Veja como operadoras atravessam a crise e projetam retomada
Representantes de operadoras participaram de live da da série Check Point.

A conversa começou com a revisão das ações tomadas por cada empresa para atravessar o momento. Nesse sentido, os líderes foram unânimes em lembrar que, quando a pandemia começou a prosperar no Brasil, as primeiras ações foram na direção de: implementar uma rotina home office com as equipes, seguir dando atenção total às demandas dos agentes de viagens e rever os custos.
"Desde o início da pandemia começamos um processo de reorganização da empresa. Dividimos os departamentos, mantivemos a Agaxtur funcionando e hoje temos uma rotina de reuniões diárias com todas as equipes", lembra Leone. O executivo ainda ressalta que, mesmo em meio ao processo atual de isolamento social, alguns resultados vem sendo alcançados como o atendimento aos representantes das agências que antes eram Latam Travel e agora estão migrando. "Por semana, tenho recebido mais três, quatro franqueados. Hoje temos 75 lojas, contando com as que eram Latam Travel e e estamos fazendo um trabalho constante de atendimento", completa.
Na parte financeira, Leone conta que encara o período atual como uma hibernação. "No financeiro nada nos assusta. O que se tem hoje é uma parada do fluxo de entradas, como se fosse uma hibernação, que começou em março e já começou a retornar. Ontem (29) vendemos 10% do fluxo normal, com viagens para o final do ano", afirma

Depois desses dois passos, a Orinter passou a buscar o reforço de relacionamento com os agentes. "Aproveitamos esse momento para capacitar, mostrando que esse profissional é importante e faz a diferença. Com isso, tivemos alcançamos 750 novos agentes e tivemos dois mil novos cadastros na nossa página online. Foram 6,3 mil visualizações nas nossas lives", enumera Ana Maria. Na parte das divisas, a executiva lembra que a empresa sempre teve "os pés no chão" e a solidez financeira ajudou nesse momento.

"Estamos agora utilizando este momento para nos reinventar e pensar em jeitos novos de fazer Turismo. Também temos apostado muito nas redes sociais e em capacitações. Crescemos cerca de dois mil seguidores desde o início do ano", diz. Sobre as finanças, o executivo comenta que fez esforços para renegociar todos os custos possíveis.

"Uma preocupação que temos agora é com parceiros, sejam agentes, lojistas e hotéis, entre outros. Estamos trabalhando em conversas com associações e com o poder público, tentando organizar meio de dar crédito para esses empresários", afirma. "Precisamos que esses parceiros sobrevivam para a retomada", completa.
As lives Check Point são uma parceria da PANROTAS com a Imaginadora, e com apoio da R1.
Perdeu a live? Veja abaixo na íntegra: