"CVC doou market-share a operadoras; agora se organiza para tomar de volta"
CEO Fábio Godinho aposta no fim do atendimento generalista e na criação de produtos exclusivos
“Nós, da CVC Corp, somos os maiores defensores dos agentes de viagens. Nosso modelo está totalmente apoiado na intermediação que gera valor, que é especialista. E é isso que queremos com o fortalecimento das marcas Trend, Visual e RexturAdvance. Termos toda uma rede de apoio e assistência para os agentes de viagens venderem os produtos dessas três marcas e da CVC Operadora, seja no corporativo, no lazer, nos nichos... O passageiro hoje quer orientação, quer conversar, quer ajuda para decidir. E o agente de viagens não apenas pode ajudá-lo desde o início do planejamento, como agregar muito valor à sua viagem. Para isso, esse profissional precisa ser especialista, precisa ter produtos exclusivos para oferecer ao cliente... e nenhuma tecnologia vai substituir isso, como não o fez no passado. E só uma empresa como a CVC Corp, com essas quatro marcas relevantes e históricas, pode dar aos agentes o atendimento, a qualidade e a variedade que eles precisam.”
Fábio Godinho, CEO da CVC Corp
Esse é o resumo da nova fase da divisão da CVC Corp dedicada aos agentes de viagens multimarcas, nas palavras do CEO da companhia, Fábio Godinho, que recebeu a PANROTAS para explicar a estratégia da empresa para o trade. Hoje foram anunciadas novas lideranças para cada uma das três marcas, que, até pouco tempo atrás, estavam fadadas a desaparecer. Sim, a gestão anterior havia decidido acabar com as marcas Visual, Trend, Esferatur e RexturAdvance, e criar uma nova identidade para o atendimento aos agentes de viagens.
Como o Portal PANROTAS adiantou, Godinho desistiu dessa estratégia assim que assumiu, por entender que a CVC Corp não podia abrir mão dessas marcas e seus legados. E se o coração da “Nova Velha CVC” é o atendimento ao cliente (e nesse caso ao agente de viagens), restaurar essas marcas está alinhado com esse propósito.
“A Visual, a Trend e a RexturAdvance sempre foram conhecidas pela proximidade com o agente de viagens. E estamos resgatando isso. Cada uma terá seu time de atendimento e Vendas, atendendo o agente de viagens no que ele precisar. E para isso, colocamos na liderança de cada marca especialistas, que conhecem não apenas cada marca, mas também a própria CVC Corp e o mercado. É uma volta ao básico – atendimento e proximidade com o mercado. Com a melhor tecnologia por trás. Nos últimos quatro anos a empresa investiu meio bilhão de reais em tecnologia, CRM, novos processos e estruturas, o que nos deu uma posição imbatível no mercado. Nenhuma empresa na América Latina tem nossa relevância digital e presencial. Nenhuma. E o atendimento às agências de viagens, que é chave para a CVC Corp, se beneficia de tudo isso”, analisa.
Com Bruno Heleno (ex-diretor de Produtos Nacionais) à frente da Trend, Godinho quer de volta a empresa que era conhecida como a amida dos agentes de viagens, com o melhor portfólio de hotéis, carro e ingressos do setor. Para Márvio Mansur, no comando da RexturAdvance (que também atende os clientes que ainda não migraram da Esferatur), a missão é uma reaproximação das agências de viagens, com foco na qualidade e no atendimento. E Hugo Lagares, que deixou a Diversa Turismo para retornar à CVC Corp, vai praticamente recomeçar a Visual Turismo do zero, uma empresa que, segundo ele, nunca fava problemas e sim apenas soluções e qualidade aos agentes de viagens.
Confira parte do bate papo que tivemos com Fábio Godinho, na sede da empresa, em Santo André (SP).
PANROTAS – Por que retomar a independência das marcas, quando a empresa já havia decidido, em gestão passada, unificar todo o chamado B2B, inclusive tendo gastado tempo e dinheiro no projeto?
FÁBIO GODINHO – Eu tenho 15 anos de mercado de Turismo, sou o com menos tempo no setor aqui nessa sala, e sei da importância dessas marcas, da reputação no mercado, de como trabalhavam em parceria com os agentes de viagens: com proximidade, relacionamento e produtos exclusivos. Não podemos jogar esse legado fora. Veja a Visual, que sempre foi referência em um patamar de tíquete médio mais elevado que a CVC Operadora. Todo o portfólio da Trend. A agilidade da RexturAdvance via Reserva Fácil. Um executivo de Vendas ou um atendente não pode ser generalista. Ele não vai atender com a mesma qualidade. Cada uma dessas marcas precisa de especialistas, que transformem os agentes de viagens em outros especialistas. Claro, vai haver sinergia entre essas marcas. Vai haver sinergia nas áreas comuns da CVC Corp, como Produtos, com o comando do Mader (Fabio), Tecnologia, com o Palaia (Paulo), Marketing e por aí vai. Essa sinergia já funciona. Mas não podemos tirar a especialidade de cada empresa. Vender depende de um especialista e não de um generalista. E Bruno, Hugo e Márvio são especialistas e se reportarão diretamente a mim. Não teremos mais a figura do diretor de B2B. Temos três marcas dedicadas aos agentes de viagens (Visual, Trend e RexturAdvance), além da CVC Operadora que também atende as multimarcas, via a diretoria do Rogério Mendes. Vamos tratar esses produtos com profundidade e com proximidade com os agentes de viagens.
PANROTAS – Quando vai se dar a mudança oficialmente das equipes, que estavam unificadas?
GODINHO – No dia 2 de agosto. Os diretores já estão definindo suas equipes, dentro do quadro já existente, mas é claro que poderá haver necessidades pontuais, na hora da divisão e assim serão contratados novos talentos. O importante é entregar ao agente de viagens especialização, produtos exclusivos... Como fizemos já com a CVC Operadora. Temos 40 profissionais atendendo exclusivamente os agentes de viagens para os novos produtos, exclusivos, da CVC Operadora. Além dos master franqueados, que voltaram a atender os agentes. Da mesma forma, vamos trabalhar em cada marca essa especialização e os produtos exclusivos. O Turismo é relacionamento, daí usarmos o que temos de melhor, como nossos master franqueados, para cuidar dos agentes em todo o Brasil, e as equipes dos três diretores, que investirão muito nesse relacionamento com as agências.
PANROTAS – Vamos começar pela consolidação. Quais os planos para a RexturAdvance? Como retomar a liderança em vendas?
GODINHO – Voltamos ao mercado. Estamos nos associando novamente à AirTkt, e queremos um mercado saudável, com rentabilidade, sem disputa por percentual de comissão. Queremos ser reconhecidos nos rankings de qualidade e atendimento. E para isso, como disse, vamos investir na segmentação, na especialidade. O atendimento generalista, que usamos no passado, não tem como ter qualidade. Vamos recuperar isso.
PANROTAS – Como vai ser o atendimento via portal? Haverá um portal único para as marcas?
GODINHO – Não. Cada marca terá o seu portal. E os seus vendedores. O ReservaFácil, da Rextur, com 7 mil agências de viagens ativas. O Na Trend, com mais de 40 mil hotéis contratados diretamente. E o portal da Visual. No total, são 14 mil agências de viagens, base que deve crescer com essa volta do atendimento de qualidade.
PANROTAS – Das três marcas, qual vai demandar mais esforços para voltar com seu DNA?
GODINHO – Acho que a Visual, mas que bom que o Hugo já conhece a marca, já sabe o que precisa ser feito. Claro que há mérito nas equipes de operadoras concorrentes que cresceram nos últimos anos, mas o que foi feito com a Visual e a Trend, posso dizer que a CVC Corp doou market-share e as demais empresas souberam aproveitar. Mas com esse time, com as mudanças que estamos fazendo, vamos voltar rapidamente e com força. Nenhum player no mercado tem a combinação de físico e digital que nós temos. O figital (físico + digital) já é real e ocorre na CVC Corp. Hoje 40% das vendas das lojas vêm das ferramentas digitais que conectam o presencial com o mundo on-line. E ainda virá muito projeto novo para ampliar essa capacidade de atendimento em toda a jornada do cliente, um diferencial competitivo que já é imbatível, e vai ficar ainda melhor.