Rodrigo Vieira   |   08/08/2023 20:37
Atualizada em 08/08/2023 21:09

Veja perspectivas da nova gestão da CVC Corp para 2023/24

Após divulgação de balanço, CEO da empresa aponta o caminho para retomar o protagonismo no Turismo


Reprodução/CVC Corp
Organograma da CVC Corp desde a chegada de Fábio Godinho
Organograma da CVC Corp desde a chegada de Fábio Godinho
  • Expandir as vendas
  • Recuperar o número de lojas físicas
  • Focar em produtos/pricing
  • Melhorar do mix de produtos, com prioridade aos mais lucrativos e com menor necessidade capital de giro
  • Reduzir as despesas fixas em áreas não estratégicas e redistribui-las para áreas essenciais do negócio
  • Equacionar estrutura de capital e reduzir alavancagem.

Essas são as prioridades e perspectivas do CEO da CVC Corp, Fábio Godinho, para a segunda metade de 2023 e para 2024. As metas foram apresentadas após os resultados do segundo trimestre da companhia em 2023. Godinho, que assumiu o posto em junho deste ano, está vendo suas principais mudanças serem efetivadas no começo de agosto.

A receita líquida da CVC Corp no primeiro semestre de 2023 foi de R$ 564,8 milhões, uma ligeira alta de 0,4% em relação ao mesmo período de 2022. Em reservas confirmadas, a empresa registrou alta de 19,9% no mesmo período comparativo, com R$ 7,86 bilhões de janeiro a junho deste ano.

Outro destaque é o aumento de capital da CVC Corp. A companhia anuncia a captação de R$ 550 milhões no segundo trimestre de 2023 (além de 83 milhões de warrants emitidas), destinados para capital de giro, melhora da estrutura de capital e crescimento das operações de forma rentável.

Reprodução/CVC Corp


Recuo do B2B da CVC Corp

Reprodução/CVC Corp
Reservas confirmadas e reservas consumidas da CVC Corp no trimestre e no semestre
Reservas confirmadas e reservas consumidas da CVC Corp no trimestre e no semestre

A companhia registrou queda de 9,4% nas vendas B2B no segundo trimestre de 2023 na comparação com o segundo trimestre de 2022. De abril a junho deste ano, o B2B do grupo vendeu R$ 151 milhões a menos do que no mesmo período em 2022. O B2B da CVC Corp é composto por RexturAdvance, Esferatur, Visual Turismo, Trend e CVC Operadora.

Vale ressaltar, entretanto, ainda não reflete as mudanças feitas pelo novo CEO da companhia, Fábio Godinho, justamente na área B2B, uma das mais impactadas pela nova gestão. Godinho mudou toda a estrutura da empresa, sobretudo no B2B, mas isso aconteceu em agosto. Ele decidiu que não unificará mais as marcas, delegou um diretor para cada uma delas e esses líderes responderão diretamente a ele, Godinho, que assumiu o posto em 2 de junho.

Além da precocidade das mudanças do CEO, a queda de 9,4% no B2B no segundo trimestre também acontecem por um "menor estímulo na venda do produto aéreo, por disciplina financeira decorrente de restrições de capital", segundo análise da própria CVC Corp a investidores.

"Adicionalmente, a retração das reservas, nesse trimestre, foi influenciada pelo forte desempenho de viagens corporativas e volta de eventos no 2T22, dado menores restrições a viagens impostas pela covid-19 em trimestres anteriores", comunica a companhia.

Prova da importância do B2B para a CVC Corp é que, com a queda de 9,4% deste segmento no segundo trimestre, a empresa apresenta baixa de R$ 300 milhões na receita em comparação com o mesmo período de 2022. Considerando todo o primeiro semestre, o B2B fica praticamente estável na comparação com janeiro a junho de 2022 e, neste caso, a receita da CVC Corp cresce, mas apenas 0,4%.

Prejuízo líquido da CVC Corp sobe

A CVC Corp teve prejuízo líquido de R$ 167 milhões no segundo trimestre de 2023, alta de 76,1% comparado aos R$ 94,8 milhões verificados no mesmo período do ano anterior, com a variação entre os trimestres sendo principalmente atribuída à contabilização de encargos de reestruturação de títulos conversíveis e taxas de adiantamento de receitas.

No acumulado do primeiro semestre de 2023, o déficit líquido assinalou R$ 294,9 milhões, contrastando com os R$ 261,6 milhões apurados no primeiro semestre de 2022.

Queda nas despesas da CVC Corp


Reprodução/CVC Corp
Despesas da CVC Corp caem no 2T23
Despesas da CVC Corp caem no 2T23

Ainda nos resultados da CVC Corp no segundo trimestre, vale destacar a queda de 13% nas despesas gerais e administrativas da empresa em comparação ao mesmo período de 2022. Análise da companhia aponta que isso se deve a reduções relacionadas à adequação no quadro de colaboradores, redução de aluguéis (por repasse de mais de uma dezena lojas próprias nos últimos meses para franqueados), reversão de provisões relacionadas a incentivos de ex-executivos e redução de despesas com viagens.

Números de lojas CVC Corp estabiliza


Reprodução/CVC Corp
Evolução da rede de lojas CVC
Evolução da rede de lojas CVC

Depois de uma queda constante, trimestre a trimestre, no número de lojas, a CVC Corp finalmente estabilizou o volume de unidades físicas no segundo trimestre de 2023. Considerando lojas próprias e franquias da CVC e da Experimento no Brasil, além de unidades próprias e franquias na Argentina, o grupo registrou alta de 3 lojas na comparação com o trimestre anterior.

Ampliar a venda por meio das lojas é uma das principais metas do CEO Fábio Godinho.

Divulgação/CVC
Aumento no número de lojas é uma das principais metas do CEO da CVC Corp, Fábio Godinho
Aumento no número de lojas é uma das principais metas do CEO da CVC Corp, Fábio Godinho

Internacional protagoniza na CVC Corp

A CVC Corp destaca que as Reservas Confirmadas para destinos internacionais representaram 59% das reservas confirmadas no segundo trimestre de 2023 (no 2T22 foi 57%).

Destaca-se no trimestre busca por destinos na Europa, sendo o Produto Exclusivo “Circuitos Europeus” (crescimento de 33% vs 2T22) e viagens para Portugal e Orlando os produtos mais vendidos.

No 1º semestre Reservas Confirmadas totalizaram R$ 7,9 bilhões, 19,9% superiores aos primeiros seis meses de 2022.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados