Rodrigo Vieira   |   11/11/2023 17:58
Atualizada em 13/11/2023 16:15

Família Leone fica, e Agaxtur, com Águia Branca, entra em novo momento

Aldo Leone Filho e Claiton Armelin, presidente e CEO da Agaxtur, respectivamente, falam sobre futuro

PANROTAS / Emerson Souza
Claiton Armelin, CEO da Agaxtur, e Aldo Leone Filho, presidente da operadora, no Festuris 2023
Claiton Armelin, CEO da Agaxtur, e Aldo Leone Filho, presidente da operadora, no Festuris 2023

GRAMADO (RS) - Agora é para valer. Já deu tempo de os investimentos de milhões de reais do Grupo Águia Branca na Agaxtur surtirem efeito, e a operadora está pronta para entrar em sua nova fase. Uma nova fase, mas com a manutenção de conceitos, princípios e valores, garante o presidente Aldo Leone Filho, que detém 30% da empresa fundada por seu pai e segue no cargo.

É o que asseguram o próprio "Aldinho", como é conhecido por muitos do mercado, e o CEO Claiton Armelin, que deram entrevista para o Portal PANROTAS durante o Festuris 2023.

"O mercado pergunta se vou sair. Não vou. A família Leone fica na Agaxtur, com o gás do Aldo somado ao gás do Claiton, com a Andrea [Leone] no administrativo e o [Jarbas Corrêa] Júnior em Incentivos e Eventos, uma fórmula que deu certo esse ano e está pronta para decolar de vez. Um ano depois, podemos dizer que estamos muito satisfeitos. Não existe essa história de que os Leone saíram. Muito pelo contrário, arrumamos um grande amigo, nossos novos sócios. Duas empresas familiares unindo forças"

Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur

O que os agentes de viagens têm de saber sobre a nova Agaxtur?

O investimento do Grupo Águia Branca na Agaxtur foi canalizado para tecnologia, contratação e expansão da estrutura da operadora.

Tecnologia é o principal deles: a Agaxtur acaba de lançar seu novo sistema de Vendas para agências de viagens, em parceria com a Infotera. "Estamos muito felizes com a implantação do Infotera, uma tecnologia muito conhecida pelo mercado, tão familiar para o agente de viagens", afirma Claiton Armelin, CEO da Agaxtur. "A operadora lutava há muito tempo para colocar seus produtos e sua expertise em um sistema tão eficiente como esse", completa.

Além da plataforma comercial, o investimento em tecnologia também resultou em uma célula de Business Inteligence. "De nada adianta ter um monte de dados sem saber tratá-los. Com essa nova célula, vamos conseguir entender o comportamento dos consumidores de cada região e direcionar as vendas, o marketing e as promoções corretas", afirma o ex-CVC e Visual Turismo.

Ele relembra que a Agaxtur está de volta a todas as regiões do Brasil com executivos e adquiriu mais um andar na sua sede da rua Frei Caneca, em São Paulo, somando agora dois. A Agaxtur tinha 100 colaboradores quando chegou a Águia Branca e um ano depois dobrou este número.

"E seguimos contratando, priorizando as áreas de Produtos/Operações e Atendimento. Nosso maior investimento foi em tecnologia pois era nossa maior carência, porém o foco de uma operadora tem de ser sempre o atendimento. Turismo é relacionamento, é expertise do ser humano, não do robô. É o corpo a corpo e em 2024 isso será muito forte para nós", afirma Armelin.

Atendimento 24/7 e pagamento de comissão em uma semana

Os 2,3 mil agentes de viagens que hoje compram regularmente com a Agaxtur já contam com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, garantem os líderes da operadora.

Outro diferencial citado por Armelin neste um ano de empresa foi a antecipação do pagamento de comissão. Se antes a Agaxtur remunerava o agente de viagens em 30 dias, agora esse prazo caiu para uma semana, garante o CEO.

"Esse é um grande avanço, é uma das várias mudanças brutais que vimos na Agaxtur desde a chegada do Claiton", elogia Aldo Leone Filho. "Pelas melhorias já aplicadas e as que estão por vir, acreditamos em chegar a novembro de 2024 com mais mil agências comprando regularmente conosco, alcançado 3,3 mil parceiras. Nosso foco é em qualidade, não em quantidade", completa o presidente.

Governança, processos e crédito

As fortalezas do Grupo Águia Branca estão sendo adaptadas para a operadora de Turismo da qual a empresa capixaba detém 70%. Uma delas é governança corporativa. "Nós da Agaxtur e praticamente todas as operadoras do mercado são carentes desse conceito", sugere Aldo Leone Filho. "Quando um grupo que fatura R$ 15 bilhões por ano, com 17 mil funcionários, aplica seus processos em uma operadora de Turismo, uma diferença abismal começa a ser notada", acrescenta o filho do fundador da empresa de 70 anos.

A fortaleza financeira do Grupo Águia Branca também foi citada por Leone Filho. "Hoje a Agaxtur está ligada a 25 brokers hoteleiros, todos dão crédito ilimitado para nós. Nosso IATA é ilimitado. Dezenas de fornecedores e absolutamente todos dão linha de crédito, parcelamento, boleto. Essa fortaleza financeira é também o que nos permite a pagar os agentes antecipadamente", conclui.

"Produtos personalizados, o diferencial da Agaxtur"

A Agaxtur investe em diferenciais na área de cruzeiros marítimos, Flórida (incluindo Disney e Universal), Argentina, Caribe, Portugal e Itália. A empresa também está crescendo na venda do doméstico e Claiton Armelin prevê novidades neste sentido em 2024.

"Nosso foco é personalizar as viagens, é atender o agente de viagens conforme a necessidade de seu cliente. Traçar roteiros conforme a preferência do viajante, e fugir da venda de commodities", conclui Aldo Leone Filho.

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