Laura Enchioglo   |   13/06/2024 22:06
Atualizada em 13/06/2024 23:14

O que agentes precisam entender sobre carros elétricos

Mobility e Sakura reuniram agentes nesta quinta-feira (13) em São Paulo para capacitação sobre o assunto


PANROTAS / Laura Enchioglo
(Em pé) Wagner Chaves, da Sakura, Michelle Tonon, da Mobility, Cássio Oliveira, da Sakura, Simone Kruger, da Europcar, Renato Bernardes, da Eurobike, Favio Campos, da BYD, do Rodrigo Pereira, da Europcar. (Agachados) Junior Miranda, da GreenV, e Oskar Kedor, da Mobility
(Em pé) Wagner Chaves, da Sakura, Michelle Tonon, da Mobility, Cássio Oliveira, da Sakura, Simone Kruger, da Europcar, Renato Bernardes, da Eurobike, Favio Campos, da BYD, do Rodrigo Pereira, da Europcar. (Agachados) Junior Miranda, da GreenV, e Oskar Kedor, da Mobility

A Mobility e a Sakura Consolidadora promoveram hoje (13) em São Paulo um evento sobre carros elétricos para agentes de viagens. Em parceria com BYD, Europcar, Eurobike e GreenV, o intuito do encontro foi capacitar agentes sobre o setor de automóveis elétricos e eletrificados no Brasil e no mundo - e como o Turismo tem tudo a ver com isso.

“Gostem ou não, os carros elétricos vieram para ficar. Os agentes precisam estar atentos a essa transformação, porque são o elo com o cliente”, disse Oskar Kedor, fundador da Mobility. Ele ressaltou como essa já é uma realidade em países mundo afora. Na Escandinávia, por exemplo, 50% da frota para aluguel já é elétrica. Por isso é tão importante entender esse segmento.

A parceria entre Mobility e Sakura já é de antes da pandemia, completando agora em torno de cinco anos. No caso da consolidadora, a importância de conhecer carros elétricos é grande, já que 90% da parcela do rent-a-car na Sakura é para a Europa, onde o segmento de carros elétricos já está muito à frente do Brasil. "Por lá a realidade de abastecimento é outra, está anos adiante, e quem está vendendo esse produto precisa entender isso", disse Cássio Oliveira, diretor da Sakura.

Por aqui, dados da Abla (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis) apontam que o número de carros elétricos na frota para aluguel está crescendo e quase dobrou de 2022 para 2023, passando de 4.639 (2022) para 8.426 (2023).

Aqui vai um resumo sobre o que os agentes de viagens precisam saber sobre carros elétricos - e aluguel dos mesmos.

Quais os tipos de carros elétricos

  • Híbridos (a combustão e eletrificado)
  • Plug-in híbridos (quando precisa de mais autonomia, fica a combustão)
  • Full electric (100% eletrificados)

Para Oskar Kedor, os híbridos são a grande aposta para o mercado brasileiro, pois é o equilíbrio entre economia e autonomia.

Benefícios da eletrificação

  • Economia da energia
  • Eficiência dos veiculos elétricos
  • Redução da poluição e impacto ambiental

E qual a relevância disso para os agentes? Segundo Kedor, conhecer essas vantagens permite orientar melhor o cliente.

Há desafios, mas também tem crescimento

Aqui entramos na infraestrutura. É importante que o agente de viagens esteja atento quanto a pontos de recarga para carros elétricos. É interessante, por exemplo, que o hotel que o cliente ficar tenha ponto para abastecimento. Mas sabemos que por aqui essa realidade ainda é distante.

A GreenV, startup do segmento, já instalou mais de cinco mil pontos de recarga pelo Brasil (entre residenciais, corporativos e pelas ruas). A título de comparação, a Europa tem mais de 120 mil. Para Kedor, essa ainda é uma questão para o avanço dos carros elétricos no Brasil: por ser um país continental, as coisas andam mais lentamente.

Mesmo assim o avanço está acontecendo. A montadora de carros elétricos e eletrificados BYD teve um crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos. Em 2022 vendeu por aqui pouco mais de 200 carros. Em 2023, esse número saltou para 20 mil. O acumulado dos três primeiros meses de 2024 já superou o ano passado: 27 mil carros elétricos e eletrificados vendidos no Brasil.

Na locadora Europcar, por exemplo, a meta é chegar a 25% da frota até 2025 com carros elétricos e eletrificados. Na Eurobike, a ideia já é a personalização com o cliente, mostrando que há diversidade no segmento.

O que agentes não podem fazer quando o assunto é carros elétricos

Negligenciar a capacitação. Segundo Kedor, “todo mundo da sua agência precisa saber o que fazer”, disse aos agentes presentes. Também é importante não subestimar o impacto da transição para veículos elétricos, que já está acontecendo. "É só observar as ruas", disse.

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