Rodrigo Vieira   |   12/06/2023 14:52
Atualizada em 12/06/2023 14:53

Braztoa com novo comando: o que esperar da associação?

Presidente do conselho e presidente executiva, Fabiano Camargo e Marina Figueiredo comentam os desafios


PANROTAS / Emerson Souza
Fabiano Camargo, novo presidente do Conselho da Braztoa
Fabiano Camargo, novo presidente do Conselho da Braztoa

Desde o dia 1º de junho, a Braztoa tem um novo comando, mas pouco deve ser alterado na essência da principal associação de operadoras de Turismo do Brasil no próximo biênio. Isso porque o novo presidente do Conselho, Fabiano Camargo, da CT Operadora, pretende dar continuidade no trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, Roberto Nedelciu, da Raidho, em seus dois mandatos.

LEIA TAMBÉM - MENSAGEM DE DESPEDIDA DE ROBERTO NEDELCIU "ORGULHO EM SER BRAZTOA"

Há, contudo, uma novidade que anima a entidade no sentido de trazer inovação e ferramentas para o crescimento de todos os associados: a criação do cargo de presidente executiva. Marina Figueiredo foi nomeada e deixa a Pomptur para assumir essa responsabilidade. Seu papel é similar ao que era de Mônica Sâmia (diretora executiva), hoje na Embratur, mas o projeto é de deixar a presidente executiva ser a principal cara da Braztoa para o mercado.


Divulgação
Marina Figueiredo, nova presidente executiva da Braztoa
Marina Figueiredo, nova presidente executiva da Braztoa

Até então, o presidente do Conselho tinha de cuidar de toda gestão interna, e também sobrava muito do operacional à sua figura. Agora, toda parte administrativa e financeira é focada na presidente executiva. Portanto, Marina Figueiredo poderá responder aos parceiros de forma direta, tomando decisões mais objetivas e com mais autonomia. O Conselho se torna mais deliberativo, no papel de verificar governança de acordo com as estratégias traçadas.

"Nos últimos anos, a Braztoa assumiu um papel mais estratégico do que no passado, o que mostrou novos caminhos. E a Marina participa dessa reestruturação desde o início da pandemia, como vice-presidente. Acreditamos que esse é o caminho: profissionalizar e trazer mais ferramentas para todos crescerem juntos. Queremos que a Marina seja a interface da associação para o mercado. Isso é algo que já vinha acontecendo naturalmente entre eu, ela e o Roberto [Nedelciu]", afirma Fabiano Camargo, novo presidente do Conselho da Braztoa, há 22 anos trabalhando em tempo integral no Turismo.

"Pretendemos tornar a entidade mais profissionalizada, com um papel perene no Turismo. O papel exercido pelo presidente do conselho é impressionante, com tudo o que Roberto conquistou, mas exige uma dedicação absurda, e no fim do dia cada um tem sua empresa para cuidar. Eu decidi deixar a Pomptur para poder assumir esse desafio", justifica Marina, há 23 anos no setor.


Quadro de associados da Braztoa (divulgação)
Quadro de associados da Braztoa (divulgação)


PRINCIPAIS EIXOS DA BRAZTOA

Ambos dizem se dar muito bem e estão animados em trabalhar desta nova forma, em conjunto. E os três principais eixos a serem trabalhados são:
1. Institucional: mostrar o que é a Braztoa e levar oportunidades de negócios aos destinos e novo players para que esses se comuniquem com os operadores associados;

2. Promoção e apoio à comercialização: com tendências, insights, gerenciamento de dados e dicas, por meio de pesquisas estruturadas;

3. Desenvolvimento do setor: a Braztoa vem tendo papel de liderança, ao lado de Abav Nacional, Clia Brasil e outras entidades, para atuar junto a parlamentares e mitigar os riscos do Turismo, como no caso do IRRF sobre remessas ao Exterior, em que juntas as entidades baixaram a alíquota para 6,38%.

INOVAÇÃO E SUTENTABILIDADE

Marina também reforça os pilares de inovação e sustentabilidade, os quais a entidade tomou frente em 2005 ao instituir a diretoria socioambiental. Além disso, a Braztoa conta com o prêmio anual de boas práticas e a rede de sustentabilidade.

A presidente executiva também reforça que pouca coisa nova deve surgir em curto prazo, pois nos últimos dois anos houve muitas mudanças ocorridas na Braztoa, como a Academia de Excelência Braztoa, que reúne programas de capacitação e de parcerias público-privadas para acelerar o processo de transformação dos negócios e dos destinos turísticos.

"Cito também a grande reviravolta na gestão de dados com os boletins da Braztoa, e vale mencionar ainda que nosso Anuário ficou mais forte. E são elementos que já vínhamos praticando aqui na gestão do Roberto. Eu e Fabiano já estávamos ajudando a colocar tudo isso em prática. Certamente são coisas às quais daremos continuidade", afirma Marina.

A busca por mais associados também não deve parar. Hoje a Braztoa tem 82 associados, dos quais 54 são operadoras, e o restante se divide em fornecedores, destinos e outros stakeholders. "A Braztoa é autossustentável, vale dizer. Com as mensalidades, nos mantemos de forma saudável. Mas sempre queremos trazer mais operadoras que possam agregar com troca de conhecimento e outros parceiros que façam sentido para os associados. Minha gestão também vai focar em ter uma maior representatividade para a Braztoa, não só regional como de outras áreas do Turismo", aponta Camargo.

APRENDENDO COM O LUXO

Como a CT Operadora, de Fabiano Camargo, atua no Turismo de luxo, o Portal PANROTAS questionou quais são as inspirações que isso pode trazer à Braztoa, já que a associação tem operadoras de características bem distintas, do rodoviário aos nichos, das maioristas ao luxo.

"Um benchmarking que a Braztoa pode ter com o setor de alto padrão é a forma de fazer negócios. Vejo o luxo com roadshows e eventos mais assertivos, que não têm o mesmo formato das feiras maioristas. Em uma feira como a ILTM, por exemplo, as reuniões são pré-agendadas e a organização avalia o perfil do expositor e do comprador para que ninguém desperdice seu tempo. Dá para pegar o que é bom de um lado e de outro e usar a nossa expertise para gerar formato que faça sentido para ambos", afirma Camargo.

Na última edição da ILTM Latin America, representantes da Braztoa visitaram a feira de luxo para entender e se aproximar da feira, que é representada pela Reed, a mesma da WTM Latin America, feira que já tem parceria com a Braztoa.

MENSAGEM AOS AGENTES DE VIAGENS

"A Abav é a nossa grande parceira, nossa associação irmã, que esteve junto conosco em todas essas causas junto ao congresso e em outras de interesse em comum. Os agentes de vaigens podem ter certeza de que nossa busca é respaldar e qualificar seu serviço. São a nossa razão de ser. Afinal, a capilaridade das agências é o que mantém uma operadora. Quando falamos em desenvolver o Turismo, isso impacta diretamente em desenvolver as pequenas e médias agências. Temos plena certeza de que somos intermediários, parte de uma ampla cadeia", afirma Marina Figueiredo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados