Nathalia Ribeiro   |   10/05/2022 16:29

Movida é uma das signatárias do Movimento Ambição Net Zero

A principal proposta da ação é reduzir duas gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas

Divulgação
Renato Franklin, CEO da Movida, ao lado de carros elétricos da frota da empresa
Renato Franklin, CEO da Movida, ao lado de carros elétricos da frota da empresa
A Movida anunciou que, a partir desta semana, é uma das signatárias do Movimento Ambição Net Zero, um dos principais projetos de 2022 da Plataforma de Ação pelo Clima, iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil. A principal proposta do Movimento, que faz parte da estratégia Ambição 2030 junto a outros sete movimentos lançados pelo Pacto Global, é reduzir duas gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas e estão previstas diversas ações de engajamento, sensibilização, monitoramento e visibilidade para práticas na área de sustentabilidade junto às empresas envolvidas e suas lideranças.

Além do compromisso em diminuir as emissões de CO2, as empresas terão que publicar anualmente seus inventários de emissões de gases de efeito estufa e formalizar o compromisso com a iniciativa Science Based Targets (SBTi) até um ano após a adesão ao movimento ou comprometer-se em reduzir suas emissões de forma alinhada aos critérios da SBTi.

“Os novos tempos exigem mudanças que estão profundamente ligadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS13), como a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e seus impactos. Nesse sentido, a Movida já vem há mais de 15 anos implementando iniciativas que vão ao encontro da mitigação de danos ao meio ambiente e da preservação da natureza”, ressalta o CEO da Movida, Renato Franklin.

Paralelamente à adesão ao movimento, Franklin vai se juntar, ainda neste mês, a um grupo de executivos que integram o Liderança com ImPacto. O programa é formado por CEOs que estão à frente de companhias que adotam compromissos de sustentabilidade para a evolução do negócio e vêm criando formas de inserir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas estratégias de suas principais áreas, por meio de ações efetivas. Os CEOs do Liderança com ImPacto mobilizam o tema também no relacionamento com sua cadeia de valor, com governos e com influenciadores em geral.

“As lideranças empresariais precisam se mobilizar para que as metas relacionadas aos compromissos assumidos na área de sustentabilidade se tornem realidade. Na Movida, estamos desenvolvendo alternativas focadas na mitigação, neutralização e adaptação de novas possibilidades que estimulem a utilização de fontes energéticas menos poluentes, além de um novo conceito de mobilidade que valoriza o uso em vez da posse do ativo”, reforça o CEO.

Vale ressaltar que, em 2009, a empresa criou um dos primeiros programas Carbon Free do País, que neutraliza as emissões de carbono dos veículos locados. Além de ser uma das pioneiras a disponibilizar veículos de passeio 100% eletrificados para locação. Segundo a empresa, a meta é eletrificar sua frota em 20% até 2030 e reduzir em 30% sua emissão de Gases de Efeito Estufa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados