Diversa terá marca de viagens de luxo e investe em Salvador e Ribeirão (SP)
Adriana Fredericce fala da nova estrutura da operadora do Grupo Arbo
Adriana Fredericce, diretora comercial e de Operações da Diversa Turismo, operadora do Grupo Arbo, de Arnaldo Franken, conversou com a PANROTAS sobre esse novo momento na estrutura da empresa, onde ela passa a acumular duas áreas-chave na companhia, o que muda a dinâmica do dia a dia. A chegada de Mariana Azevedo para Produtos e Novos Negócios tem papel importante na nova estratégia e na dobradinha com Adriana.
Segundo ela, a atuação no Comercial, apesar de novidade, já era feita com os principais clientes, pois a ideia da Diversa é não ter barreiras entre departamentos, e permitir acesso fácil dos grandes clientes à área de Operações.
O momento agora é de organizar as equipes das duas diretoras, inclusive com mudança de andares na sede da empresa em São Paulo.
Outra figura chave da reestruturação é Charles Franken, que tem uma imagem no mercado muito ligada à Casa do Agente, parte do grupo, mas que agora está dedicado à Diversa Turismo. Na verdade, o filho de Arnaldo Franken e diretor executivo do grupo, está fazendo um “tour” pelas quase 20 empresas do Grupo Arbo e assumindo também áreas e processos estratégicos, como Comunicação, por exemplo.
Apesar de ter apenas cinco anos de mercado (com dois e meio de pandemia nessa conta), a Diversa Turismo, segundo Adriana Fredericce, já alcançou relevância e confiabilidade do mercado e está em pleno crescimento.
A diretora anunciou na entrevista à PANROTAS algumas novidades:
- o lançamento, ainda este ano, do Diversa Club, departamento de Viagens de Luxo
- mais investimentos em bloqueios aéreos saindo de São Paulo, Campinas (SP) e Belo Horizonte
- início das saídas com bloqueios aéreos também de Salvador
- ampliação da presença em Ribeirão Preto (SP), depois da chegada em Salvador e Brasília
- mais pools e parcerias, como a feita para Bariloche, com Agaxtur e BeFly.
A meta, informalmente, é ser uma MMT 2.0, revela ela. A MMT, para quem não sabe, foi uma operadora criada por Franken, depois unida à Gapnet, formando a MMTGapnet, e vendida em uma operação desastrosa à Flytour, que acabou por matar a galinha dos ovos de ouro da operação. Até hoje, muitos se perguntam como isso ocorreu, mas a transação é passado: a própria Flytour já mudou de mãos e foi parceria da Diversa no pool de Bariloche, e Arnaldo Franken e boa parte de seus experts fieis criaram uma nova referência no setor, a Diversa Turismo.
Confira abaixo nosso bate papo com Adriana Fredericce.
PANROTAS – Como você define essa reestruturação na estrutura da Diversa Turismo, que noticiamos na semana passada?
ADRIANA FREDERICCE – É um momento desafiador, no qual contamos com uma equipe muito unida e experiente. Tanto na área comercial quanto na área de Produtos. A chegada da Mariana Azevedo só agrega e facilita nesse momento, pois muitos já a conhecem e trabalharam com ela. O desafio é fazer essas mudanças em um momento de crescimento forte de vendas, de expansão de mercado, mas com certeza vamos colher muitos frutos dessa transformação.
PANROTAS – Como vocês chegaram a esse novo modelo, essa nova divisão de áreas?
ADRIANA – Não foi uma decisão fácil. Pois a Mariana já viria com o Hugo Lagares aqui, e com a saída dele mudou o cenário. A Diversa Turismo está neste momento expandindo sua atuação pelo Brasil, chegamos em Brasília, em Salvador, vamos também expandir o mercado de Ribeirão Preto (SP), onde nosso regional Maurício vai ter a ajuda do James (Giacomini). Vai ser desafiador.
PANROTAS – E como é assumir Operações, que você já tocava, e o Comercial, que estava com o Hugo?
ADRIANA – Eu atuava no Comercial, mas com os principais clientes. Participava de eventos e viagens com eles, para criar esse relacionamento. A filosofia do Arnaldo (Franken) e do grupo é ter todos os gerentes de torre falando com os principais clientes. Esse relacionamento precisa existir. Não há uma barreira em relação a Operações. E é o que todo mundo quer: acessar quem está por trás das vendas. A minha veia é Operações. Sou muito do dia a dia. Agora não terei mais o filtro, o cliente falará diretamente comigo. Assim terei acesso direto às demandas das agências de viagens, e com atuação imediata dos dois times: o da linha de frente das vendas e o que está no back, em Operações. Estou com a engrenagem nas mãos e a Mari (Azevedo) vai me ajudar muito, pois ainda mais com esse momento de crescimento de vendas e estrutura, eu não tinha como me dedicar totalmente à estratégia da empresa e desenvolvimento dos produtos e isso agora está com ela. Com esse modelo vamos crescer bem e mais em todo o País.
PANROTAS – E com essa estrutura já sendo implementada, quais as prioridades e novidades da companhia, em produtos e mercados novos?
ADRIANA – Vamos focar muito em nichos, uma aposta estratégica e fundamental. Também vamos investir na área de grupos, um segmento que vem crescendo bastante. Também temos um projeto que estava adormecido e que sairá do papel até o fim do ano, já fruto dessa reestruturação, que é o departamento de Viagens de Luxo, que vai se chamar Diversa Club.
PANROTAS – E hoje em que nichos a Diversa vê sua fortaleza?
ADRIANA – Somos muito fortes hoje no individual e cada vez mais investindo em bloqueios aéreos no Brasil e na América do Sul. Caribe e Estados Unidos, para onde temos saídas garantidas, também são pontos fortes. Temos nos posicionado fortemente em bloqueios para esses destinos, saindo principalmente de São Paulo, Campinas (SP) e Belo Horizonte. E agora vamos começar a ter uma prateleira com saídas também de Salvador.
PANROTAS – E como foi a aposta da operação em pool para Bariloche?
ADRIANA – Foi muito intenso e um sucesso muito grande. Unir forças de Agaxtur, que está há décadas no mercado para Bariloche, o conhecimento do Sylvio Ferraz, da BeFly, e o meu, que nasci nesse mercado de América do Sul, só fazia isso (na época de Calcos), foi uma aposta acertada. Percebemos o quanto os nomes dos envolvidos no pool abrem portas no destino. Com isso, nossa base de negociação foi muito forte. A operação vem sendo um sucesso. Várias famílias vips já estão no destino, com muitos elogios. Nosso gerente de plantão está 100% lá na operação.
PANROTAS – Essa experiência pode ser replicada para outros destinos?
ADRIANA – Sim. Brasil, Caribe... Já há conversas em andamento.
PANROTAS – Qual a ambição da Diversa Turismo, olhando para os próximos anos?
ADRIANA – A gente diz internamente que somos a MMT 2.0. O desafio de nosso CEO é ser uma empresa como era a MMT, uma referência no setor. Temos apenas cinco anos de mercado, com dois e meio de pandemia entre eles. Estamos crescendo e já temos a confiança dos agentes de viagens, como disse lá no começo, graças a esse time experiente e unido, à filosofia do nosso CEO e a um grupo sólido. Vamos crescer bastante e trazer muita coisa boa para o mercado.