O que agentes precisam entender sobre carros elétricos
Mobility e Sakura reuniram agentes nesta quinta-feira (13) em São Paulo para capacitação sobre o assunto
A Mobility e a Sakura Consolidadora promoveram hoje (13) em São Paulo um evento sobre carros elétricos para agentes de viagens. Em parceria com BYD, Europcar, Eurobike e GreenV, o intuito do encontro foi capacitar agentes sobre o setor de automóveis elétricos e eletrificados no Brasil e no mundo - e como o Turismo tem tudo a ver com isso.
“Gostem ou não, os carros elétricos vieram para ficar. Os agentes precisam estar atentos a essa transformação, porque são o elo com o cliente”, disse Oskar Kedor, fundador da Mobility. Ele ressaltou como essa já é uma realidade em países mundo afora. Na Escandinávia, por exemplo, 50% da frota para aluguel já é elétrica. Por isso é tão importante entender esse segmento.
A parceria entre Mobility e Sakura já é de antes da pandemia, completando agora em torno de cinco anos. No caso da consolidadora, a importância de conhecer carros elétricos é grande, já que 90% da parcela do rent-a-car na Sakura é para a Europa, onde o segmento de carros elétricos já está muito à frente do Brasil. "Por lá a realidade de abastecimento é outra, está anos adiante, e quem está vendendo esse produto precisa entender isso", disse Cássio Oliveira, diretor da Sakura.
Por aqui, dados da Abla (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis) apontam que o número de carros elétricos na frota para aluguel está crescendo e quase dobrou de 2022 para 2023, passando de 4.639 (2022) para 8.426 (2023).
Aqui vai um resumo sobre o que os agentes de viagens precisam saber sobre carros elétricos - e aluguel dos mesmos.
Quais os tipos de carros elétricos
- Híbridos (a combustão e eletrificado)
- Plug-in híbridos (quando precisa de mais autonomia, fica a combustão)
- Full electric (100% eletrificados)
Para Oskar Kedor, os híbridos são a grande aposta para o mercado brasileiro, pois é o equilíbrio entre economia e autonomia.
Benefícios da eletrificação
- Economia da energia
- Eficiência dos veiculos elétricos
- Redução da poluição e impacto ambiental
E qual a relevância disso para os agentes? Segundo Kedor, conhecer essas vantagens permite orientar melhor o cliente.
Há desafios, mas também tem crescimento
Aqui entramos na infraestrutura. É importante que o agente de viagens esteja atento quanto a pontos de recarga para carros elétricos. É interessante, por exemplo, que o hotel que o cliente ficar tenha ponto para abastecimento. Mas sabemos que por aqui essa realidade ainda é distante.
A GreenV, startup do segmento, já instalou mais de cinco mil pontos de recarga pelo Brasil (entre residenciais, corporativos e pelas ruas). A título de comparação, a Europa tem mais de 120 mil. Para Kedor, essa ainda é uma questão para o avanço dos carros elétricos no Brasil: por ser um país continental, as coisas andam mais lentamente.
Mesmo assim o avanço está acontecendo. A montadora de carros elétricos e eletrificados BYD teve um crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos. Em 2022 vendeu por aqui pouco mais de 200 carros. Em 2023, esse número saltou para 20 mil. O acumulado dos três primeiros meses de 2024 já superou o ano passado: 27 mil carros elétricos e eletrificados vendidos no Brasil.
Na locadora Europcar, por exemplo, a meta é chegar a 25% da frota até 2025 com carros elétricos e eletrificados. Na Eurobike, a ideia já é a personalização com o cliente, mostrando que há diversidade no segmento.
O que agentes não podem fazer quando o assunto é carros elétricos
Negligenciar a capacitação. Segundo Kedor, “todo mundo da sua agência precisa saber o que fazer”, disse aos agentes presentes. Também é importante não subestimar o impacto da transição para veículos elétricos, que já está acontecendo. "É só observar as ruas", disse.