voos diretos da Gol, por exemplo, tornando a viagem mais fácil e rápida;
    • Explore as belezas naturais e se conecte com seu cliente: Fale sobre as praias de areia branca, águas cristalinas e atividades como snorkeling e windsurf e escute as necessidades e desejos dos clientes, adaptando suas recomendações às suas preferências;
    • Outro ponto é a facilidade de entrada, já que o destino não exige nada além do passaporte válido e a vacina de febre amarela.


Thais Machado, da Frt Operadora

PANROTAS / Laura Enchioglo
Global Travel Conference em Aruba contou com rodada de negócios. Thais Machado, da Frt Operadora, participou (tamb´me na foto: Lissy Lampe, da Ceremonies & Celebrations in Aruba)
Global Travel Conference em Aruba contou com rodada de negócios. Thais Machado, da Frt Operadora, participou (tamb´me na foto: Lissy Lampe, da Ceremonies & Celebrations in Aruba)

A executiva destacou que o Caribe é um dos destinos mais procurados na Frt Operadora, devido às suas praias, clima tropical, diversidade de atividades e cultura. "Esses fatores fazem do Caribe e de Aruba uma parte crucial na oferta de produtos e serviços de turismo", comentou ao Portal PANRTOAS.

"O Caribe representa uma boa parcela das nossas vendas internacionais, e Aruba é uma parte significativa desse total. Com a chegada de uma nova companhia aérea que oferecerá voos diretos, esperamos um aumento na demanda e nas vendas para esse destino", apontou.

  • Dica para agentes de viagens: "Uma dica que acho válida para agentes venderem Caribe e Aruba é focar nas experiências personalizadas. Ao entender as preferências dos passageiros, seja para viagem de lua de mel, relaxamento, ou aventura, os agentes podem oferecer pacotes que atendam especificamente a essas necessidades, destacando atividades únicas, como passeios de barco, mergulho e gastronomia local. Essa abordagem não só aumenta a satisfação do passageiro, mas também ajuda a diferenciar as ofertas da concorrência", disse Thais Machado.


Bianca Zoccoler, da Orinter

PANROTAS / Laura Enchioglo
Bianca Zoccoler, da Orinter, em passeio em Aruba
Bianca Zoccoler, da Orinter, em passeio em Aruba

"O brasileiro ama praia, por isso o Caribe é um dos destinos mais queridos e visitados por nossos turistas. Quando aliado a história, cultura, gastronomia, música, infraestrutura hoteleira e serviço de primeira, Aruba se torna a combinação perfeita para um destino de férias, lazer, casamentos e grupos", destacou Bianca.

Segundo a executiva, o brasileiro que viaja pela primeira vez ao Caribe ainda opta por Punta Cana ou Cancun, fazendo com que Aruba seja um destino secundário no Caribe. No entanto, o destino vem crescendo muito. "Em comparação com 2023, a Orinter teve um aumento de 39% nas vendas até agosto deste ano e esse número ainda vai crescer até dezembro, e, com o voo direto da Gol, Aaredito que Aruba cairá cada vez mais no gosto do turista brasileiro", disse.

  • Dica para os agentes de viagens: "Para aquele agente de viagens que quer que seu passageiro retorne realizado e feliz, o Caribe é o lugar certo, com sol e mar o ano inteiro. Aruba se destaca entre as ilhas porque quase não chove e não está na rota de furacão, ou seja, ela é realmente a ilha feliz. Aruba é um dos destinos dos Sonhos da Orinter!", comentou.


Luiza Leopoldo, da Smiles Viagens

PANROTAS / Laura Enchioglo
Luiza Leopoldo, da Smiles Viagens, participou de rodada de negócios com Jeffrey Fingal, Marvel Vilchez e Sebastian, do Brickwell Bay Beach Resort Aruba\n\n
Luiza Leopoldo, da Smiles Viagens, participou de rodada de negócios com Jeffrey Fingal, Marvel Vilchez e Sebastian, do Brickwell Bay Beach Resort Aruba\n\n

"Caribe e Aruba são destinos internacionais muito desejados pelos viajantes brasileiros. Eles sempre aparecem na lista de destinos mais buscados. Aqui na Smiles Viagens, trabalhamos com pacotes para Cancun, Aruba e Punta Cana, na aba Experiência, que contempla hotel, hospedagem e transfer, porém também temos a opção de personalizar a viagem na aba Monte sua Viagem.

Para a Smiles Viagens é muito importante ter esses destinos no portfólio, ainda mais com voos diretos operados pela Gol, como Brasília e Cancun, que começará esse ano", disse Luiza Leopoldo ao Portal PANROTAS.

Na operadora, alguns destinos dentro do Caribe, como Cancun e Punta Cana, estão entre os top cinco destinos mais vendidos e procurados. No entanto, com as novas rotas da Gol, a Smiles Viagens acredita que a procura será maior, e estão se estruturando para tal.

  • Dica para os agentes de viagens: "Caribe faz parte dos sonhos de muitos viajantes e facilitar a realização desse sonho é o que buscamos aqui na Smiles Viagens. Por isso, a dica é entender do destino, mostrar suas peculiaridades e as melhores opções que unem conforto e custo-benefício. Já Aruba, podemos destacar que é um destino com uma das melhores estruturas hoteleiras e infraestrutura, fora da rota dos furacões e também é a ilha mais ensolarada do Caribe, estando normalmente com tempo aberto e bom, o que é um chamativo para aqueles que adoram o verão e buscam praticidade", apontou Luiza.


Extra: Carlos Barbosa, da Aruba Tourism Authority

Carlos Barbosa, diretor da Vitrine Global, que representa o Turismo de Aruba no Brasil, também deixou suas dicas para os agentes de viagens. A principal delas é se tornar um especialista em Aruba por meio da plataforma de E-learning, e assim poder desfrutar dos benefícios e tarifas exclusivos para agentes de viagens.

Para acessar o curso, basta se cadastrar no site https://agentes.aruba.com/home/.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados