ViagensPromo cresce 300% em cruzeiros e aposta em segmentação
Segundo a gerente da área, Cláudia Gonçalves, o intuito é oferecer atendimento dedicado e especialistas
NORWEGIAN GETAWAY — Com seis anos recém-completados, a ViagensPromo é conhecida, principalmente, por sua forma de atender seus clientes (os agentes de viagens) e as ações e produtos diferenciadas que lança para o mercado.
Uma delas está acontecendo desde o dia 23, reunindo os maiores vendedores de produtos marítimos ou fluviais com a operadora da campanha “Cruzeiro dos Deuses” em uma viagem de sete noites pela Grécia a bordo do Norwegian Getaway, da NCL.
A campanha contabilizou o valor total das vendas de cruzeiros, incluindo as taxas, ao longo de um ano – entre os dias 1º de julho de 2023 e 30 de junho de 2024 –, para eleger os dez vencedores. Além dos top 10, a VP convidou também duas agências parceiras que têm vendas expressivas de seus produtos marítimos.
“Cruzeiros no mercado têm o mesmo preço, o que muda é o atendimento. Por isso, não é só vender. É sobre o apoio que damos aos agentes em cada venda. Fazer campanhas é essencial e foi este movimento que a Cláudia Gonçalves, nossa gerente do departamento de Cruzeiros, trouxe para a VP. A diferenciação vai do atendimento dedicado que a ViagensPromo tem, que a Cláudia e todo o time de Cruzeiros oferecem também”
Renato Alves, sócio-diretor da ViagensPromo
Esta campanha refletiu diretamente no crescimento expressivo do departamento de Cruzeiros da operadora, liderado por Cláudia, que registrou, do ano passado para este, um crescimento de 300% em vendas. Para Alves, o engajamento por parte dos agentes de viagens nesta ação específica, que os premiou com um cruzeiro pela Grécia, foi bastante expressivo, mostrando a importância do relacionamento destes profissionais com a VP e a maneira como a companhia trabalha neste sentindo, o que acaba sendo um diferencial.
Foco em segmentação e diversidade de produtos
Além de estar crescendo, o segmento de cruzeiros da ViagensPromo tem como foco a segmentação e a diversidade de produtos oferecidos aos agentes de viagens. Há os cruzeiros marítimos, fluviais e de expedição e, dentro de cada um, é possível encontrar as categorias premium, standard e luxo, por exemplo. E é neste sentindo que a VP quer ter especialistas e um atendimento dedicado para direcionar cada um destes produtos ao cliente.
“Nosso portfólio já é grande, então a ideia é segmentar. Oferecemos diversos produtos, trabalhamos com um sistema on-line de reserva [da Krooze], que agrega muito. Agora é segmentar e expandir. Fazemos, sim, muita venda de grupo e roteiro de luxo, mas é importante alimentar o mercado que temos todos esses produtos”, reforça Cláudia.
Engajamento em campanhas
Como mencionado, o engajamento dos clientes nas campanhas realizadas pela ViagensPromo é essencial para o sucesso de cada ação que a operadora faz. É também importante para motivar o próprio agente de viagens e, além dele, os executivos de vendas da VP, que entram junto de cabeça, incentivando cada profissional que atendem a vender mais para concorrer ao prêmio.
“O agente que vende cruzeiros tem um engajamento focado, principalmente quando concentra a venda em um lugar só. É um combo, juntamente com o prêmio da campanha e o atendimento. Essas ações, as comissões, tudo isso os motiva, os deixa contentes de participar. Além disso, tivemos uma participação muito forte dos executivos, que foram fundamentais para esta ação do ‘Cruzeiro dos Deuses’. Eles divulgaram a campanha, ligavam para os agentes, fizeram muita diferença”, conclui a gerente de Cruzeiros da VP.
Já demos um pequeno spoiler de que a próxima ação de premiação já está sendo elaborada e deve ser anunciada em breve. Duas opções de produto estão sendo estudadas e, segundo Alves e Cláudia, podem superar a Grécia — destino que costuma ser sonho para muita gente.
O Portal PANROTAS viaja a convite da ViagensPromo, voando Qatar Airways.