Viagens & Cia lança ação para transformação definitiva do agente
Selo B2C, treinamentos estruturados e ferramenta de suporte à venda são novidades da operadora
"O conceito que nasce hoje deve ganhar raiz, tem de crescer, virar parte importante do dia a dia dos agentes de viagens. Peço isso não só aos agentes, mas também executivos da aviação, hoteleiros e até outras operadoras. O isolamento social esgota, cansa, chega a doer, e quando ele não precisar existir, o que as pessoas buscarão são memórias, sonhos, o viver ao invés do ter. Nada vai ter tanta procura como as experiências, os sonhos, e tudo isso é forjado pela mão de vocês."
Este é Thiago Cuencas, diretor da operadora especializada em destinos exóticos Viagens & Cia Tour Operator. Com 25 anos de Turismo, o empresário injetou uma boa e palpável dose de ânimo para os mais de 500 profissionais que assistiram à apresentação do programa Amigo Agente (vídeo a seguir).
Trata-se de uma campanha de valorização do agente de viagens para o consumidor, mas Cuencas garante que como essa nunca se viu. Pela crise global, pelo duro golpe sofrido pelo Turismo, pela mudança de comportamento do consumidor... São vários os motivos que fazem a operadora de alto padrão acreditar que chegou a hora de o agente de viagens se transformar e se impor como um profissional essencial na elaboração de uma experiência vitalícia, e não só de um roteiro. Ou melhor, em suas palavras, um super-herói dos sonhos.
"Esqueça esta ideia de que 'não seremos os mesmos', pois este é o mínimo. Agente de viagens, você tem que se preparar para dar show, espetáculo, deixar o cliente de queixo caído, porque o antigo cliente que um dia foi da sua empresa vai voltar a te sondar, e você precisa estar preparado. Você não pode ser o mesmo. Aceite a mudança e venha conosco nesta mudança", pondera Cuencas. "O segredo para virarmos o jogo é estudar muito, buscar informação e se abrir para parcerias sólidas, de fornecedores que se preocupam com vocês e não apenas com seus ganhos."
A Viagens & Cia realizou uma pesquisa com 200 consumidores do público high end, na qual a maioria (42,5%) apontou ser pouco provável que recorra a um agente em sua próxima viagem. Os motivos alegados: o agente não entrega um bom custo-benefício e para "evitar pacotes engessados".
"Vocês sabem melhor do que eu que isso não é verdadeiro", apontou Cuencas. "Vamos desmistificar essa ideia."
"É um ambiente on-line em que eu trago um especialista, seja diretor de hotel, um receptivo, um morador local, além de nós, profissionais da Viagens & Cia, que temos profundo conhecimento dos destinos em que operamos", relata. "Por meio destes treinamentos, entregamos conhecimento. São vídeos longos de um treinamento detalhado sobre paraísos que saem do eixo Estados Unidos e Caribe, afinal somos focados em exóticos. Além da parte teórica, esses treinamentos dão uma série de atividades para que o agente de viagens deixe de ser passivo, deixe de ficar esperando o telefone tocar, e se torne um profissional ativo. É a única maneira de sobrevivermos em um período em que o cliente está relutante em comprar viagens com um especialista e optando por uma OTA que vende por um valor ligeiramente mais baixo, mas sem nada agregado."
Cuencas se refere a conteúdo, estratégias e expertise em rede social. Neste ambiente, o agente de viagens seduz o cliente e coloca em prática o que aprendeu no treinamento estruturado. "Mas não é só isso. Também aprimoramos nossa ferramenta de suporte à venda. O agente se estruturou, se preparou, e quando o cliente chegou ele terá esta ferramenta em mãos, com informação, vídeos curtos e textos que ele apresenta ao cliente com a cotação. Dito assim parece algo comum, mas chegamos a um nível de detalhe tão grande neste material, que pedimos para o gerente de um hotel nas Maldivas gravar um vídeo sobre as águas, em suas villas, mostrando que aquilo pode se tornar a realidade do viajante quando a pandemia acabar."
Além de Maldivas, outros destinos e produtos como Atacama e Waldorf Astoria estão incluído na playlist da Viagens & Cia. Clique aqui e acesse a lista, que Cuencas promete aumentar ao longo do tempo.
RESULTADOS
O retorno desta jornada iniciada em abril já está aparecendo. De acordo com Cuencas, há relatos de agentes de viagens parceiros que, em junho deste ano, vendeu o equivalente a 80% de junho do ano passado. Nada mau nestes "tempos da peste".
"Os resultados estão bons, mas não só em vendas. Estamos vendo a modificação, a transformação dos agentes de viagens. Parece clichê, mas as crises podem servir para isso. Para uma transformação permanente. A distribuição de viagens no Brasil precisa melhorar, precisa se profissionalizar. Estamos trazendo aqui a oportunidade do século."
Desde que o programa foi criado, a Viagens & Cia também conquistou penetração nacional, deixando o eixo Sudeste para conquistar agências em vários Estados do País.
COMO PARTICIPAR
Interessados em utilizar o selo Amigo Agente têm mais informações em viagensecia.com.br/amigoagente. No Instagram, @AmigoAgente, além do incentivo ao uso da hasthag #AmigoAgente.
Para entrar em contato com o diretor: thiago.cuencas@viagensecia.com.br.
Para saber mais sobre os Treinamentos Estruturados e a campanha: (11) 999-061-061
Este é Thiago Cuencas, diretor da operadora especializada em destinos exóticos Viagens & Cia Tour Operator. Com 25 anos de Turismo, o empresário injetou uma boa e palpável dose de ânimo para os mais de 500 profissionais que assistiram à apresentação do programa Amigo Agente (vídeo a seguir).
Trata-se de uma campanha de valorização do agente de viagens para o consumidor, mas Cuencas garante que como essa nunca se viu. Pela crise global, pelo duro golpe sofrido pelo Turismo, pela mudança de comportamento do consumidor... São vários os motivos que fazem a operadora de alto padrão acreditar que chegou a hora de o agente de viagens se transformar e se impor como um profissional essencial na elaboração de uma experiência vitalícia, e não só de um roteiro. Ou melhor, em suas palavras, um super-herói dos sonhos.
"Esqueça esta ideia de que 'não seremos os mesmos', pois este é o mínimo. Agente de viagens, você tem que se preparar para dar show, espetáculo, deixar o cliente de queixo caído, porque o antigo cliente que um dia foi da sua empresa vai voltar a te sondar, e você precisa estar preparado. Você não pode ser o mesmo. Aceite a mudança e venha conosco nesta mudança", pondera Cuencas. "O segredo para virarmos o jogo é estudar muito, buscar informação e se abrir para parcerias sólidas, de fornecedores que se preocupam com vocês e não apenas com seus ganhos."
A Viagens & Cia realizou uma pesquisa com 200 consumidores do público high end, na qual a maioria (42,5%) apontou ser pouco provável que recorra a um agente em sua próxima viagem. Os motivos alegados: o agente não entrega um bom custo-benefício e para "evitar pacotes engessados".
"Vocês sabem melhor do que eu que isso não é verdadeiro", apontou Cuencas. "Vamos desmistificar essa ideia."
CAMPANHA AMIGO AGENTE
Lançado hoje, o selo Amigo Agente é, para a operadora, a alma de uma campanha iniciada em abril, quando a crise estava em seu auge no Turismo brasileiro. Este selo estará presente em uma campanha mais robusta com vídeos, fotos, postagens nas redes sociais e e-books. "Este material está espetacular. Gostaria de frisar que o e-book está de emocionar, garanto que fará muita gente chorar e querer sair de casa para viajar. É um material no qual investimos todos os tipos de recurso", afirma Thiago Cuencas. "Criamos um editorial para cada uma destas peças, além de um plano de ataque por meio de uma agenda de postagens. São textos muito sedutores que vocês podem usar gratuitamente."TREINAMENTOS ESTRUTURADOS
Para entender melhor o selo Amigo Agente, é preciso voltar para o dia 1º de abril, quando a Viagens & Cia decidiu tirar do ar todos os embarques para 2020 e focar em 2021. Neste momento, a operadora criou o que chama de treinamento estruturado."É um ambiente on-line em que eu trago um especialista, seja diretor de hotel, um receptivo, um morador local, além de nós, profissionais da Viagens & Cia, que temos profundo conhecimento dos destinos em que operamos", relata. "Por meio destes treinamentos, entregamos conhecimento. São vídeos longos de um treinamento detalhado sobre paraísos que saem do eixo Estados Unidos e Caribe, afinal somos focados em exóticos. Além da parte teórica, esses treinamentos dão uma série de atividades para que o agente de viagens deixe de ser passivo, deixe de ficar esperando o telefone tocar, e se torne um profissional ativo. É a única maneira de sobrevivermos em um período em que o cliente está relutante em comprar viagens com um especialista e optando por uma OTA que vende por um valor ligeiramente mais baixo, mas sem nada agregado."
Cuencas se refere a conteúdo, estratégias e expertise em rede social. Neste ambiente, o agente de viagens seduz o cliente e coloca em prática o que aprendeu no treinamento estruturado. "Mas não é só isso. Também aprimoramos nossa ferramenta de suporte à venda. O agente se estruturou, se preparou, e quando o cliente chegou ele terá esta ferramenta em mãos, com informação, vídeos curtos e textos que ele apresenta ao cliente com a cotação. Dito assim parece algo comum, mas chegamos a um nível de detalhe tão grande neste material, que pedimos para o gerente de um hotel nas Maldivas gravar um vídeo sobre as águas, em suas villas, mostrando que aquilo pode se tornar a realidade do viajante quando a pandemia acabar."
Além de Maldivas, outros destinos e produtos como Atacama e Waldorf Astoria estão incluído na playlist da Viagens & Cia. Clique aqui e acesse a lista, que Cuencas promete aumentar ao longo do tempo.
RESULTADOS
O retorno desta jornada iniciada em abril já está aparecendo. De acordo com Cuencas, há relatos de agentes de viagens parceiros que, em junho deste ano, vendeu o equivalente a 80% de junho do ano passado. Nada mau nestes "tempos da peste".
"Os resultados estão bons, mas não só em vendas. Estamos vendo a modificação, a transformação dos agentes de viagens. Parece clichê, mas as crises podem servir para isso. Para uma transformação permanente. A distribuição de viagens no Brasil precisa melhorar, precisa se profissionalizar. Estamos trazendo aqui a oportunidade do século."
Desde que o programa foi criado, a Viagens & Cia também conquistou penetração nacional, deixando o eixo Sudeste para conquistar agências em vários Estados do País.
COMO PARTICIPAR
Interessados em utilizar o selo Amigo Agente têm mais informações em viagensecia.com.br/amigoagente. No Instagram, @AmigoAgente, além do incentivo ao uso da hasthag #AmigoAgente.
Para entrar em contato com o diretor: thiago.cuencas@viagensecia.com.br.
Para saber mais sobre os Treinamentos Estruturados e a campanha: (11) 999-061-061