História, cultura e azeites: o 2º dia do famtour da Flot na Tunísia; fotos
Agentes visitaram Testour, o Sítio Arqueológico de Dougga e a produtora de azeites Triomphe Thuccabor
TUNÍSIA – O famtour promovido pela Flot Viagens pegou a estrada nesta quarta-feira (22). Com história, cultura e gastronomia no roteiro, os 25 agentes de viagens convidados pela operadora de Turismo tiveram a oportunidade de conhecer três atrações turísticas tunisianas: a pequena cidade de Testour, o grandioso Sítio Arqueológico de Dougga e a renomada produtora de azeites de oliva Triomphe Thuccabor.
Tendo o Hotel Ramada Plaza, em Túnis, como ponto de partida, e a Gold Experiences como receptivo da viagem, o grupo de profissionais do Turismo começou sua jornada do dia a cerca de 100 quilômetros da capital tunisiana, em Testour. Com menos de 15 mil habitantes, a cidade permite que seus visitantes experimentem um pouco mais da cultura local, muito baseada no artesanato e no comércio de frutas, principalmente a romã.
Construída no início do século XVII por povos mouriscos expulsos da Espanha durante a Reconquista, a Grande Mesquita de Testour destaca-se no centro da cidade que ainda é muito pouco explorada pelo Turismo internacional. Por suas ruas e vielas, é possível observar o estilo de vida cotidiano local sem sofrer grandes assédios por parte de comerciantes e afins.
Quando a África também era Roma
Testour faz parte do caminho para um dos principais pontos turísticos da Tunísia: o Sítio Arqueológico de Dougga. Considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, o local foi conquistado pelo Império Romano em 46 a.C. e é um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura da época. Sua construção remonta a conquista de Cartago por Roma, consolidando o poder imperial no norte da África e, consequentemente, nas rotas comerciais do Mar Mediterrâneo.
Além de conhecer mais sobre este período tão importante para a história da humanidade, quem visita Dougga ainda tem a chance de fazê-lo sem a presença de outras centenas ou milhares de pessoas, uma vez que o local ainda não está massificado turisticamente, algo muito raro quando se trata de ruínas romanas. No seu auge, a cidade situada a cerca de 1,3 mil metros de altitude e próxima a atual fronteira com a Argélia, abrigou mais de 50 mil habitantes.
Terra de Oliveiras e Conquistas
Devido ao clima mediterrâneo, a Tunísia também é conhecida por sua larga produção de azeitonas e azeites de oliva, por isso, a última parada do famtour da Flot Viagens nesta quarta-feira foi na Triomphe Thuccabor. Já há oito gerações no mesmo local, a empresa familiar é uma das mais premiadas do mundo quando o assunto é azeite de alta qualidade. Ao todo, são mais de 1 mil anos de cultivo da planta nas terras que hoje fazem parte da fazenda.
“Para mim só existe dois tipos de azeite: o bom e o ruim. Aqui nós pensamos minuciosamente em cada etapa do processo de produção para que nada faça o nosso produto perder a qualidade. Não fazemos uso de pesticidas artificiais e ainda temos a preocupação com a preservação da fauna e da flora da região”
Ben Ismail, herdeiro responsável pela Triomphe Thuccabor
Durante a visita ao estabelecimento, os agentes de viagens puderam aprender sobre os processos, assim como entender quais atributos definem a qualidade de um azeite de oliva. No final, o estoque de garrafas do líquido fundamental para muitas das gastronomias do mundo teve de ser rapidamente reposto, afinal, ninguém quis deixar de levar algumas delas de volta para o Brasil.
Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot. O famtour é patrocinado por ITA Airways e seguro IFASEG.